Arquivo mensal: novembro 2024

FIEMA recebe reconhecimento no Prêmio Excelência Sindical da Indústria

30-11-2024 Sábado

Federação das Indústrias do Maranhão ficou entre as 12 melhores do Brasil na premiação

Durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2024, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) foi homenageada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) como uma das 12 finalistas no Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024, no âmbito do Programa Excelência Sindical. Em uma cerimônia seguida de uma mesa-redonda, o vice-presidente executivo da Federação e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, recebeu uma placa destacando o desempenho e dedicação da entidade, que levou à FIEMA à posição de finalista no Prêmio.

A conquista foi alcançada pelo projeto “Manual do Sindicato Empresarial”, uma iniciativa que capacita sindicatos filiados para aprimorar sua gestão e fortalecer a competitividade da indústria local. O manual, que aborda temas como estrutura sindical, fusões e eleições, oferece uma abordagem prática e replicável para sindicatos de todo o país, reforçando o associativismo. “Estar entre os finalistas mostra que nossa atuação vai além da representatividade. Buscamos inovação constante para enfrentar os desafios do setor industrial”, afirmou o superintendente da FIEMA, César Miranda.

A FIEMA celebrou a indicação como finalista ao lado de outras federações e sindicatos, que, após a abertura do ENAI, participaram de uma mesa-redonda para conhecer as experiências exitosas vencedoras da premiação. “Nossa participação no prêmio demonstra a relevância do trabalho realizado tornar o associativismo empresarial mais competitivo no Maranhão”, destacou Fábio Nahuz.

Com mais de 300 iniciativas inscritas em sua primeira edição, o Prêmio Excelência Sindical mostrou a força do associativismo industrial no Brasil. Segundo a CNI, o prêmio simboliza a capacidade das entidades de promoção de soluções inovadoras para os desafios modernos, como ressaltou Danusa Costa Lima, chefe de gabinete da CNI: “Essas iniciativas demonstram o compromisso com a valorização das empresas e a busca por soluções para desafios sociais e econômico.”

O Prêmio Excelência Sindical da Indústria reconheceu iniciativas nas categorias Federação e Sindicato. O primeiro lugar na categoria Federação ficou com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), pelo projeto “Redes”, que conecta fornecedores locais a grandes indústrias, impulsionando a economia regional. Já na categoria Sindicato, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte) venceu o projeto “Construhub”, que apoia startups na construção civil, promovendo inovação e sustentabilidade.

Bolsonaro volta a jogar aliados aos leões em trama golpista

30-11-2024 Sábado

A estratégia da defesa para livrar Bolsonaro do enredo golpista implica os generais Augusto Heleno e Braga Netto como principais beneficiados na tentativa de ruptura democrática

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a jogar seus aliados aos leões em meio ao indiciamento em massa pela Polícia Federal (PF) dos autores intelectuais da tentativa de golpe de Estado, orquestrada após a vitória eleitoral de Lula, em 2022.

A defesa de Bolsonaro passou a trabalhar com mais intensidade nos últimos dias com a tese do “golpe do golpe”, segundo a qual militares de alta patente usariam a trama golpista para derrubar o então presidente e assumir o poder —e não para mantê-lo no cargo.

A estratégia para livrar Bolsonaro do enredo golpista tem sido articulada pelos advogados do ex-presidente, que tentam implicar os generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto como os principais beneficiados por uma eventual ruptura institucional.

“Quem seria o grande beneficiado? Segundo o plano do general Mario Fernandes, seria uma junta que seria criada após a ação do ‘Plano Punhal Verde e Amarelo’ e, nessa junta, não estava incluído o presidente Bolsonaro”, disse Paulo Amador da Cunha Bueno, um dos advogados de Bolsonaro, à GloboNews.

Beirando o cinismo, o advogado voltou a dizer que Bolsonaro não tinha conhecimento do plano identificado pela PF que definia estratégias para matar o presidente eleito Lula (PT), o vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e então presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Não tem o nome dele [Bolsonaro] lá, ele não seria beneficiado disso. Não é uma elucubração da minha parte. Isso está textualizado ali. Quem iria assumir o governo em dando certo esse plano terrível, que nem na Venezuela chegaria a acontecer, não seria o Bolsonaro, seria aquele grupo”, reforçou o advogado.

