25-07-2025 Sexta-feira
“O ex-presidente, que se dizia o ‘paladino da moral’, hoje coleciona processos como se fossem medalhas de guerra”, ironiza a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) condenou Jair Bolsonaro a pagar R$ 150 mil pelo uso de imagens de crianças “fazendo arminha” e ao falar sobre “pintou um clima” para meninas venezuelanas durante entrevista a um podcast em 2022.
Na decisão desta quinta-feira (24), o TJDFT proibiu o ex-presidente de constranger menores em ambientes públicos.
“Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado de moto […] parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas… Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, disse o ex-presidente na ocasião.
Sobre as crianças fazendo arminhas, Bolsonaro usou de imagens de crianças que fizeram um passeio escolar ao Palácio do Planalto. Ele incitou as crianças a fazer gestos de arma com as mãos.
A condenação repercutiu no Congresso. “Pintou um clima’… de condenação! Jair Bolsonaro vai enchendo a ficha corrida com mais uma sentença — agora, R$ 150 mil por danos morais coletivos. O ex-presidente, que se dizia o ‘paladino da moral’, hoje coleciona processos como se fossem medalhas de guerra. Mas não se engane: essa batalha é da Justiça contra a mentira, o preconceito e o abuso de poder. E ela está só começando”, avalia a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
“Bolsonaro foi condenado pelo tribunal de justiça federal do Distrito Federal pela declaração absurda que deu dizendo que ‘pintou o clima’ com garotas venezuelanas e 14 ANOS. E o Trump envolvido na lista de prostituição e pedofilia de Jeffrey Epstein. Essa extrema direita é um verdadeiro esgoto!”, postou o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ).
Vermelho
