Arquivo mensal: maio 2023

Diretorias da Alema definem funcionamento do espaço a responsáveis por barracas do “Arraial a Assembleia 2023”

31-05-2023 Quarta-feira

Na manhã desta terça-feira (30), foi realizada a primeira reunião dos responsáveis pelas barracas que funcionarão durante as quatro noites do ‘Arraial da Assembleia’, de 15 a 18 de junho, com representantes das Diretorias da Casa. Na ocasião, foram repassadas normas de funcionamento dos estabelecimentos, direitos e deveres dos comerciantes em relação ao arraial, instruções para conservação das barracas, definição do que será vendido e orientações de segurança.

“Passamos as primeiras informações, tiramos dúvidas, para que todos os barraqueiros estejam por dentro do Padrão do Arraial da Assembleia, e para que essa festa aconteça da melhor forma possível para o nosso público”, afirmou o diretor Administrativo do Parlamento Estadual, Raimundo Reis.

A reunião também contou com presença dos representantes da Diretoria-Geral da Alema, do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema) e do Cerimonial da Casa.

Ludmila Ribeiro, chefe de gabinete da presidente do Legislativo Maranhense, deputada Iracema Vale (PSB), afirmou que esse primeiro momento foi imprescindível para estabelecer o cardápio e a responsabilidade dos barraqueiros.

“Será o maior arraial de todos os tempos. Estamos com uma proposta de aumentar o número de atrações, teremos mais barracas e, também, contaremos com o carrinho do Mais Renda, brinquedoteca para as crianças. Será uma estrutura muito grande e propícia para receber os maranhenses”, afirmou.

Governo Brandão entrega lancha tática à Polícia Militar para reforçar segurança nos portos e combater contrabando

31-05-2023 Quarta-feira

O Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), entregou uma nova lancha tática, modelo DSG 680, à Polícia Militar, nesta segunda-feira (29). O investimento tem o objetivo de fortalecer a segurança portuária e auxiliar as atividades de policiamento fluvial/marítimo no combate ao contrabando de mercadorias, armas de fogo, entorpecentes e outros ilícitos penais nos portos e terminais portuários do litoral maranhense.

A embarcação, que será utilizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Maranhão, também estará disponível para auxiliar demandas de outros órgãos, como a Polícia Federal e a Receita Federal, visando interconectar diferentes entidades que atuam no Porto do Itaqui. Essa iniciativa visa promover maior segurança nas fiscalizações da área de fundeio, alfândega e demais setores do porto, proporcionando tranquilidade para investidores e empresários do setor cargueiro.

Durante a entrega, o governador Carlos Brandão discutiu sobre a importância deste equipamento em mobilidade e levou em consideração possíveis futuros investimentos que possam beneficiar também questões como a resposta a emergências médicas, a partir de ambulâncias fluviais; e acesso à serviços essenciais como o transporte de mercadorias e a oferta de educação a partir de lanchas como transporte escolar.

Levando em conta a proximidade com quatro terminais hidroviários, o governador ressaltou que, de início, já será possível contribuir para a proteção da população e a redução da criminalidade na região.

“Mais uma conquista do governo do Maranhão em reforço à segurança pública. Hoje, por meio da Emap, podemos disponibilizar uma lancha tática; trata-se de uma parceria no valor de R$ 700 mil. Tem como finalidade o patrulhamento de toda a área costeira da nossa ilha para combater o crime, o contrabando e o tráfico de drogas. É um equipamento que ainda não tínhamos e poderá ser utilizado em outras cidades, dependendo da necessidade”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, destacou a relevância da parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e o Porto do Itaqui na aquisição dessa lancha, ressaltando que poucos portos no Brasil possuem esse tipo de equipamento.

