Arquivo mensal: julho 2023

Em agenda com ministra Anielle Franco, Iracema afirma que criação de Centro da Mulher Negra fortalece pauta antirracista

31-07-2023 Segunda-feira

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta segunda-feira (31), da posse da nova diretoria do Centro Estadual de Referência da Mulher Negra Ana Silvia Cantanhede, que contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Na solenidade, o governador Carlos Brandão (PSB) assinou o decreto que oficializa a criação da instituição e inaugurou a Área de Vivência Marielle Franco no local.  

Iracema Vale destacou a satisfação do Parlamento Estadual em estar irmanado para o fortalecimento de uma pauta tão importante como a luta e a educação antirracistas. “Para nós da Assembleia essa é uma bandeira de luta, pois fazemos política para o povo do Maranhão, que tem uma comunidade negra muito forte e é a nossa descendência. Então, estamos muito felizes em apoiar essa causa e esse movimento”, afirmou. 

A ministra Anielle Franco disse que o Centro Estadual de Referência da Mulher Negra é um exemplo concreto do que são políticas públicas voltadas para as mulheres negras e a população preta em geral. 

“É uma honra ser recepcionada não só pelo governador Carlos Brandão, mas também estar ao lado das parlamentares maranhenses, que têm à frente essa pauta que é uma luta muito importante para o país inteiro. A inauguração desse espaço é um marco e esperamos que iniciativas como esta sejam replicadas em mais estados”, disse a ministra.

J. Cardoso

Ato de descerramento da placa inaugural da Área de Vivência Marielle Franco, no Centro de Referência da Mulher Negra

Ato de descerramento da placa inaugural da Área de Vivência Marielle Franco, no Centro de Referência da Mulher Negra

Iniciativa  

O Centro Estadual de Referência da Mulher Negra tem como propósito oferecer um local seguro e acolhedor às mulheres negras vítimas de racismo, discriminação de gênero e violência estrutural e religiosa. O governador Carlos Brandão frisou que o espaço é o primeiro do Nordeste criado com essa finalidade e que a iniciativa é um exemplo para todo o país.  

“Aqui será um local onde vamos desenvolver políticas públicas voltadas para as mulheres negras, além de ser uma ponte para discutir com o governo ações nas áreas da saúde, educação, combate ao racismo e políticas para a população negra”, completou Brandão.

J. Cardoso

Na solenidade, o governador Carlos Brandão assinou o decreto que oficializa a criação da instituição

Na solenidade, o governador Carlos Brandão assinou o decreto que oficializa a criação da instituição

Também estiveram presentes os deputados Roberto Costa (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Janaína Ramos (Republicanos) e Fabiana Vilar (PL), que ratificaram a importância do espaço para as mulheres e toda a população negra do estado.   

“Esse é um passo importante que o governador Carlos Brandão dá ao priorizar as políticas de inclusão social para a população negra do nosso estado. Mostra também a necessidade de fortalecermos a presença da mulher negra dentro da sociedade, uma vez que o Maranhão é composto em sua maioria pela população negra”, afirmou o deputado Roberto Costa. 

Artigo do Governador Carlos Brandão: Até 2024, São João do Maranhão!

31-07-2023 Segunda-feira

Quando apresentamos o São João do Maranhão para o Brasil e para o mundo, ainda em maio, durante um evento em São Paulo, tínhamos a certeza do sucesso que viria. Com muito planejamento e dedicação de uma equipe comprometida em fazer o melhor, encerramos a temporada junina com muita coisa boa para contar. Nós e os milhares de turistas que acompanharam de perto o maior São João do Mundo, que teve um crescimento de 39% em relação ao ano passado – só no mês de junho -, segundo o Observatório do Turismo do Maranhão, que também apontou a satisfação de 94% dos turistas, ao afirmarem que querem retornar ao nosso estado, nesse mesmo período.

E tudo foi, realmente, de encantar! A começar por nossa rica culinária, que faz parte dos arraiais e conquista a todos. As mais de 1.260 atrações, que se habilitaram para as apresentações, quebraram a rotina de nossas cidades, levando muita alegria, beleza e uma diversidade cultural única. Este ano montamos grandes arraiais em São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas. Além disso, levamos a festa a cerca de 80% dos municípios maranhenses, em uma grande investida de descentralização.