O movimento da defesa do ex-presidente tem causado receios no entorno de Bolsonaro, que receiam que os aliados possam optar por realizar uma delação premiada, para atenuar uma eventual pena na Justiça.

Integrantes da PF envolvidos no caso afirmam que o único delator que fez acordo com a corporação foi o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. Eles apontam, porém, que, com a entrega do relatório final para a Procuradoria-Geral da República (PGR), os investigados podem negociar com o órgão.

PCdoB

Em Fórum Nacional dos Governadores, Brandão debate ações para fortalecimento da segurança pública, saúde e combate à fome

30-11-2024 Sábado

O governador Carlos Brandão esteve em Brasília (DF), na quinta-feira (28), para participar da XV Reunião do Fórum Nacional de Governadores. O encontro contou com a presença de representantes do Governo Federal, o que possibilitou debates que proporcionarão avanços estratégicos nas áreas da segurança pública, segurança alimentar e saúde.

“Estamos debatendo pautas importantíssimas para o nosso estado, como é o caso da segurança pública. Está aqui presente o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, discutindo um projeto que vamos encaminhar para o Congresso Nacional, naturalmente com a ciência dos governadores e do Governo Federal”, destacou Brandão.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o comprometimento dos governadores foi fundamental para avançar nos debates. Ele ressaltou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública no combate à criminalidade. Entre outros pontos, a proposta prevê o Sistema Único de Segurança Pública, a consolidação do Fundo Nacional da Segurança Pública e a atualização das competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Tivemos uma reunião extremamente profícua, positiva, em que compareceram quase todos os governadores e vice-governadores dos Estados, além dos secretários de Segurança. O primeiro consenso a que chegamos é que precisamos, sim, de uma PEC e que precisamos enfrentar com inteligência cruzada as facções criminosas mediante uma operação sistémica”, ressaltou o ministro.

A reunião também contou com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, delegado Maurício Martins.

Bons exemplos

Além de apresentar demandas para mais avanços das ações e políticas públicas na área da segurança alimentar e saúde, respectivamente, com os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Nísia Trindade Lima (Saúde), o governador Carlos Brandão compartilhou experiências que renderam resultados positivos no Maranhão.

“Nós já avançamos muito e conseguimos tirar 920 mil pessoas da pobreza e extrema pobreza, e vamos lançar um grande programa que é o Maranhão Sem Fome, que vai retirar mais pessoas dessa situação. Também trocamos experiências com a ministra Nísia Trindade e apresentamos as demandas do nosso estado”, frisou o governador Carlos Brandão.

Alema entrega medalha “Canhoteiro” aos desportistas Emílio Moreira e professor Betinho

30-11-2024 Sábado

A concessão da comenda é um reconhecimento da Assembleia ao trabalho desenvolvido há décadas pelos desportistas, nas modalidades judô e basquete

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, nesta sexta-feira (29), em sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel, a medalha José Ribamar de Oliveira (Canhoteiro) aos desportistas maranhenses Emílio Moreira, na modalidade Judô, e Herberth Lima, conhecido por professor Betinho, na modalidade de basquetebol. O deputado Neto Evangelista (União) é o autor da proposição.

O ato solene foi presidido pelo deputado Neto Evangelista e contou com a presença, na mesa de honra, do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes; da vereadora eleita de São Luís, Thay Evangelista (União); do secretário municipal de Esporte de São José de Ribamar, Lineu Serra, e dos desportistas agraciados com a comenda. Participaram ainda da cerimônia familiares, amigos e desportistas de diversas modalidades.

Na solenidade, Neto Evangelista ressaltou a contribuição dos dois desportistas ao esporte maranhense, ao longo de décadas, formando gerações de campeões nas modalidades de Judô e Basquete.

“Eles engrandecem o nome do Maranhão pela entrega que têm feito ao longo do tempo nesses esportes. São dois ícones maranhense em suas modalidades, nas quais formaram diversas gerações, orgulhando a todos nós maranhenses. A Assembleia Legislativa, por unanimidade, reconhece a contribuição de ambos para o engrandecimento do esporte no estado”, afirmou Evangelista.