“Estamos muito felizes junto ao governador para a entrega desta lancha que irá fazer o patrulhamento costeiro do Maranhão, nos guardando aqui no porto, enviando o tráfico de drogas, corrigindo áreas que têm situação indevida de pesca, enfim, toda a segurança da nossa Costa. Esta é uma lancha que poucos portos do Brasil possuem, só o porto do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, é o único que detém esse equipamento”, pontuou o presidente da Emap.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, ressaltou o compromisso do Governo do Maranhão em investir no combate à criminalidade, afirmando que a aquisição da lancha é mais um exemplo desse comprometimento. “É mais um investimento do Governo do Estado, através da Emap, para aquisição da lancha e combate à criminalidade na Grande Ilha de São Luís e demais cidades litorâneas”, disse o secretário da SSP.

Sobre o DGS 680

A embarcação DGS 680 é conhecida por sua versatilidade e resistência, sendo testada e aprovada em ambientes extremos, como a Antártica e a Ilha de Trindade. Ideal para diversas missões, como inspeção naval, patrulha e transporte, o DGS 680 é econômico e durável. Além disso, pode ser personalizado para atender às necessidades de qualquer operação. 

Com capacidade de amortecimento a impactos, baixa propagação de chamas, reciclabilidade, grande reserva de flutuabilidade e baixo custo de manutenção, o DGS 680 é uma escolha confiável. Além disso, sua resistência à corrosão e baixa percepção em radares o tornam ainda mais vantajoso. O barco pode ser equipado com piso antiderrapante padrão militar e outras configurações compatíveis com diferentes atividades.

Efeito Lula: taxa de desemprego, de 8,5%, é a menor desde abril de 2015

31-05-2023 Quarta-feira

Índice ficou abaixo das expectativas do mercado e do IBGE. “Vamos em frente, a luta para transformar o Brasil segue firme e forte. Faz o L”, festejou Gleisi Hoffmann

A taxa de desemprego no país ficou em 8,5% no trimestre encerrado em abril, o que indica estabilidade em relação ao trimestre anterior, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quarta-feira (31) pelo IBGE. A taxa é a menor para o período desde abril de 2015, quando ficou em 8,1%. Já na comparação com o mesmo período em 2022 (10,5%), o índice de desocupação teve queda de dois pontos percentuais.

resultado veio abaixo das expectativas do mercado e do próprio IBGE. “Essa estabilidade é diferente do que costumamos ver para este período. O padrão sazonal do trimestre móvel fevereiro-março-abril é de aumento da taxa de desocupação, por meio de uma maior população desocupada, o que não ocorreu desta vez”, explica Alessandra Brito, analista da pesquisa.

A presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), celebrou o resultado positivo verificado no levantamento. “Vamos em frente, a luta para transformar o Brasil segue firme e forte. Faz o L!”, escreveu a deputada federal, pelo Twitter.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, também comemorou os números da PNAD. “MENOR DESEMPREGO EM 8 ANOS! De acordo com o IBGE, Brasil fechou o trimestre com apenas 8,5% da população em busca de colocação, o melhor número desde 2015. O povo brasileiro merece trabalho, renda e economia forte e é pra isso que eu faço o L todos os dias!”, tuitou.

O senador Humberto Costa (PT-PE) também se manifestou sobre o resultado. “BOA NOTÍCIA! O mercado de trabalho apresentou sinais de melhora este ano. Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego ficou em 8,5% no trimestre encerrado em abril. É a menor para o período desde 2015. É Lula fazendo a economia avançar. Faz o L!”, disse, no Twitter.

Ainda segundo o IBGE, no mesmo trimestre, o número de brasileiros desempregados foi de 9,1 milhões, 100 mil pessoas a mais que no trimestre anterior, o que o IBGE classifica como cenário de estabilidade. Já a população ocupada somou 98 milhões, com recuo de 0,6% (menos 605 mil pessoas) ante o trimestre anterior. Na comparação interanual, porém, cresceu 1,6% (mais 1,5 milhões de pessoas).

Rendimento médio

Quanto ao rendimento médio, os trabalhadores ganharam R$ 2.891 por mês no trimestre, um cenário estável na comparação com o trimestre anterior. Na comparação anual, porém, houve aumento de 7,5%.

