Arquivo mensal: janeiro 2024

Iracema Vale participa de vistoria da ponte sobre o Rio Preguiças em Barreirinhas

31-01-2024     Quarta-feira

Com 240 metros de extensão e 12 metros de largura, revestida em concreto, a estrutura já está em fase avançada de construção

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), vistoriou, na manhã desta terça-feira (30), ao lado governador Carlos Brandão (PSB) e de outras autoridades, o andamento das obras de construção da ponte sobre o Rio Preguiças, no município de Barreirinhas, que dará acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

“Além de modernizar a cidade, a obra vai impactar diretamente a vida dos moradores da região e de milhares de turistas que desembarcam no local para conhecer o paraíso natural de lagoas e dunas. Parabenizo e agradeço o nosso governador pelos investimentos e olhar atencioso para Barreirinhas”, afirmou a chefe do Parlamento Estadual.

Agência Assembleia

Presidente da Assembleia ao lado do governador Carlos Brandão e de outras autoridades que participaram da vistoria

Presidente da Assembleia ao lado do governador Carlos Brandão e de outras autoridades que participaram da vistoria

Com 240 metros de extensão e 12 metros de largura, revestida em concreto, a estrutura já está em fase avançada de construção. “A ponte contará com pista de rolamento para veículos, pista para pedestres e ciclovia, fazendo ligação entre a zona urbana e a zona rural. A previsão de entrega é para setembro deste ano, quando faremos uma linda festa de inauguração”, ressaltou Carlos Brandão.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, garantiu que foram realizados os estudos de impacto ambiental na região. “Fizemos a reformulação dos estudos ambientais para atender às exigências de preservação do meio ambiente e para melhorar ainda mais o desempenho das nossas atividades nos serviços dessa grande obra”, destacou.

Agência Assembleia

Com 240 metros de extensão e 12 metros de largura, revestida em concreto, a estrutura já está em fase avançada de construção

Com 240 metros de extensão e 12 metros de largura, revestida em concreto, a estrutura já está em fase avançada de construção

Na vistoria, também estavam presentes os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB) e Florêncio Neto (PSB); o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, além de vereadores e outras autoridades municipais.

Governo Brandão nomeia novos professores para Uema e fortalece educação de nível superior

31-01-2024    Quarta-feira

Em São Luís, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão participou da Solenidade de Posse dos Novos Professores da Universidade Estadual do Maranhão, nesta terça-feira (30), acompanhado do reitor da Uema, Walter Canales Sant’ana.

Durante o ato, o governador Carlos Brandão destacou que a nomeação dos educadores é, sem dúvida, um investimento no fortalecimento da educação superior e na preparação adequada dos jovens maranhenses.

“Mais um ato importante para a educação, nesta semana. Acabamos de nomear mais cinco professores para a Universidade Estadual do Maranhão. São professores concursados que vão entrar no quadro da Uema para fortalecer a educação de nível superior. Eu não tenho dúvida, a partir desses investimentos que estamos fazendo, que a gente vai fortalecer e preparar os nossos jovens para o mundo”, assegurou o governador.

Para o reitor da Uema, Walter Canales Sant’ana, o ato de nomeação dos professores universitários é uma iniciativa que eleva a qualidade dos vários níveis da educação superior ofertados pela universidade.

“É um momento muito importante em que tivemos mais cinco professores agregados ao nosso quadro. São professores doutores que já militam em pesquisa, e que vêm, portanto, melhorar e conferir mais qualidade à nossa graduação, às nossas pós-graduações, à nossa pesquisa e extensão. Com isso, ganha a Universidade Estadual do Maranhão e a sociedade”, pontuou o regente da Uema.

Agora integrando o quadro efetivo da Uema como professora do curso de Agronomia, Katia Pereira Coelho enfatizou que a nomeação é uma conquista que surge como resultado de um longo período de esforço e dedicação à vida acadêmica.

“É uma grande satisfação após o intenso momento de preparação. É um prazer para todos nós que estamos aqui ingressando no quadro de professores efetivos da Uema. É sonho da carreira de todos nós que nos dedicamos tanto para o ensino, quanto para a pesquisa e extensão, é um preparo durante a nossa vida acadêmica inteira, é um sonho realizado”, destacou a pesquisadora.