Reconhecimento

O professor Emílio Moreira agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do seu trabalho para o engrandecimento do esporte maranhense. “Meu primeiro emprego foi na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), onde revolucionei o judô do Maranhão, treinando menores carentes. Há 53 anos que dou aulas, elevando os seres humanos a um patamar mais alto. Sou muito grato à Assembleia por reconhecer meu trabalho”, disse.

A solenidade contou com a presença de amigos, desportistas de diversas modalidades e familiares dos homenageados

Por sua vez, o professor Betinho também agradeceu ao Poder Legislativo Estadual pela outorga da comenda e a Deus por ter lhe escolhido e qualificado para cumprir a missão de formar gerações na prática do basquete. “Sou muito grato à Alema por esse gesto de reconhecimento de um trabalho que atravessa gerações. São mais de 40 anos militando no basquetebol maranhense escolar e de clubes. Recebo essa honraria com muita satisfação e orgulho”, afirmou.

Trajetórias

O mestre Emílio Moreira iniciou sua carreira ainda na infância, no Clube de Regatas do Flamengo, em 1955, no Rio de Janeiro (RJ). Foi fundador da Federação Maranhense de Judô e coordenador da delegação brasileira nas Olimpíadas de Atlanta (1996). Tem seu trabalho reconhecido como atleta e técnico do âmbito estadual e nacional. Já recebeu as honrarias de ‘Comendador da Ordem Timbira’, outorgada pelo Estado do Maranhão, quando das comemorações pelo IV Centenário de São Luís; a medalha de honra ao mérito dos 40 Anos dos Jogos Escolares Maranhenses e a honraria professor Manoel Gomes Tubino, outorgada pela Câmara Federal.

Já o professor Betinho tem 46 anos de experiência no treino e desenvolvimento de atletas. Já conquistou por 27 vezes o título de campeão dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS), na categoria juvenil feminino. Foi 16 vezes campeão dos JEMS pelo Colégio Educallis, além de medalha de bronze da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2013, categoria adulto. É criador e idealizador dos projetos Girafinha, Adote um Aluno/Atleta, Cestinha Social e Projeto Transformar.

Geraldo Alckmin diz que é preciso estar atento à defesa da democracia 

30-11-2024 Sábado

Fala ocorreu em ato virtual contra o golpismo, realizado na noite desta quinta-feira (28), que contou com a participação de representantes de partidos e movimentos sociais

Precisamos estar atentos e próximos para defendermos juntos o Estado democrático de direito”. A frase, em tom de conclamação, foi dita pelo vice-presidente Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (28), em vídeo exibido em ato virtual do movimento Direitos Já, em reação ao golpe planejado por bolsonaristas, envolvendo o ex-presidente e militares de alta patente, e a possibilidade de assassinato de Lula, Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

O ato também rechaçou a tentativa de anistia que vem sendo tentada pelos bolsonaristas aos golpistas e teve a participação de lideranças de diversos partidos — entre os quais PT, PCdoB, PSB, PSDB, MDB e PSOL — e movimentos sociais. As lideranças repudiaram as tentativas de golpe e o plano de assassinato e defenderam a democracia e as instituições. 

Manuella Mirella, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), declarou: “a gente reforça a necessidade de punição dos golpistas, tanto da tentativa de golpe do 8 de Janeiro como dos financiadores desse processo”. A dirigente estudantil afirmou, ainda, que a entidade está convocando uma grande mobilização nas ruas no dia 10 de dezembro.

Já Octávio Costa, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), lembrou que ninguém foi punido pelo golpe de 64 e que isso “pesa até hoje”. sobre as recentes investidas golpistas da extrema-direita, salientou: “Quando esse grupo de militares se reúne e ameaça um golpe, quando ameaçam matar um presidente eleito, um vice-presidente eleito, um ministro do Supremo, eles se baseiam numa impunidade que vem lá de longe.”

Nesta sexta-feira (29), durante cerimônia em que foram anunciados financiamentos do BNDES para obras de mobilidade em São Paulo, Alckmin também defendeu a democracia e as relações republicanas entre governantes. Tarcísio de Freitas, governador paulista, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, aliados de Bolsonaro, estavam presentes no evento, mas não se pronunciaram sobre o assunto. 