O São João do Maranhão, ao longo do tempo, se transformou e deixou de ser apenas uma grande celebração cultural para se tornar, também, um propulsor de desenvolvimento socioeconômico. Nossos arraiais valorizaram as tradições locais, promoveram a inclusão social e a geração de emprego e renda, fazendo girar a economia maranhense.

Neste dia 30 de julho, encerramos um momento que nos rendeu muitas imagens incríveis, novos apaixonados por nosso estado e que superou todas as nossas expectativas. O Maranhão se fortaleceu como destino turístico. Ainda não temos dados consolidados sobre todo o evento, mas segundo a CCR, empresa que administra o aeroporto de São Luís, a capital registrou um fluxo de 150 mil passageiros, apenas em junho.

Por todos os resultados que alcançamos, por toda a maravilha que presenciamos nos arraiais; por todo o deslumbramento que conseguimos construir na memória de nossos visitantes, só podemos agradecer. Em especial aos brincantes que se dedicam o ano inteiro a manter vivas nossas mais ricas tradições, que se transformam em apresentações mágicas que enchem de orgulho os maranhenses e encantam a todos, revelando a riqueza cultural e a hospitalidade de nossa gente.

O Maior São João do Mundo se encerra hoje em Barreirinhas e, em grande estilo, na Praça da Fé, em São Luís. Deixa saudades e o compromisso de trabalharmos por uma festa ainda maior e melhor em 2024.
Parabéns, Maranhão!

Carlos Brandão- Governador do Maranhão

Senadora Ana Paula Lobato pede apoio ao PT para disputar Prefeitura de Pinheiro

31-07-2023 Segunda-feira

A senadora Ana Paula Lobato (PSB) apresentou ao Diretório Municipal do PT de Pinheiro sua pré-candidatura a prefeita durante reunião política no domingo (30). Ela pediu o apoio do partido, que faz parte da Federação Brasil da Esperança, para o seu projeto eleitoral em 2024.

Durante a reunião, a pauta foram as eleições municipais e os rumos da Federação Brasil da Esperança, da qual o PT faz parte, no município de Pinheiro. Os dirigentes do PT viram, de forma positiva, a disposição da senadora em disputar a Prefeitura.

A reunião política contou com as presenças do presidente municipal do PT, Janilton Nunes, dos dirigentes César Soares e professora Rosélia Brito. Participaram também o deputado Othelino Neto, que é do PCdoB, partido que também compõe a Federação; o suplente de vereador, Leo Lobato, e o irmão da senadora, Paulo Emílio.

“Em boa conversa, apresentei meu nome a eles como pré-candidata a prefeita da minha querida cidade e os convidei a somar com a gente neste projeto.Ao final do encontro, agradeci o acolhimento”, disse a senadora por meio de suas redes sociais.

Ana Paula Lobato afirmou ainda que conversará também com outros líderes políticos partidários e, principalmente, com a população, “para poder realizar o sonho de fazer muito mais por Pinheiro”.

Jorge Vieira

Câmara de São Luís retoma suas atividades legislativas na próxima segunda-feira (07)

31-07-2023 Segunda-feira

A Câmara de São Luís informa à população e aos seus servidores, por meio da Resolução Administrativa nº 104/23, o retorno das suas atividades legislativas a partir da próxima segunda-feira, 07.

A resolução assinada e publicada pelo presidente, vereador Paulo Victor (PCdoB), publicada em 28 de julho prorroga a suspensão das atividades em virtude dos serviços de manutenção do plenário Simão Estácio da Silveira, regulamentada pela Portaria nº075/23.

Rodrigo Lago participa do 4º Festival do Abacaxi em São Domingos do Maranhão

31-07-2023 Segunda-feira

O deputado Rodrigo Lago participou da 4ª edição do Festival do Abacaxi, realizado no último sábado (29), em São Domingos do Maranhão, considerada a “capital do abacaxi”.  O evento, que contou com a presença do governador Carlos Brandão, reuniu produtores, expositores, autoridades e a população da região.