Professor admitido para o curso de Ciências Biológicas, Jaime Gama fala do tão aguardado momento na nomeação para integrar o quadro da universidade estadual. “É um momento de alegria, foi um sonho nosso. Fizemos o concurso, nos preparamos e estávamos esperando durante muito tempo por este momento de ser nomeado. Finalmente, este momento de festa chegou”, comemorou o educador.

Assembleia do Maranhão realizará sessão solene de abertura do Ano Legislativo nesta sexta-feira

31-01-2024     Quarta-feira

Presidente da Casa, deputada Iracema Vale, comandará o ato, que contará com presença do governador Carlos Brandão, parlamentares e demais autoridades

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, na manhã desta sexta-feira (2), no Palácio Manuel Beckman, a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), comandará o ato solene, que contará com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), parlamentares e demais autoridades.

A programação será iniciada, às 8h30, com cerimônia militar, na área externa da Alema, hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e de São Luís e revista às tropas pela chefe do Parlamento Estadual, seguida de apresentação da cavalaria e de cadetes do Corpo de Bombeiros e do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Às 9h30, será iniciada a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, no Plenário Nagib Haickel. 

No mesmo dia, às 16h30, será realizada Sessão Solene em homenagem ao ex-governador, senador licenciado, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ministro nomeado do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, cuja posse na mais alta Corte de Justiça está marcada para o dia 22 de fevereiro.

Aprovação do governo Lula cresce, mostra pesquisa PoderData

31-01-2024    Quarta-feira

49% aprovam o governo, sendo que 36% classificam o trabalho do presidente como ótimo e bom. Mais da metade (51%) indica que governo Lula é melhor do que Bolsonaro

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (31) mostra que 49% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Lula. O número dos que avaliam positivamente cresceu 3% em referência a mesma pesquisa realizada em dezembro passado.

Já os que desaprovam foram de 44% para 42%, queda de 2%. Os que não souberam responder foram 9% nesta atual pesquisa realizada entre 27 e 29 de janeiro.

O levantamento ainda traz uma pergunta sobre a avaliação do trabalho de Lula em que 36% disseram ser ótimo/bom ante 34% que avaliam como ruim/péssimo. Os que julgam regular foram 22% e não souberam responder 8%.

Leia também: Pesquisa indica que 38% avaliam positivamente governo Lula

Neste quesito é interessante observar que a avaliação ótimo/bom superou a ruim/péssimo, dentro da margem de erro de 2%, o que configura empate técnico, porém mostra um avanço positivo para Lula em relação a pesquisa anterior, assim como na avaliação da aprovação do governo.

O ótimo/bom foi 32% para 36% de dezembro para janeiro, enquanto o ruim/péssimo decresceu de 35% para 34%.

Ainda que demonstrem estabilidade, os números indicam uma perspectiva otimista nesta virada de ano para Lula. Fica claro que o tímido avanço desde que venceu as eleições está localizado na pouca ampliação de apoio em setores conservadores ainda ligados ao bolsonarismo.

Leia também: Por que a popularidade de Lula não cresce?

Outro dado relevante trazido pela pesquisa do grupo Poder360 indica que 51% consideram o governo Lula melhor do que o governo Bolsonaro, 39% acham pior, 9% igual e 1% não sabem. Isto quer dizer que mais da metade dos brasileiros acham o governo Lula melhor que o governo Bolsonaro, de acordo com o PoderData.

Ao total foram 2.500 entrevistas feitas por ligações que abrangeram todas as unidades federativas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%.

Murilo da Silva    Vermelho

Dino critica relatório que aponta aumento da corrupção no Brasil 

31-01-2024    Quarta-feira

Ele também diz que não há interferência do governo na Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, criticou nesta quarta-feira (31) um relatório divulgado pela Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Internacional, segundo o qual o Brasil caiu 10 posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC).

“Ontem, com espanto, eu vi um atípico e anômalo relatório dizendo que a corrupção no Brasil tinha aumentado, com afirmações bastante exóticas”, disse Dino. “O que mudou é que nós pusemos fim à política de espetacularização do combate à corrupção, que é uma forma de corrupção. Quem usa corrupção como forma de combate à corrupção, como bandeira política, é tão corrupto quanto o corrupto”, afirmou. 

No IPC, o Brasil ficou na 104ª posição, entre 180 países e territórios, caindo 10 posições no ranking, que é divulgado anualmente desde 1995. O relatório atribui a queda ao desmonte de marcos legais e institucionais anticorrupção promovido pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

As afirmações de Dino foram feitas no último dia dele no Ministério da Justiça. Ele deixa o cargo para assumir, em 22 de fevereiro, uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Antes, Dino reassume por algumas semanas seu mandato como senador, para o qual foi eleito em 2022.