Vermelho

Em Brasília, Brandão participa de momento histórico com aditivo de R$ 3,6 bilhões para obras da Transnordestina

29-11-2024 Sexta-feira

Como parte da agenda em Brasília (DF), nesta quinta-feira (28), onde participa do Fórum Nacional dos Governadores, o governador maranhense Carlos Brandão acompanhou a oficialização do aditivo de R$ 3,6 bilhões para as obras da Ferrovia Transnordestina. Na condição de testemunha, Brandão e os demais governadores assinaram o documento que garante a execução dos serviços nos trechos de Missão Velha (CE) a Porto do Pecém (CE) e de Eliseu Martins (PI) a Trindade (PE).

Os recursos são oriundos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que é administrado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), sendo a principal fonte de financiamento da ferrovia. Com o aporte, o Governo Federal garante um grande avanço para a conclusão da obra e prevê a geração de mais 5 mil empregos diretos. O governador Carlos Brandão destacou a relevância da ação para a economia dos estados nordestinos.

“Essa é mais uma importante conquista para o Nordeste! Estive presente na assinatura do aditivo de R$ 3,6 bilhões via FDNE para a conclusão da Ferrovia Transnordestina, obra para alavancar o desenvolvimento de toda a região. A ferrovia vai passar por 53 municípios, viabilizando o escoamento de grãos, minérios e combustíveis e gerando impacto positivo à economia do país”, destacou o governador em suas redes sociais.

Durante a assinatura do aditivo, o presidente Lula afirmou que a obra mudará a vida de milhares de brasileiros da região.

“A Transnordestina vai mudar a vida de outros estados do Nordeste. É uma obra que é extremamente importante para o Brasil porque esse país precisa ter uma facilidade para o transporte das cargas que produzimos e a maior facilidade ou é a ferroviária ou a marítima, não existe outra possibilidade de ficarmos muito competitivos sem as ferrovias”, comentou.

O presidente revelou que acredita que após concluída a Ferrovia Transnordestina possa avançar ainda mais para a contribuição na economia dos estados do Nordeste.

“Eu ainda sonho que a Transnordestina pode ser uma ferrovia com duas funções: ela pode ser uma ferrovia de carga e de transporte de pessoas até porque a região nordestina é de uma riqueza muito grande na questão do turismo”, afirmou Lula.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, lembrou que o projeto foi retomado com novo entusiasmo em 2023 com a sinergia de vários órgãos federais, como a Sudene, Casa Civil, Ministério dos Transportes, Ministério da Fazenda, dentre vários outros, além do apoio dos governadores de vários estados.

“A viabilização deste termo de aditivo vai garantir o prosseguimento desta obra, que estava desmobilizada, e que de 2023 para cá já tem 3 mil trabalhadores e com esses atos agora poderá chegar em 8 mil trabalhadores contratados diretamente. Esse projeto se comunica diretamente com o planejamento participativo do PPA deste país, retomado pelo presidente Lula, com o Novo PAC, com o Plano de Desenvolvimento Regional do Nordeste e tem correlação direta com o Plano de Transformação Ecológica e a Nova Indústria Brasil”, destacou o ministro Waldez Goés.

Com o aditivo assinado nesta quinta-feira, o FNDE chega a um aporte de R$ 7,5 bilhões investidos na Transnordestina desde o início das obras. Segundo estimativa do Governo Federal, são necessários mais R$ 7 bilhões para a conclusão do projeto e os recursos serão viabilizados por meio de instituições financeiras e pela concessionária da Transnordestina.

Alema homenageia os 90 anos de Jackson Lago e celebra a memória do ex-governador

29-11-2024 Sexta-feira

Proposta pelo deputado Rodrigo Lago, a solenidade prestou honras ao legado de vida e de trabalho de uma das maiores lideranças políticas do Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (28), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem aos 90 anos do ex-governador Jackson Lago e entrega da Medalha Manuel Beckman (em memória). O ato foi proposto pelo deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB).

A sessão foi presidida pelos deputados Neto Evangelista (União Brasil) e Rodrigo Lago, com as presenças dos parlamentares Fernando Braide (PSD), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB) e Leandro Bello (Podemos). Na ocasião, o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representou o governador Carlos Brandão.

