28-12-2025 Domingo
Segundo o Datafolha, índice é 9 pontos superior à medição feita no ano passado. Mulheres, nordestinos e pessoas com renda e escolaridade menor são os mais otimistas
Embalada pelo conjunto de bons resultados da economia sob o governo Lula em 2025, a maioria dos brasileiros está otimista com o próximo ano. Segundo pesquisa Datafolha publicada neste domingo (28), 69% acreditam que sua situação pessoal será melhor em 2026.
O patamar é nove pontos percentuais superior aos 60% aferidos em 2024 em relação a 2025. Na pesquisa atual, outros 16% disseram que sua situação deverá permanecer igual, enquanto 11% dizem que será pior.
Entre as mulheres, o otimismo salta para 74%, contra 65% entre os homens. O mesmo patamar das brasileiras é atingido pelos brasileiros que têm somente o ensino fundamental completo; entre os que têm ensino médio, fica em 69% e entre os de superior completo fica em 62%.
As boas perspectivas com o próximo ano também é maior no conjunto da população com menor renda, atingindo 72% dos que recebem até dois salários mínimos; na ponta oposta, o grupo dos que ganham mais de dez salários mínimos tem 61% de otimistas.
No recorte regional, os nordestinos são os que têm uma visão mais positiva, 75%, contra 65% dos sulistas, que registraram percentual mais baixo.
Embora bastante superior entre os que votaram em Lula no segundo turno de 2022, o patamar de otimismo é alto até entre os bolsonaristas: 78% a 61%, respectivamente.
Quando questionados se o ano será melhor para os brasileiros de maneira geral, o percentual é de 60%; para 18%, ficará igual, mesmo percentual dos que acham que vai piorar.
Ao longo do ano, uma série de avanços foi obtida a partir de medidas e políticas implantadas pelo governo Lula, o que tem animado a população em geral. O desemprego atingiu um dos patamares mais baixos da história, a inflação também vem se mantendo sob controle a massa salarial vem crescendo, impulsionada também pela política de valorização contínua do salário mínimo.
Vermelho com agências
