12-05-2025 Segunda-feira
Presidente em exercício afirma que fraude contra pensionistas “não começou agora, mas vai terminar agora”. Ele esteve na feira da reforma agrária e destacou agricultura familiar
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, esteve neste domingo (11) na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo (SP). Ele representa o presidente Lula, que está em viagem oficial na China. Ao lado de líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ele visitou estandes e conversou com produtores.
Questionado por jornalistas sobre a ação do governo federal em ressarcir aposentados e pensionistas do INSS lesados, Alckmin destaca que a fraude com descontos ilegais “não começou agora, começou lá atrás, mas vai terminar agora”. Ele ainda é categórico ao dizer que “os descontos já foram totalmente suspensos”.
Como aponta, o ressarcimento já deve ocorrer no próximo pagamento: “Serão devolvidos R$ 298 milhões para eles. A AGU já pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de entidades e empresas para ressarcimento daqueles que foram lesados.”
Reforma agrária
Durante a visita Alckmin pode estar com produtores e observar parte das mais de 500 toneladas de alimentos levadas para a feira. Ele celebrou o evento e a agricultura familiar e ainda lembrou que a primeira edição ocorreu enquanto era governador de São Paulo. Em 2023, já como vice-presidente, também visitou a feira.
“Uma alegria voltar na Feira da Reforma Agrária, a primeira foi em 2015, quando era governador, aqui no Parque da Água, e hoje vemos como cresceu. Eu destacaria dois pontos, a agroecologia e a produção de produtos orgânicos e saudáveis. A agricultura familiar, que é campeã na produção de alimentos, principalmente verdura, arroz e feijão”, celebra.
Vermelho