O deputado Rodrigo Lago ressaltou a liderança política do homenageado. “Jackson Lago foi um grande líder popular maranhense, foi prefeito da capital por vários mandatos, sonhava em governar o nosso estado, conseguiu construir a sua eleição para o cargo de governador e, infelizmente, esse seu sonho acabou sendo interrompido prematuramente em um processo judicial contestável e que, depois, foi declarado como inconstitucional”, relembrou Rodrigo Lago.

Sobre o legado deixado pelo homenageado, o parlamentar complementou. “Apesar de pouco tempo no Governo do Estado, Jackson Lago deixou um grande legado para o Maranhão e também para a política brasileira. Seu exemplo de vida serve de inspiração”, afirmou Rodrigo Lago.

Durante a solenidade, foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ (em memória) a Jackson Lago, recebida pela viúva do ex-governador, Clay Lago

Para a viúva de Jackson Lago, Clay Lago, o mês que marca o aniversário de vida do marido tem sido de intensas emoções. “Estou muito emocionada neste mês que tem sido de homenagens como essa aqui na Assembleia Legislativa. Jackson era um municipalista, trabalhava com e para o povo, com forte participação popular. Lutou a vida inteira pelo que acreditava e deixou um grande legado”, disse Clay Lago.

Trajetória

Prestigiaram a solenidade políticos, amigos, familiares e admiradores do médico e político Jackson Lago, que faleceu em 2011, aos 76 anos. Entre os presentes na cerimônia estavam os irmãos Wagner, Aderson e Nonato Lago e a filha, Ludmila Lago, entre outros. Também participaram do ato nomes importantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), sigla da qual Jackson Lago foi um dos fundadores e na qual permaneceu ao longo de sua trajetória política.

Jackson Lago foi governador do Maranhão de 2007 a 2009, quando teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes disso, havia sido prefeito de São Luís por três mandados.

Taxa de desemprego no Brasil atinge menor patamar desde 2012 com Lula

29-11-2024 Sexta-feira

Índice ficou em 6,2% no trimestre encerrado em outubro

A taxa de desocupação no país, também conhecida como taxa de desemprego, ficou em 6,2% no trimestre encerrado em outubro deste ano. A taxa é a menor registrada desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2012.

O trimestre anterior, encerrado em julho deste ano, havia registrado taxa de 6,8%. Em outubro do ano passado, havia ficado em 7,6%.

A população ocupada (103,6 milhões) também atingiu recorde, ficando 1,5% acima da média do trimestre encerrado em julho e 3,4% superior a outubro.

A população desocupada recuou para 6,8 milhões, ou seja, 8% a menos (menos 591 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 17,2% inferior a outubro de 2023 (menos 1,4 milhão de pessoas). É o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014.

O rendimento real habitual do trabalhador ficou em R$ 3.255, ficando estável na comparação trimestral e crescendo 3,9% no ano. A massa de rendimento real habitual (R$ 332,6 bilhões) cresceu 2,4% (mais R$ 7,7 bilhões) no trimestre e 7,7% (mais R$ 23,6 bilhões) no ano.

Agência Brasil

Iracema Vale recebe a mais alta honraria da Polícia Civil do Maranhão

28-11-2024 Quinta-feira

Presidente da Assembleia Legislativa foi agraciada com a ‘Medalha Pontes de Miranda’ em solenidade que destacou profissionais cujo trabalho fortalece as ações de combate ao crime e à promoção da segurança pública; deputado Roberto Costa também recebeu a honraria

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi uma das personalidades agraciadas com a ‘Medalha Pontes de Miranda’, mais alta honraria da Polícia Civil do Maranhão. A solenidade, com a presença do governador Carlos Brandão e de outras autoridades, foi realizada na noite desta quarta-feira (27), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O objetivo do ato foi homenagear personalidades e policiais que contribuem de maneira significativa para o fortalecimento da segurança pública no estado.

A ‘Medalha Pontes de Miranda’ é a mais alta honraria da Polícia Civil destinada a reconhecer profissionais cujo trabalho fortalece as ações da instituição para o combate ao crime e à promoção da segurança pública. Estiveram presentes ao evento os deputados Ariston (PSB) e Roberto Costa (MDB), este último também homenageado com a ‘Medalha Pontes de Miranda’.