O relatório acrescenta que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva “vem falhando na reconstrução dos mecanismos de controle da corrupção”. Entre os pontos negativos, a entidade cita a indicação de Cristiano Zanin, antigo advogado pessoal de Lula, para o STF. 

Mais cedo, o ministro do STF Gilmar Mendes também comentou o relatório da Transparência Internacional, afirmando que precisa “ser visto com cautela”. Ele replicou um post em que o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marcos de Carvalho, diz que o índice anticorrupção “tem problemas”. 

Polícia Federal

Dino também afirmou que não há lastro para acusações sobre eventual uso político da Polícia Federal no caso da recente operação contra a família Bolsonaro que apura o uso indevido da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).  “A Polícia Federal não pode ser acusada, porque ela não inventa investigação, as investigações nascem de indícios”, afirmou o ministro.   

“Afirmo cabalmente que nesses 13 meses o presidente não me pediu nada, nada. Nem pra investigar, nem pra deixar de investigar. Nenhum ministro de Estado se dirigiu a mim para pedir qualquer coisa”, asseverou o ministro. 

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Dino apresentou dados sobre a atuação da Justiça no combate à criminalidade, incluindo números sobre o combate à corrupção pela Polícia Federal. Segundo o ministério, a PF realizou 227 operações de combate à corrupção em 2023, recuperando R$ 897 milhões. 

Agência Brasil

Iracema Vale ressalta importância da expansão das escolas de tempo integral no Maranhão

30-01-2024    Terça-feira

Presidente da Alema participou do lançamento da expansão das escolas de tempo integral, cujo ato foi conduzido pelo governador Carlos Brandão e pelo vice, Felipe Camarão

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na tarde de segunda-feira (29), o lançamento da expansão das escolas de tempo integral por todo o Maranhão. O ato foi conduzido pelo governador Carlos Brandão (PSB) e pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (PT).

“Essa modalidade de ensino proporciona aos jovens uma formação qualificada e apresenta uma série de vantagens em relação ao ensino regular, sendo capaz, inclusive, de gerar diversos impactos socioeconômicos. Parabenizo o governo Brandão pela iniciativa e pelas ações”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Para o governador, o ato é um marco histórico da educação maranhense. “A educação é o melhor caminho para garantir um futuro melhor a todos os jovens maranhenses. Vamos, ainda, servir três refeições ao dia para garantir a segurança alimentar dos jovens e a permanência deles por todo o dia na escola”, ressaltou Brandão.

Agência Assembleia

Presidente da Assembleia parabenizou o governo estadual pela iniciativa e pelas ações

Presidente da Assembleia parabenizou o governo estadual pela iniciativa e pelas ações

Atualmente, a rede pública de ensino conta com 95 escolas de tempo integral – atendendo 32 mil estudantes em mais de 50 municípios. Com o aumento, serão mais 95 novas escolas, alcançando 107 municípios e cerca de 70 mil alunos matriculados em todo o Estado. No total, serão 190 escolas de tempo integral.

“Até 2014, não tínhamos nenhuma escola de tempo integral. Agora, 51 cidades do Maranhão contam com esse regime. O governo de Carlos Brandão é de continuidade e avanços. Acreditamos que esse é o modelo de educação que as nossas crianças e jovens merecem e é nisso que investiremos”, acrescentou o vice-governador Felipe Camarão.

Posse dos novos Gestores Escolares

Na ocasião, também foram empossados os novos gestores escolares da rede estadual de ensino, referente ao quadriênio 2024-2027. Mais de 600 eleitos foram empossados para as vagas de gestor geral, gestor auxiliar, diretor geral e diretor adjunto, distribuídas por Unidade Regional de Educação (URE).

No evento, também estavam presentes os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB) e Leandro Bello (Podemos); os deputados federais Rubens Pereira Júnior (PT) e Duarte Júnior (PSB); o ministro do Esporte, André Fufuca, além do chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira.

