Governo do Maranhão realiza vistoria no circuito carnavalesco Vem Pro Mar, em São Luís

12-02-2026 Quinta-feira

Tudo pronto para o Carnaval do Maranhão 2026. Nesta quinta-feira (12), as Forças de Segurança do Maranhão realizaram vistoria técnica no circuito oficial da Avenida Litorânea (Vem Pro Mar) para garantir que toda a estrutura esteja preparada para receber os foliões durante os cinco dias de festa. A programação oficial, promovida pelo Governo do Estado, ocorre de 13 a 17 deste mês.

Participaram da vistoria os secretários de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, e do Turismo, Socorro Araújo; o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Abimael Berredo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto Araújo; o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Manoel Almeida Neto; e o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Ribeiro.

Abimael Berredo informou que a expectativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) é que entre 2,5 milhões e 3 milhões de pessoas passem pelo circuito Vem Pro Mar, somados os cinco dias de programação oficial. “Durante o pré-Carnaval, tivemos um público médio de 400 mil pessoas. Em um único dia, 650 mil foliões vieram para o circuito. Portanto, para o Carnaval, as expectativas são ainda melhores. Esperamos uma média de 500 mil pessoas por dia”, analisou.

Ele também destacou a programação, que será aberta nesta sexta-feira (13), às 17h. “Nosso circuito abre sua programação com a banda Chicabana, às 17h de sexta-feira, e segue até terça-feira. É uma programação pensada para atrair o maior número possível de foliões. Serão 15 atrações nacionais ao longo dos cinco dias, levando alegria e entretenimento para o público. Teremos 10 trios elétricos desfilando pela Avenida Litorânea neste Carnaval 2026”, pontuou.

Já Socorro Araújo ressaltou que a estrutura montada pelo Governo do Maranhão vai garantir que todos os turistas que visitarem São Luís neste Carnaval voltem para casa com uma boa impressão da cidade. “Quando viajamos, queremos ser bem recebidos desde o desembarque no aeroporto até a volta. Aqui no Maranhão, organizamos uma estrutura que vai garantir conforto e segurança aos turistas, além de uma programação carnavalesca com grandes nomes da música nacional e artistas tradicionais do Maranhão”, assinalou.

Segurança pública reforçada

Maurício Martins destacou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) está com um planejamento estratégico para manter a segurança e a tranquilidade no circuito Vem Pro Mar, além dos demais circuitos oficiais da Grande Ilha e dos municípios do interior.

“As pessoas que forem aos circuitos para se divertir ou trabalhar podem ficar tranquilas, pois terão toda a estrutura de segurança do Governo do Maranhão à disposição. Tudo isso sem comprometer o policiamento do dia a dia, tanto nos bairros da Grande Ilha quanto nos municípios do interior. O trabalho será integrado por todas as forças: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo (CTA) garantirão o Carnaval mais seguro do Brasil”, afirmou.

Durante a vistoria, foi apresentado o funcionamento da central de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que utilizará câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, além de drones — inclusive com recursos sonoros — e demais equipamentos empregados na Operação Carnaval Seguro 2026.

O delegado-geral Manoel Almeida Neto ressaltou o programa Meu Celular de Volta, que tem garantido a devolução de aparelhos celulares roubados ou furtados. “A Polícia Civil terá uma base na Avenida Litorânea para que o folião, se necessário, possa registrar ocorrência. No caso de celular furtado, é fundamental que o folião tenha anotado o número do IMEI para que a polícia possa localizar o aparelho. Se, no momento, a pessoa não souber o IMEI, ainda assim deve registrar a ocorrência e informá-lo posteriormente”, explicou.

Manoel Almeida Neto também informou que haverá reforço em todos os plantões e policiais à paisana entre os foliões para atender qualquer intercorrência.

O coronel Célio Roberto Araújo garantiu que toda a estrutura dos camarotes e demais instalações ao longo do circuito está regular. “Analisamos o cumprimento de todas as normas técnicas. Durante a programação, nossas equipes estarão no circuito prontas para atender qualquer ocorrência, inclusive incidentes no mar”, disse.

Efetivo

A operação mobiliza mais de 8 mil agentes das forças de segurança em todo o estado, com reforço tecnológico que inclui videomonitoramento para identificação de foragidos e pessoas com mandados de prisão, além de patrulhamento aéreo com drones e aeronaves do CTA, em apoio às equipes em terra. O planejamento contempla ações na capital e no interior, assegurando proteção nos circuitos oficiais sem prejuízo ao policiamento ordinário nos bairros.

Em São Luís, o reforço operacional contará com cerca de 4 mil policiais e bombeiros, integrando todas as forças de segurança. O policiamento será feito a pé, com viaturas, motocicletas e com a Cavalaria, que atuará na faixa de areia da praia, contando ainda com patrulhamento por quadriciclos, ampliando a cobertura de segurança na orla, no entorno dos circuitos e em diversos pontos estratégicos de observação, com policiais posicionados em locais elevados para melhor vigilância.

Também será realizada revista na Avenida Litorânea para coibir a entrada de pessoas portando armas. Haverá patrulhamento móvel nas vias de acesso, nas áreas próximas aos banheiros públicos e em todo o entorno. Equipes policiais acompanharão o percurso dos trios elétricos, garantindo a segurança dos foliões ao longo dos trajetos.

Uma base do CIOPS foi instalada na Avenida Litorânea, dando apoio às ações de segurança em todos os circuitos oficiais de São Luís, que contam com câmeras de reconhecimento facial. Somente na Avenida Litorânea, estão em operação 30 câmeras, garantindo monitoramento contínuo durante toda a festividade.

Interior do estado

Além de São Luís, que concentra o maior circuito carnavalesco do estado, as forças de segurança atuarão com reforço operacional, em parceria com as prefeituras municipais, nas festividades realizadas em Imperatriz, Timon, Caxias, Bacabal, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, entre outros municípios com tradição em grandes carnavais.

Além dos circuitos oficiais do Carnaval, haverá reforço do policiamento ostensivo nas festividades do Lava-Pratos de São José de Ribamar e Imperatriz, na Praia de Araoca, em Guimarães, e no tradicional Micarroças, no município de Rosário.

Deixe um comentário