Quer comparar? 2,11 milhões de casas do MCMV no Governo Lula 3

26-01-2026 Segunda-feira

Presidente Lula diz que todo brasileiro precisa ‘ter seu ninho para cuidar da família’ e afirma ainda ter o compromisso de zerar o déficit habitacional no país

Entre 2023 e 2025, foram contratadas 2,11 milhões de unidades habitacionais em todo o país, viabilizadas por um investimento de R$ 317,78 bilhões do Governo Federal, pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira, 23, da conferência em Maceió, Alagoas, para celebrar a superação da meta de 2 milhões de unidades habitacionais em todo o Brasil, que ele havia previsto no início do mandato. Na ocasião, 1.377 famílias foram beneficiadas com a entrega de unidades em três conjuntos habitacionais.

Ao comemorar o marco histórico, o presidente reforçou o compromisso de avanço ainda mais. “Eu tenho o compromisso de um dia zerar o déficit habitacional, porque todo e qualquer brasileiro vai ter o seu ninho para cuidar da família. A Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional já feito neste país. Sabemos que temos que construir muito mais. Esse país está dando certo porque estamos fazendo com que o dinheiro chegue à mão das pessoas que precisam”, destacou.

De acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), do IBGE, o déficit habitacional no Brasil em 2022 foi estimado em aproximadamente 6,2 milhões de domicílios, o que representa cerca de 8,3% do total de habitações ocupadas no país.

Lula lembrou a primeira casa que adquiriu ao longo da vida. “Vocês estão aceitando uma casa de 49 metros quadrados. Tem gente que acha que é uma casa pequena. Eu, em 1976, comprei minha primeira casa própria, que tinha 33 metros quadrados. Morávamos eu, minha mulher, três filhos, minha sogra e dois cachorros”, recordou.

“Era bem menor do que a que a gente está entregando hoje, que eu ainda acho pequena. Nós temos que melhorar. E por que nós temos que melhorar? Porque eu já vivi situações muito ruins. Eu já morei em lugar onde a enchente chega a um metrô e meio dentro de casa. Já vivi em lugar em que, quando chovia, a gente não conseguiu sair de casa de tanta lama que fazia”, confessou o presidente.

Segundo os resultados do Censo Demográfico 2022, do IBGE, a média de moradores por domicílio no Brasil é de aproximadamente 2,79 pessoas. Nesse contexto, quase seis milhões de brasileiros e brasileiros foram beneficiados nos últimos três anos com o programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente Lula ressaltou ainda que as políticas públicas do governo têm como foco central as pessoas. “A palavra governar não deveria existir. A palavra correta seria cuidador. Eu fui eleito presidente não para governar, mas para cuidar do povo que mais precisa neste país. Por isso, eu tenho orgulho do momento que a gente está vivendo”, concluiu.

Germana Accioly, para a Redação do PT.

Deixe um comentário