Durante o festival, o deputado Rodrigo Lago anunciou seu projeto de lei que busca conferir o título de Patrimônio Cultural do Estado ao Festival do Abacaxi. Segundo ele, a aprovação e a sanção desse projeto garantirão maior visibilidade e valorização a esse evento tradicional.

“O festival protegido por lei como Patrimônio Cultural do Estado garantirá a ele continuidade e que tenha cada vez mais investimentos, aumentando a produção e ampliando o alcance da cultura do abacaxi”, explicou Rodrigo Lago.

Divulgação

Rodrigo Lago, governador Carlos Brandão e outras autoridades durante o 4º Festival do Abacaxi em São Domingos do Maranhão

Rodrigo Lago, governador Carlos Brandão e outras autoridades durante o 4º Festival do Abacaxi em São Domingos do Maranhão

O prefeito Kléber Tratorzão agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa ao evento. “O 4º Festival do Abacaxi está sendo um sucesso e temos a honra de contar com a presença do deputado Rodrigo Lago, que anunciou um projeto importante para valorizar nossa cultura”, disse.

Governo do Maranhão encerra Maior São João do Mundo com apresentações em São Luís e Barreirinhas

31-07-2023 Segunda-feira

O brilho e encanto do Maior São João do Mundo estará presente neste domingo (30) nos arraiais de São Luís e Barreirinhas marcando o encerramento das festividades juninas de 2023. Este ano foram mais de 60 dias dedicados ao São João com a programação oficial realizada pelo Governo do Maranhão a partir da coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e apoio de parceiros como o Grupo Mateus, Equatorial Energia e Guaraná Jesus.

Em São Luís, o palco das apresentações é a Praça da Fé, ao lado da Casa do Maranhão, na Praia Grande. A partir das 19h, o público terá o show da Companhia Encantar, seguido pela apresentação da Quadrilha Asa Branca, Bumba Meu Boi Novilho Branco, Grupo Lamparina e Bumba Boi de Pindaré.

Já na cidade de Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, a programação do domingo contará com shows de Renan Soeiro, Suh Santos, Fabricia e Luan Costa, além da Dança Portuguesa Brilho e Orgulho de Portugal, Bumba Boi de Sonhos e Bumba Boi de Axixá. O arraial na cidade balneária começa a partir das 18h na Praça da Família, próxima ao antigo aeroporto.

O governador Carlos Brandão esteve na abertura oficial do arraial de Barreirinhas, na sexta-feira (29), e destacou a importância da cultura e do turismo. “Eu não poderia deixar de participar do Maior São João do Mundo que veio também para Barreirinhas e prestigiar o povo da região e os turistas. Barreirinhas, agora, passa a fazer parte desse calendário valorizando a nossa cultura e gerando emprego e renda”, afirmou.

Ao longo dos mais de 60 dias de programação oficial, o Maior São João do Mundo contou com mais de 1,2 mil atrações que se apresentaram nos arraiais de São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas. Além disso, foi dado apoio aos demais municípios para a realização da festa, alcançando cerca de 80% das cidades maranhenses.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, destacou o compromisso do Governo do Estado em valorizar a cultura maranhense. “A temporada foi um sucesso e eu não tenho dúvida que esse São João ficou marcado na história. Ano que vem tem mais, com muita alegria, e desde já agradeço a todo o povo do Maranhão”, declarou.

A diversidade de ritmos, cores e manifestações encantam os turistas que chegam ao estado. É o caso da professora Eloíza Neves que veio do Rio de Janeiro passar férias no Maranhão e ficou deslumbrada com as apresentações da noite de sexta-feira (28), na Praça da Fé, em São Luís.

“É a primeira vez que eu venho e o Maranhão é maravilhoso! Esse bumba meu boi é divino e eu estou encantada com esse povo lindo dançando. Eu amei”, afirmou.

