1º-02-2026 Domingo
Evento em Salvador reúne presidente da República, militantes, ministros e parlamentares. Público (dias 5, 6 e 7) e imprensa (7) devem se credenciar
O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) vai celebrar o seu aniversário de 46 anos em Salvador, na Bahia, em ato político com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A agenda, que se estende de quinta-feira (5) a sábado (7), reunirá militantes e as principais lideranças do partido, como ministros de Estado, parlamentares e dirigentes de todo o país, para discutir a conjuntura política, estratégias eleitorais e o futuro do projeto de governo.
O ponto alto das celebrações será o ato político no sábado (7), com a presença confirmada do presidente Lula, no Trapiche Barnabé. Antes disso, no entanto, o partido promoverá dois dias de imersão e debates temáticos no Hotel Fiesta, localizado no bairro Itaigara.
Debates e Formação: inscrições obrigatórias
A programação dos dias 5 e 6 de fevereiro foi desenhada para aprofundar temas cruciais para a base partidária e para a sociedade. Devido à capacidade física das salas no Hotel Fiesta, a organização do evento alerta que a participação nas mesas de debate está sujeita à lotação do espaço. Portanto, militantes e interessados em acompanhar as discussões devem realizar inscrição prévia para garantir o acesso.
Destaques da programação
A abertura das atividades, na quinta-feira (5), trará foco para a representatividade, com uma mesa sobre debate com indígenas no território pela manhã. À tarde, o debate sobre “Comunicação, Democracia e Soberania” reunirá nomes de peso, como o ministro-chefe da Secom da Presidência da República, Sidônio Palmeira, o secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, e o estrategista Otávio Antunes.
Ainda na quinta, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do painel sobre economia criativa e mobilização social. O dia se encerra com uma discussão de alto nível sobre “Estratégia e Projeto de País”, com a presença do presidente nacional do PT, Edinho Silva, do senador Jaques Wagner e da deputada Benedita da Silva.
A sexta-feira (6) será marcada pela diversidade de pautas, incluindo justiça climática, juventude, cultura e a luta LGBT. Às 18h, haverá um ato político especial com homenagens a figuras históricas do partido, como Paulo Frateschi e Everaldo Anunciação. Neste mesmo dia, haverá a apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) que coordenarão o 8º Congresso do PT – de 23 a 26 de abril, em Brasília.
Encerramento com Lula e Credenciamento de Imprensa
O encerramento das atividades ocorrerá no sábado (7), no Trapiche Barnabé, a partir das 9h. A agenda prevê o lançamento do projeto “Nova Primavera 2026”, seguido pelo ato político de aniversário dos 46 anos com o presidente Lula.
Para a cobertura deste ato específico no dia 7, é obrigatório o credenciamento de imprensa.
PT
