Marcha : autoridades do Executivo e Legislativo federal são esperadas em encontro com gestores

6-01-2026 Terça-feira 

Marco do maior encontro de autoridades da América Latina, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), entra em sua contagem regressiva. O evento deste ano será realizado entre os dias 18 e 21 de maio e está com inscrições abertas para prefeitos e prefeitas. São esperadas mais de 14 mil pessoas, ultrapassando o número de participantes da edição anterior.

O espaço é marcado, principalmente, pela apresentação das demandas e das prioridades do movimento municipalista aos gestores dos poderes Executivo e Legislativo federal. Há previsão pela participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros de Estado do governo federal, os presidentes do Senado federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além dos demais deputados e senadores e membros do Judiciário.

O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, reforça a importância deste momento de discussão. “É necessária a cooperação entre todos os Entes federados para que as prefeituras possam fazer frente às demandas onde realmente as coisas acontecem, que são nos Municípios. Será a oportunidade de recebermos e apresentarmos as nossas demandas a várias autoridades, dentre elas, o presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, bem como ministros do Executivo, deputados e senadores”, disse. 

Inscrições


As inscrições estão a todo vapor para a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Milhares de gestores municipais já garantiram participação no evento municipalista. O primeiro dia, 18 de maio, é dedicado exclusivamente à parte técnica: com atendimento técnico exclusivo, espaço do patrocinador e arenas técnicas.

Para participar da edição da Marcha é necessário fazer a inscrição no site oficial do evento. Prefeitos de Municípios filiados à entidade têm inscrição gratuita. Para os demais gestores, as inscrições têm preço promocional até o próximo dia 14 de março. A entidade reforça, ainda, a importância de o gestor garantir a passagem aérea e a hospedagem assim que fizer a inscrição. Isso porque, neste período, a capital federal fica cheia, dificultando a busca por hotéis na data.

 
Da Agência CNM de Notícias

Deixe um comentário