Programa Pré-Universitário Municipal de São Mateus aprova mais de 502 estudantes para as Universidades e Faculdades públicas e privadas

30-01-2024    Terça-feira

Amplo e competente programa educacional pré-universitário, no município de São Mateus (MA), continua alcançando excelentes níveis de acesso nas universidades, faculdades e institutos do âmbito estadual, federal e privadas, com 95% de alunos oriundos da rede pública municipal e 5% de escolas privadas. Mais de 1.600 alunos estudaram no Pré-Universitário Municipal de São Mateus, um projeto para o nível de ensino superior alcançando a abrangência na ocupação proporcional de vagas acima da média entre os municípios maranhenses com mais de 100 mil habitantes.

Professores, técnicos, gestores administrativos e as famílias dos alunos estão como parceiros no Pré-Universitário Municipal, comprometidos em fortalecer a educação dos vestibulandos com apoio diário e integral do prefeito Ivo Rezende e estruturas das secretarias do município.

Referência estadual como modelo de inclusão e multiplicação de estudantes formados em universidades e faculdades, permitindo o retorno dos profissionais para a qualificação e o atendimento da população de São Mateus após a conclusão completa dos cursos escolhidos pelos estudantes.

Governo Brandão anuncia dobrar número de escolas em tempo integral durante cerimônia de posse de gestores escolares

30-01-2024     Terça-feira

No Ceprama, em São Luís, o governador Carlos Brandão, acompanhado do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, participou da Cerimônia de Posse dos Novos Gestores Escolares para o Quadriênio 2024 – 2027, nesta segunda-feira (29). Na Oportunidade, o governador anunciou que o Governo do Maranhão irá dobrar o número de escolas de tempo integral, alcançando 108 cidades maranhenses.

Durante a solenidade, Brandão destacou como um marco histórico da educação maranhense, além de um exemplo de democracia, o ato de eleição e nomeação dos gestores estaduais, no qual participaram os professores, os alunos e os administradores das escolas. Na ocasião, Brandão anunciou a ampliação do número de escolas e a importância da modalidade de ensino em tempo integral para o desenvolvimento dos jovens.

“Aproveitamos para anunciar que iremos dobrar o número de escolas de tempo integral, uma modalidade que, realmente, muda a vida das pessoas e a educação do nosso estado. São três refeições ao dia, para garantir a segurança alimentar dos jovens e a permanência deles por todo o dia na escola. A educação é o melhor caminho para garantir um futuro melhor a todos os jovens maranhenses. Eu quero agradecer a presença maciça de todos os gestores de todo o Maranhão, eleitos de forma democrática, e desejo boa sorte”, comunicou Brandão.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, enalteceu o trabalho dos educadores dos 217 municípios maranhenses e falou do orgulho em participar do projeto de expansão de escolas como os Iemas e os Centros Educa Mais.

“É um dia histórico em que o governador Carlos Brandão dá posse a quase 800 gestores escolares eleitos por mais de 170 mil pessoas que votaram diretamente nos 217 municípios. Eu tenho muito orgulho dos nossos gestores, gestoras, professores, professoras, pais e mães que participaram desse processo eleitoral, além dos estudantes. E também, muito honrado de fazer parte desse processo de expansão das escolas de tempo integral do nosso estado. Serão Iemas e Centros Educa Mais que partirão de 95, em 51 municípios, para 192 escolas de tempo integral em 108 cidades maranhenses”, pontuou Camarão.

Gestora recém-empossada na cidade de Santa Inês, Leudimar Lucena, reconheceu a importância do Governo do Maranhão reforçar a participação efetiva e democrática de todos os que integram a educação maranhense, desde os educadores, até os pais e alunos.

“É uma satisfação muito grande, uma felicidade em poder participar deste momento tão importante para a educação do estado, que vem fortalecendo a gestão democrática e participativa nas escolas do nosso Maranhão. As expectativas são as melhores e, junto à comunidade escolar, vamos seguir no esforço à oferta de uma educação de qualidade voltada, realmente, aos nossos discentes, para que eles possam alcançar os sonhos e os objetivos que desejam”, enfatizou a educadora Leudimar.

Representando o Iema Itaqui-Bacanga, Ana Beatriz Oliveira ressaltou o quão importante é a modalidade de ensino em tempo integral para a capacitação técnica, a obtenção de diversas experiências acadêmicas, assim como a facilitação do ingresso no mercado de trabalho.

“O Iema promove um ensino médio e técnico de qualidade, garantindo a entrada no mercado de trabalho. É uma profunda gratidão estar aqui hoje representando o Iema Itaqui-Bacanga. Ano passado, eu finalizei o curso técnico em Portos. Eu também pude participar de projetos junto à Fapema e o Ifma, ajudando o meio ambiente e conhecendo as comunidades”, pontuou a aluna.