Presidente da Alema ressaltou o relevante trabalho das forças de segurança no Maranhão, bem como o apoio que a Assembleia Legislativa tem dado aos projetos do Poder Executivo e às entidades de classe ligadas à categoria

Para Iracema Vale, foi uma honra receber a condecoração. Em sua fala, a presidente da Alema ressaltou o relevante trabalho das forças de segurança no Maranhão, bem como o apoio que a Assembleia Legislativa tem dado aos projetos do Poder Executivo e às entidades de classe ligadas à categoria.

“Eu me sinto lisonjeada, orgulhosa de receber essa medalha. Muito obrigada àqueles que indicaram o meu nome, para mim é um grande presente de Natal. Estou muito feliz e grata. Temos aberto a Assembleia Legislativa para receber todos os policiais, sindicatos e representantes de delegados, conversado com o secretário e a Secretaria de Segurança, mediando demandas destes profissionais e contribuindo com o excelente trabalho que o governador Carlos Brandão tem feito na segurança pública do Maranhão”, disse Iracema Vale.

Governador Carlos Brandão também recebeu a ‘Medalha Pontes de Miranda’

Na ocasião, o governador Carlos Brandão, que também recebeu a condecoração, destacou os avanços na segurança pública no Maranhão ao longo de seu governo e celebrou o recebimento da Medalha.

“Esta medalha é um estímulo, um reconhecimento que nos enche de energia para que a gente possa continuar prestando serviço ao nosso Estado. Receber essa medalha, para mim, é um motivo de muito orgulho. Depois de tantas ações que a gente fez pela Polícia Civil é gratificante ver que temos contribuído para a redução dos índices de criminalidade, colocando o Maranhão na sétima melhor colocação no que diz respeito à segurança pública no Brasil”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Também receberam a ‘Medalha Pontes de Miranda’ personalidades como o presidente do TJ-MA, José Ribamar Froz Sobrinho; o procurador-geral do MP-MA , Danilo José de Castro Ferreira; o presidente do TRE-MA, José Gonçalo de Sousa Filho, entre outras.

Deputado Roberto Costa também foi agraciado com a mais alta honraria da Polícia Civil do Maranhão

Para o deputado Roberto Costa, a condecoração é um reconhecimento do trabalho feito em prol da segurança pública do Maranhão. “É um reconhecimento das ações que nós fizemos, os projetos de lei que apresentamos para o fortalecimento não só da Polícia Civil, mas do sistema de segurança pública do Estado, que tem dado um grande resultado em relação ao combate à criminalidade”, destacou o parlamentar, ressaltando também o apoio da Assembleia Legislativa às ações do governador Carlos Brandão na área da segurança.

Solenidade foi realizada no Palácio Henrique de La Rocque

Policiais

Além das personalidades, também foram homenageados 90 policiais civis com 10, 20 e 30 anos de serviços prestados. Eles receberam o Diploma do Mérito do Serviço Policial Civil.

“Nós sabemos que essas pessoas são fundamentais para a nossa instituição, que é o que é em função dos servidores. E esse é um ato de justiça e de reconhecimento que nós fazemos aos nossos funcionários, que chamamos de nossos heróis. A Polícia Civil está em um dia festivo, partilhando também com as personalidades que têm nos ajudado para combater o crime no Maranhão”, observou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto.

A atuação destacada desses policiais, assim como a de muitos outros que integram a corporação, tem consolidado a Polícia Civil do Maranhão como a mais resolutiva do Brasil. De acordo com a Adepol Brasil, a instituição lidera o ranking nacional de solução de inquéritos, com uma impressionante taxa de 98%. Além disso, é referência nacional em programas inovadores de combate a crimes, com iniciativas como o programa ‘Meu Celular de Volta’, que recupera aparelhos roubados ou furtados e os devolve aos seus legítimos proprietários, entre muitas outras ações.

Governo do Maranhão reinaugura a Rádio Timbira com nova sede e estrutura modernizada

28-11-2024 Quinta-feira

Aos 83 anos, a Rádio Timbira, primeira emissora de rádio do Maranhão, segue se modernizando. Na quarta-feira (27), o Governo do Estado inaugurou a nova sede e estrutura da rádio. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão, que destacou a importância da emissora.

