Cerca de 700 mil pessoas passaram pela Litorânea com o Bloco da Anitta e Cláudia Leitte

15-02-2025 Domingo

As atrações deste sábado (14) levaram uma multidão colorida à Avenida Litorânea, em São Luís, para o segundo dia oficial de folia do Circuito Vem Pro Mar. Segundo estimativa da Polícia Militar, 700 mil pessoas passaram pela orla ao longo do dia para ver artistas locais e de renome nacional, como Claudia Leitte, Anitta e Zé Cantor. A cada ano, a festa se projeta como uma das maiores do Nordeste em números de brincantes, relevância e segurança.

A sequência de shows iniciou pela manhã, com o Samba da Tamarineira, seguido por Jeydson Araujo e Paulinho Melodia. À tarde, o Bloco 100 Sigilo manteve o circuito em movimento, abrindo caminho para um dos momentos mais aguardados do dia: o show de Claudia Leitte, que transformou a Litorânea em um imenso corredor da alegria.

Com roupas e chapéu bordados de miçangas, Cláudia Leitte homenageou o Bumba Meu Boi e elogiou o evento. No palco, a artista declarou: “o Maranhão é a riqueza cultural desse país e vocês têm que fazer cada vez mais festas com essa qualidade. Vocês notaram que eu ‘tô’ com jeito maranhense? Eu ‘tô me achando’. A energia de vocês é única”, afirmou a cantora.
Na sequência, Nubia com o reggae, e Zé Cantor com o forró deram continuidade à programação, reforçando a diversidade musical do circuito e a presença de artistas que dialogam com diferentes públicos. 

“Para mim, sem dúvida, está sendo um dos maiores e melhores do Brasil. É um privilégio e uma felicidade estar aqui junto com esse povo maravilhoso e mostrar um pouco do nosso forró, da nossa música e levantar essa plateia”, disse Zé Cantor.

No início da noite, Os Tropix agitaram o público com um repertório variado. Eles prepararam os ânimos para outro destaque nacional: o irreverente Bloco da Anitta.

Na reta final do sábado, a energia seguiu nas alturas com Confraria do Copo e Erick Andrade, encerrando a programação. 

Com presença massiva de público no cartão postal de São Luís, o circuito Vem Pro Mar se tornou grandioso. Em 2026, a expectativa é receber mais de 4,5 milhões de pessoas ao longo dos cinco dias na orla da capital maranhense. O evento traz no escopo da festa popular a estratégia de valorização cultural, promoção turística nacional e fortalecimento da economia criativa. 

A beneficiária do Programa Minha Renda, Gracenilde Campos, aproveita para complementar o orçamento familiar com a venda de lanches. “É uma programação super especial. Estamos aqui com muita diversão e felicidade na Avenida Litorânea. Quero agradecer ao nosso governador, Carlos Brandão, por essa belíssima oportunidade de trazer os beneficiários para trabalhar nesse programa, que gera emprego e renda para as famílias maranhenses”, relatou Gracenilde.

“O Carnaval da Litorânea está sendo um sucesso total. Os vendedores, em geral, incluindo os ambulantes, estão faturando bem e com alegria estampada no rosto. Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, que tem garantido oportunidades a pais e mães de famílias”, afirmou Márcio Pinheiro, presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes.

A programação que reúne grandes atrações locais, regionais e nacionais é promovida pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). E, neste domingo (15), tem mais. A festa recomeça às 11h e será puxada pelo Bloco Mixiricu, Bloco do Cruz, Grupo Griô, Jegue Folia, Bloco 24/48, Bloco do Reggae GDAM, Calcinha Preta, Bicho Terra, Zé Vaqueiro, Márcio Kizoera e Felipe Amorim.

Diversão com segurança

O forte esquema de segurança do Governo do Maranhão atua de forma integrada durante as apresentações.

A Operação Carnaval Seguro 2026 mobiliza, só em São Luís, cerca de 4 mil policiais e bombeiros com policiamento a pé, viaturas, motocicletas, patrulhamento na faixa de areia, videomonitoramento contínuo, além de pontos de revista dos foliões e apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). No estado todo, o efetivo da segurança chega a 8 mil agentes.

Deixe um comentário