Assembleia do Maranhão retoma trabalhos legislativos nesta terça-feira (1º) após recesso parlamentar

31-07-2023 Segunda-feira

Após o período regimental de recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa do Maranhão retoma, nesta terça-feira (1º), os trabalhos no Plenário Nagib Haickel, com a realização da primeira sessão ordinária deste segundo semestre, às 9h30.

Já na quarta-feira (2) não haverá expediente na Casa, atendendo ao disposto na Resolução Administrativa 986/2023, que decreta ponto facultativo no Parlamento Estadual, em virtude dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo da Fifa.

O expediente será retomado normalmente na quinta-feira (3), com sessões ordinária e solene no Plenário Nagib Haickel.

Primeira fase do Desenrola Brasil tirou 6 milhões de dívidas do negativo

31-07-2023 Segunda-feira

Nessa etapa inicial do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, valores devidos de até R$ 100 foram retirados do negativo

Com o término de sua primeira fase, o Desenrola Brasil contabilizou a retirada de seis milhões de dívidas de até R$ 100 dos registros de negativados. Além de ajudar pessoas nessa situação a poderem limpar seu nome e voltarem a consumir, de maneira a contribuir para reaquecer a economia, o programa ainda tem gerado competição entre bancos, o que pode beneficiar os endividados. 

“O fato de alguns bancos terem feito isso gerou uma pressão competitiva para que outros fizessem”, informou o secretário de Reformas Econômicas, Marcos Barbosa Pinto, ao jornal O Globo. Ele completou dizendo que “temos visto bancos que, apesar de não terem o benefício regulatório que nós estamos dando para fazerem a renegociação estão fazendo ofertas para a população”. 

No caso da Caixa Econômica Federal, por exemplo, cerca de 22 mil pessoas físicas renegociaram R$ 371 milhões em dívidas desde o início do programa. Como um cliente pode ter vários contratos — como cartão de crédito, cheque-especial e financiamentos em geral — foram refinanciados 36 mil contratos.   Ao considerar os 225 mil clientes com dívidas de até R$ 100 que tiveram o nome limpo, o número de pessoas retiradas do cadastro negativo aproxima-se de 250 mil. As informações foram divulgadas pela presidenta da instituição, Maria Rita Serrano. 

Esses seis milhões de dívidas retiradas do negativo não correspondem ao mesmo número de beneficiados, uma vez que um CPF pode ter mais de uma dívida. Cabe salientar, ainda, que a medida adotada não é um perdão da dívida: o débito seguirá existindo, mas os bancos se comprometem a não utilizar a cobrança para incluir devedores no cadastro negativo.

Conforme apontado pelo Ministério da Fazenda quando do anúncio do programa, a expectativa era de que ao menos 1,5 milhão de brasileiros pudessem ter seu nome limpo nessa etapa inicial, finalizada na última sexta-feira (28).

Faixas 1 e 2

Além desta etapa, o Desenrola — Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes — prevê duas outras faixas de devedores. A faixa 2, que entrou em vigor no dia 17, abrange as renegociações de débitos com bancos para quem tem renda de até R$ 20 mil sem limite de valor de dívidas, o que permite o refinanciamento de imóveis e de veículos, por exemplo.

Já a faixa 1, que deverá ser lançada em setembro, contempla devedores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou de renda mensal de até dois salários mínimos com débitos de até R$ 5 mil com empresas de fora do sistema financeiro. A categoria abrange concessionárias de água, energia e gás e crediário em comércio. Ao todo, espera-se que o Desenrola possa beneficiar 70 milhões de pessoas. 

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a parcela de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 78,3% em abril deste ano. 

Vermelho com agências

Famem realiza 1º Qualifica Maranhão na Regional de Pinheiro nos dias 1º a 3 de agosto

31-07-2023 Segunda-feira

Gestores e técnicos municipais que atuam nos setores de licitações, contratos e compras do município de Pinheiro e região da Baixada podem participar do 1º Qualifica Maranhão.

O evento será realizado nos dias 1º a 3 de agosto. O Qualifica Maranhão estará na Regional de Pinheiro, situada no auditório do prédio de licenciaturas do “Centro de Ciências de Pinheiro da UFMA”.

