26-01-2026 Segunda-feira
O aumento de 37%, em 2025, é considerado “extraordinário”, uma vez que as chegadas internacionais no mundo cresceram apenas 4%
O turismo no Brasil cresceu 37% de janeiro a dezembro de 2025 comparado ao mesmo período de 2024. O salto é considerado “extraordinário”, uma vez que as chegadas internacionais no mundo cresceram 4%.
Segundo a Embratur, o desempenho brasileiro é quase dez vezes superior à média global, pondo o País no topo da lista de destinos com crescimento expressivo entre os dados já consolidados.
Os dados do cenário turístico global são do primeiro Barômetro do Turismo Mundial da ONU Turismo, divulgado nesta semana.
Com o desempenho, o país superou destinos que também tiveram forte expansão, como Egito (20%), Marrocos (+14%) e as Ilhas Seychelles (+13%).
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destaca a consolidação do Brasil como um destino protagonista nas viagens de turistas estrangeiros.
Leia também: Turismo brasileiro bate recorde e fatura R$ 185,2 bilhões em 2025
“O Brasil tem atrativos como nenhum outro destino no mundo e isso atrai o desejo do turista de fora, de conhecer as nossas belezas, a nossa cultura, nossa gastronomia e o nosso povo. O Brasil está pronto para receber ainda mais visitantes neste ano”, celebra o ministro.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números da ONU Turismo confirmam que a estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior é um sucesso sem precedentes.
“Hoje o turismo é um dos maiores motores de desenvolvimento e geração de empregos e o mundo olha para o Brasil com desejo e confiança. Crescer quase dez vezes mais que a média mundial é fruto de um trabalho técnico focado em conectividade aérea, sustentabilidade e na diversidade dos nossos destinos. Reposicionamos o país no mundo, valorizando nossa diversidade, sustentabilidade e experiências únicas”, diz Freixo.
Perspectivas
Com base no relatório, a Embratur avalia que a Europa continua sendo a região mais visitada do mundo, com 793 milhões de turistas, mas são os mercados emergentes e destinos específicos como o Brasil que estão ditando o novo ritmo de expansão. As receitas de exportação do turismo global atingiram o recorde de US$ 2,2 trilhões em 2025.
“Para 2026, a ONU Turismo prevê uma normalização das taxas globais, com crescimento estimado entre 3% e 4%. Nesse cenário de estabilização mundial, com o desempenho de 2025 o Brasil larga na frente elevando as expectativas para um ciclo de expansão cada vez mais robusto nos próximos anos”, diz a agência brasileira.
