Governador Carlos Brandão participa de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste

06-02-2026 Sexta-feira

Nesta quinta-feira (5), o governador Carlos Brandão participou da 1° Assembleia Geral Ordinária dos Governadores e Governadoras do Nordeste em 2026. O encontro, realizado em Maceió (AL), também marcou o ato de posse do governador de Alagoas, Paulo Dantas, como novo presidente do Consórcio Nordeste. Solenidade contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, de representantes do Ministério da Cultura e de autoridades federais e estaduais.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi eleito por unanimidade em dezembro do ano passado e comandará a entidade ao longo 2026, sucedendo Rafael Fonteles, governador do Piauí, em um momento marcado por recorde de R$ 113 bilhões em atração industrial e pelo lançamento do Centro de Inteligência Artificial o Nordeste (CIAN), em parceria com a Dataprev e a Huawei.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão enfatizou o protagonismo da Região Nordeste.

“Por se tratar de um estado de transição, o Maranhão participa do Consórcio Nordeste, do Consórcio Amazônia Legal, o qual eu hoje estou presidindo, e do Consórcio de Governadores do Brasil Central. Por conta disso, a gente tem adquirido muitas experiências do Norte, do Nordeste e da região central. E eu quero destacar aqui que o Consórcio de Governadores do Nordeste é um dos consórcios mais ativos de todos os consórcios do Brasil. São muitas as conquistas com a chegada do presidente Lula, de forma que eu quero parabenizar o Paulo Dantas e dizer que nós estamos todos juntos”, declarou Carlos Brandão.

Já a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, destacou a importância da troca de experiências entre os estados, exemplificando que foi buscar no Maranhão o modelo de ressocialização aplicado e reconhecido nacionalmente, após ter o de Pernambuco condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Empossado, Paulo Dantas elogiou o antecessor e afirmou seu compromisso em dar continuidade às pautas estratégicas, elencando as prioridades no fortalecimento da região.

“A partir deste momento, eu falo como presidente do Consórcio Nordeste. Assumo essa função com responsabilidade e profundo respeito pela trajetória coletiva que nos trouxe até aqui. E faço isso com orgulho, à frente de um consórcio que representa uma potência chamada Nordeste”, disse Paulo Dantas.

Para o novo presidente, a agenda é objetiva, com geração de empregos, ampliação do crédito, crescimento econômico e a construção de um futuro sustentável para os nove estados. 

“O nosso foco é transformar cooperação política em resultados concretos na vida das pessoas. O Brasil do futuro fala com sotaque nordestino. Viva o nordeste potente!” comemorou Dantas.

1° Assembleia Geral

Na agenda da 1° Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, esteve a definição dos novos passos do bloco na estratégia de implementação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, que visa converter o potencial natural da região em prosperidade real para a população nordestina, com desenvolvimento sustentável e enfrentamento às históricas desigualdades regionais e sociais. 

Atualmente, o Nordeste é protagonista global na nova economia de baixo carbono por ser a região com maior potencial em energias renováveis do mundo: solar, eólica e hidrogênio verde.

Na pauta da Assembleia, foram debatidos temas como infraestrutura e logística. Sobre este tópico, o ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou projetos prioritários para a malha viária e logística do Nordeste.

Foi debatida ainda a descarbonização da frota da região e apresentado estudo técnico conduzido pelo professor e pesquisador José Sérgio Gabrielli, focado na transição para combustíveis limpos no transporte pesado regional.

Também ocorreu a formalização de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Itaú para capacitação e fomento.

Na área de transformação ecológica e agenda internacional, foi definido o plano de trabalho para 2026, com foco na implementação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica e na ampliação da presença internacional da região.

Nordeste Criativo

Ainda nesta quinta-feira (5), ocorreu o lançamento do programa Nordeste Criativo em parceria com o Ministério da Cultura. A iniciativa, nascida na Câmara Temática de Cultura, visa articular os estados em uma frente comum para o desenvolvimento territorial por meio da cultura e inovação tecnológica baseada em saberes tradicionais. 

A Assembleia Geral foi precedida de diversas reuniões com os secretários estaduais que compõem as Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste. Na tarde da quarta-feira (4), os membros das CTs de Turismo, Ciência e Fomento ao Conhecimento, Cultura, Agricultura Familiar e Assistência Social se reuniram com o novo presidente para apresentar o plano de trabalho deste ano.

Deixe um comentário