A nova sede da Rádio Timbira fica localizada no Edifício Cesário, no Anel Viário, em São Luís. Com estrutura atualizada, novos estúdios e a recente migração para a frequência FM 95,5, a emissora reafirma seu compromisso com a comunicação pública, conectando-se ainda mais aos maranhenses e adaptando-se às novas tecnologias de transmissão digital.

Durante a reinauguração da emissora o governador Carlos Brandão afirmou que as novas instalações da rádio representam mais um marco importante para a longa história da rádio.

“A Timbira é a rádio oficial do povo maranhense e hoje inicia uma nova fase. Agora temos uma rádio muito mais moderna e reunindo excelentes profissionais da radiodifusão maranhense. A nova Rádio Timbira vai continuar tendo como marca o cuidado com a notícia, sendo a rádio que passa a verdade as informações do governo e de outros segmentos como o esporte, cultura, além da sua função social”, assinalou o governador Carlos Brandão.

Como parte da programação especial de reinauguração da Timbira, o governador Carlos Brandão foi entrevistado ao vivo pelos comunicadores Amanda Couto, Aécio Macchi, Marcus Saldanha e Humberto Fernandes. Durante o bate-papo ele falou sobre as diversas ações do Governo do Maranhão em áreas como educação, saúde, combate à fome e à pobreza, cultura entre outros que estão contribuindo para a melhoria dos indicadores sociais e econômicos do estado.

Investimentos na modernização

O secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macêdo, falou dos investimentos que foram feitos para a modernização da Rádio Timbira.

“Começamos em 2023 com todo o processo burocrático para a mudança de frequência da AM para a FM, incluindo a aquisição de todos os equipamentos necessários para a operação, desde transmissores, antenas e maquinário do estúdio. E hoje estamos inaugurando esta sede nova. A Rádio Timbira conta com uma das melhores instalações atuais para uma emissora da sua categoria, integrando uma rede de emissoras de rádios, transmitindo seu sinal para todas as regiões”, informou Sérgio Macêdo.

Maria Spíndola, diretora-geral da Rádio Timbira, ressaltou que com todas as inovações a emissora compete em pé de igualdade com as emissoras privadas.

“As novas instalações vão permitir que a gente leve ainda mais informações e notícias sobre o dia a dia do Maranhão bem como as ações e serviços prestados pelo governo. Temos toda uma programação cultural 50% voltada para divulgar a produção dos artistas maranhenses e a outra metade, a produção brasileira. A Rádio Timbira, hoje, concorre com as rádios comerciais mesmo sendo uma rádio pública. E esta nova realidade só é possível graças aos investimentos do Governo do Maranhão e à equipe de excelentes profissionais que temos na casa”, afirmou Maria Spíndola.

Rádio Timbira

Fundada em 1941, a Rádio Timbira é a emissora mais antiga do Maranhão, tendo completado 83 anos de história em agosto deste ano. A modernização de sua estrutura técnica inclui uma nova torre instalada no Aterro do Bacanga, com 82 metros de altura, antena modelo anel com seis elementos e transmissores de alta potência. A migração para FM contou com investimento de R$ 300 mil, assegurando maior qualidade de transmissão e alcance.

A nova grade da Timbira prioriza a valorização da cultura maranhense, a divulgação de ações governamentais e o fortalecimento da interação com a audiência por meio de parcerias institucionais, como as realizadas com a Secretaria de Estado Extraordinário da Juventude (Seejuv), Escola de Governo do Maranhão (Egma), Procuradoria Geral do Estado (PGE), e empresas de comunicação locais e regionais.

Com a reinauguração, a emissora mantém sua missão de dar voz ao povo maranhense e democratizar o acesso à informação, ao entretenimento e aos serviços públicos, consolidando-se como um patrimônio cultural e comunicacional do estado.

A emissora integra a estrutura de comunicação do Governo do Maranhão, sendo ligada à Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). Desde abril deste ano a Rádio Timbira passou a ser sintonizada na faixa FM 95,5MHz, conforme determinação do Decreto Federal Nº 8.139/13, que estipulou a extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local.