Janildo Bastos, que é pai da Ana Beatriz, comemora a aprovação da filha para o bacharelado em Geografia na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e destaca que a conquista ocorreu graças à vontade de estudar da menina, e a possibilidade de desenvolvimento que o Iema Itaqui-Bacanga proporcionou.

“A Ana Beatriz fez o Iema de segunda casa dela, ela teve todo um interesse pelos estudos, se desenvolveu muito para ser o que ela é hoje, com uma aprovação na Uema. Agora, com muito orgulho, a vida dela segue em frente”, comemorou o autônomo.

Com Lula e sem teto de gastos, investimentos do governo crescem 81%

30-01-2024    Terça-feira

Em 2023, os investimentos chegaram a R$70,66 bilhões e se aproximaram de patamar que antecede o golpe contra Dilma Rousseff

Em nota técnica do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que trata sobre o panorama fiscal de 2023, os números trazidos pelos pesquisadores revelam que o governo federal ampliou os recursos para investimentos, que chegaram a R$70,66 bilhões em 2023. Os investimentos tem como eixo principal as obras do Novo PAC no terceiro mandato de Lula.

O aumento destacado pelo Poder360 revela um crescimento de 81% nos investimentos, uma vez que em 2022, ainda sob Bolsonaro, a despesa foi de R$ 39,15 bilhões no ano.

Com isso, o Brasil se aproxima do patamar de 2016, ano do golpe contra a presidente Dilma Rousseff, que teve R$ 75,27 de bilhões em investimentos. No ano seguinte, já sob Temer e o teto de gastos, foi iniciado o congelamento dos valores que durou até 2022.

Leia tambémPetrobras bate recorde de valor de mercado e de produção

A partir do documento, que ressalta que 2023 teve queda real de arrecadação e expressivo aumento real da despesa, entende-se que foi a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição que permitiu avançar nos investimentos para a retomada do desenvolvimento do país, sendo que o teto de gastos impunha uma série de condições impeditivas.

O furo no teto de R$ 170 bilhões, portanto, permitiu não só pagar o bolsa família como aumentou os investimentos que foram estabelecidos em apenas R$ 22 bilhões para 2023 pelo governo Bolsonaro, quando foi enviado o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), ainda em 2022.

Murilo da Silva   Vermelho

Zé Inácio afirma que entrega do Caminho dos Poetas é marco para o turismo no Maranhão

30-01-2024    Terça-feira

Segundo o deputado, a entrega da estrada pelo governador Carlos Brandão, em Guimarães, representa um passo significativo rumo ao progresso e à inclusão social no estado

No domingo (28), o Maranhão testemunhou um momento histórico com a inauguração da estrada Caminho dos Poetas, obra aguardada há mais de cinco décadas pela população local. O governador Carlos Brandão (PSB) fez a entrega da via em ato prestigiado pelo deputado Zé Inácio (PT). A cerimônia emblemática marca o início de uma nova era para o turismo na região.

Com extensão de 19 quilômetros, a estrada conecta a sede do município de Guimarães à paradisíaca praia de Araoca, criando um novo corredor turístico no litoral maranhense. O evento de inauguração foi marcado por uma atmosfera de celebração e entusiasmo, refletindo a importância desse marco para o desenvolvimento econômico e social da região.

O governador Carlos Brandão destacou a importância estratégica da estrada Caminho dos Poetas para o Maranhão, ressaltando que a obra não apenas facilitará o acesso à praia de Araoca, mas também promoverá o turismo sustentável e a geração de empregos na área.

“Estamos celebrando não apenas a conclusão de uma estrada, mas sim o início de uma nova fase para o turismo no Maranhão. A entrega da estrada Caminho dos Poetas é um testemunho do compromisso do nosso governo com o desenvolvimento regional e a qualidade de vida da população”, afirmou o governador.

O deputado Zé Inácio ressaltou a importância do trabalho conjunto entre o governo estadual e os representantes do povo para concretizar essa conquista tão aguardada. “Parabenizo o governador Carlos Brandão por ter atendido as demandas da nossa população e por ter olhado com tanto cuidado para mais essa reivindicação do nosso mandato. A entrega da estrada Caminho dos Poetas representa um passo significativo rumo ao progresso e à inclusão social no Maranhão”, declarou o deputado.