FAMEM e CNM reúnem prefeitos em Brasília na Mobilização Municípios em Risco

10-09-2025 Quarta-feira

Gestores maranhenses estiveram presentes nesta terça-feira (9), em Brasília, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), durante a Mobilização Municípios em Risco, que reuniu mais de 1,3 mil prefeitas e prefeitos de todo o Brasil.
Representando o Maranhão, participaram da reunião a prefeita de Bacabal, Roberta Barreto, a prefeita de Conceição do Lago-Açu, Professora Cici, e os prefeitos de Açailândia, Benjamin de Oliveira; Pastos Bons, Enoque Mota; Araguanã, Flávio Amorim; Godofredo Viana, Márcio Viana; Santa Luzia, Juscelino Marreca; Cantanhede, José Martinho, e  Grajaú, Gilson Guerreiro.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, abriu os debates destacando os principais desafios que afetam os municípios brasileiros. Entre as pautas prioritárias estiveram a PEC 25/202, que prevê o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em março, como forma de compensar perdas do Imposto de Renda; a promulgação da PEC 66/2023 (PEC da Sustentabilidade); a regulamentação da Reforma Tributária; e a preocupação com a criação de novos pisos salariais sem contrapartida financeira.
Ziulkoski lembrou que a promulgação da PEC da Sustentabilidade, prevista para a tarde desta terça-feira, representa um marco histórico. “Essa matéria representa uma conquista para todos os Municípios. A economia vai ultrapassar R$ 1 trilhão. Isso é dinheiro na veia das prefeituras e ações concretas para a população”, destacou.
Durante a reunião, a prefeita de Bacabal e Secretária Geral da FAMEM, Roberta Barreto, reforçou a relevância das discussões. “Abordamos pautas fundamentais, como a promulgação da PEC 66, que trata dos precatórios e do parcelamento de dívidas antigas, e a luta pelo 1,5% do FPM, essencial para equilibrar as perdas com a isenção do imposto de renda. Essas medidas podem aliviar a situação financeira dos municípios, que enfrentam dívidas altíssimas”, avaliou.
Alguns parlamentares estiveram presentes no evento, e ao final, o presidente da CNM deu fala a eles. O primeiro a falar foi o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que destacou as pautas citadas pelo presidente e a atuação de Ziulkoski em defesa dos Municípios. “A PEC 25 está pronta para ser apreciada, com relação a PEC 253, fui o relator dela e julgo que ela é muito importante e permite que entidade de representação de Municípios, como é o caso da CNM, se torne legítima para defender ainda mais os Municípios”, destacou o parlamentar.
Ao final do encontro, Ziulkoski também convocou os gestores para a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcada para os dias 18 a 21 de maio de 2026.
A participação dos prefeitos e prefeitas maranhenses na Mobilização reflete o compromisso do movimento municipalista com a busca por soluções concretas para os desafios das cidades. A FAMEM e a CNM seguem ao lado dos gestores, reforçando seu apoio e atuação em defesa dos municípios maranhenses, fortalecendo a luta por mais justiça federativa e condições dignas de governabilidade.

Deixe um comentário