Os interessados podem acessar todas as informações nas redes sociais da Famem e se inscrever acessando o site (famem.org.br).

O Qualifica Maranhão é uma realização da FAMEM, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público do Maranhão (MPMA), União de Vereadores e Câmaras Municipais (UVCM) e Governo do Maranhão, por meio da Escola de Governo (EGMA).

É tempo de unidade!

Famem

Governo do Maranhão apoia eventos de estímulo a produtores rurais

30-07-2023 Domingo

O Governo do Maranhão esteve presente em dois eventos importantes para produtores rurais da região central e leste do estado. O governador Carlos Brandão acompanhou, durante a manhã deste sábado (29), o Festival do Abacaxi na cidade de São Domingos do Maranhão e, durante a tarde, a abertura da ExpoCodó.

O Festival do Abacaxi está na quarta edição e foi realizado no Estádio Pereirão, no município de São Domingos. O evento tem como objetivo valorizar a agricultura familiar do município, além de intensificar a geração de renda na maior cidade produtora de abacaxi do estado.

Na ocasião, Brandão destacou que o cultivo do abacaxi é importante tanto para os pequenos, médios e grandes produtores, além de movimentar toda uma cadeia da economia na cidade. “Esse é um grande evento com a participação dos produtores rurais, que são os donos dessa festa, e mostrando que é possível produzir abacaxi no Maranhão exportando para Argentina, São Paulo e vários estados do país. O prefeito Tratorzão está de parabéns pelo trabalho para fortalecer a cadeia do abacaxi”, disse.

O governador afirmou que será possível avançar ainda vez mais na produção e comercialização do abacaxi a partir da união dos governos federal, estadual e municipal, especialmente com os financiamentos autorizados pelo presidente Lula para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Alves, mais conhecido como Tratorzão, agradeceu a presença do governador Carlos Brandão no evento. “Esse evento é muito importante e o governador já conhecia a história do nosso abacaxi e o trouxe aqui para agradecer, em nome de todos os nossos produtores. E sei que o governo vai ajudar a nossa produção de abacaxi com a gestão municipalista que tem”, comentou.

No município de Codó, o Parque de Exposição Walter Zaidan sediou a 49ª edição da ExpoCodó, que reúne pecuaristas para negócios e troca de experiências sobre a criação de gado, com exposição de novas tecnologias para a atividade agrícola e novas raças para o melhoramento da produção. A ExpoCodó é uma das maiores feiras da região, com leilão, compra e venda de máquinas, equipamentos e animais.

O presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (Acrivi), Iuri Correia, responsável pela coordenação do evento, lembrou que a exposição foi possível a partir do apoio da gestão estadual para a revitalização do espaço.

“A feira estava esquecida e abandonada há alguns anos e com o governador Brandão foi feito a revitalização desse parque. A ExpoCodó representa um fomento para o agronegócio da região gerando emprego e renda, gerando melhoramento das questões genéticas dos animais, compra de maquinários, enfim, trazendo desenvolvimento para a região dos Cocais”, declarou Iuri Correia.

Em Codó, o governador Carlos Brandão reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da produção de alimentos e o apoio aos produtores rurais.

“Temos participado de todas as exposições agropecuárias no nosso estado e a minha presença enquanto governador mostra o compromisso com o seguimento do agronegócio, da agricultura e da pecuária. O governo é parceiro desse momento em que patrocina, fomenta e ajuda no custeio das exposições para que dê certo, pois não é fácil fazer um evento desse porte. E o governo tem que fortalecer esse setor do campo”, disse.

O prefeito de Codó, José Francisco, agradeceu a parceria da gestão estadual com o município e citou como exemplo a doação de mais de um hectare para ampliar o Parque de Exposição Walter Zaidan.

“Essa parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Codó e Acrivi é sólida e fortalece o agronegócio na região, um setor que representa desenvolvimento. Então estamos fazendo essa doação de mais de um hectare de terra e o projeto está na Câmara de Vereadores para ser aprovado”, observou o prefeito.

O Governo do Estado tem apoiado os eventos de exposição e promoção da produção rural em todas as regiões do Maranhão.