12-09-2024 Quinta-feira
A presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale, repercutiu em suas redes sociais, seu pronunciamento feito no plenário sobre fake news que insinuam interferência do executivo na formação de Bloco Parlamentar.
“Hoje, em pronunciamento no plenário, reafirmei a autonomia e independência desta Casa. Não existe e não aceito qualquer suposição ou comentário sobre qualquer interferência de outros poderes nas decisões legislativas, asseguro ainda ao povo maranhense o compromisso da Assembleia em preservar os princípios democráticos e agir sempre em prol do nosso estado de forma independente e harmoniosa” enfatizou a presidente da Alema.
Quem conhece a trajetória política da primeira mulher presidenta da Assembleia Legislativa do Maranhão e deputada estadual mais bem votada da história, reconhece sua autonomia política que não deve ser confundida com sua capacidade de articulação política ou de diálogo com os demais poderes,
Biografia
Iracema Cristina Vale Lima nasceu na capital São Luís, em 18 de junho de 1968. É enfermeira e funcionária pública federal. Filha do taxista João Ivo Vale e da professora Francisca das Graças Lima Vale.
Iracema está na política partidária há três décadas. É casada com Herlon Costa e mãe de dois filhos: Marcos Vinícius e Herlon Júnior. Filiada ao PSB, foi eleita deputada estadual no pleito de 2022, sendo a parlamentar mais votada do Maranhão com 104.729 votos.
Sua primeira eleição para um cargo eletivo foi em 2000, quando conquistou uma vaga de vereadora no município de Urbano Santos. Em 2004, foi reeleita para novo mandato no Legislativo Municipal. Em 2012, foi eleita prefeita de Urbano Santos, sendo reeleita no pleito de 2016.
Nos dois mandatos, desenvolveu diversos projetos que impulsionaram o desenvolvimento do município, beneficiando setores como a Agricultura Familiar, gerando emprego e renda para a comunidade. Suas ações lhe renderam três premiações de Prefeita Empreendedora, concedidos pelo Sebrae.
Como gestora, construiu estradas, abrindo canais de acesso para cidades vizinhas e povoados adjacentes. Na Cultura, apoiou grupos de manifestações folclóricas. Criou também as secretarias de Emprego e Renda e da Mulher.
Na área da educação, recuperou e construiu mais de 40 escolas, erradicou barracões usados como unidades de ensino, incentivou o esporte com a construção de quadras poliesportivas.