Carteira

Os resultados da PNAD Contínua para abril também mostraram que o número de empregados sem carteira assinada no setor privado recuou 2,9% em relação ao trimestre terminado em janeiro, ficando em 12,7 milhões. Também o contingente de trabalhadores domésticos recuou: diminuiu 3,2% e chegou a 5,7 milhões de pessoas.

Os contingentes de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (36,8 milhões), de trabalhadores por conta própria (25,2 milhões) e de empregados no setor público (12 milhões) ficaram estáveis em abril.

Já a taxa de informalidade foi estimada em 38,9% da população ocupada, o que significava 38 milhões de trabalhadores informais em abril. No trimestre anterior, a taxa era de 39%, enquanto em abril de 2022 estava em 40,1%.

A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal.

PT

Relatora da CPMI do 8 de Janeiro, Eliziane, quer convocar Bolsonaro, Torres, Ibaneis e militares

31-05-2023 Quarta-feira

Relatora da CPMI do 8 de janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) afirmou à Folha de de S. Paulo que não descarta ouvir Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e militares sobre os atos terroristas daquele dia.

Sobre Bolsonaro, a parlamentar afirmou que “há possibilidade de ele vir. Isso é um fato”. “De novo, pode ser também que não venha. Nós temos 180 dias. Então eu acho que, nesses dois primeiros meses, é importante tomar pé da situação. O que você tem. E depois partir. Se tiver que fazer uma ação mais ostensiva, sim. Se tiver que chamá-lo, nós vamos chamar. Até porque é absolutamente possível disso acontecer, né?”.

Em relação a Torres, a relatora espera tomar seu depoimento “logo”. “É um nome que também será ouvido. Até pela função dele. Naturalmente será ouvido. Até acredito que será logo. É um nome que será ouvido com toda certeza”.

Quanto a Ibaneis Rocha, Eliziane lembrou que ele é investigado e tratou sua convocação como uma “possibilidade”, já que, como governador, poderá recorrer à Justiça para não depor à CPMI. “Há algumas definições em nível de Supremo, mas ele é investigado, o governador de Brasília. Tem uma diferença”.

Questionada sobre os militares, a relatora confirmou a ida de representantes da caserna à CPMI, mas deixou claro que a convocação de membros das Forças Armadas não significa dizer que toda a instituição conspirou para a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro. “A gente vai convocar militares. Isso aí com certeza a gente vai. Quais são também eu ainda não sei te dizer, mas teremos o chamamento”.

Perguntada acerca do governo Lula (PT), ela afirmou que eventuais omissões serão investigadas mas que, com base nas evidências que existem hoje, a administração federal não pode ser considerada o foco das apurações.

“Omissão, eventualmente, a gente tem que saber de quem foi. Se omite quem tem responsabilidade de fazer e não fez. Mais uma vez eu te digo: se tiver alguém que deveria ter agido dentro da estrutura do governo atual e não agiu, ele tem que ser responsabilizado. Agora, dizer hoje que isso é real, eu não posso dizer. Até porque eu não tenho elementos que me subsidiem [nesse sentido]”.

“Dia 8 é um fato. Você teve sete dias de governo só, estava no oitavo dia. Outra coisa. A segurança ostensiva é da Polícia Militar. A Polícia Federal, por exemplo, é uma polícia judiciária, ela não faz o trabalho ostensivo. Quem faz o trabalho de proteção daqui é a PM do DF. Tanto que ela é financiada pelo governo federal. Quer dizer, se não fosse, se fosse uma polícia comum, tudo bem. Mas não é o caso. Ela é paga para isso”, completou.

Brasil 247 com informações da Folha

Prefeito Braide pede reunião com o Legislativo para discutir reajuste de 8,2% no salário dos servidores

31-05-2023 Quarta-feira

Em ofício enviado à Câmara, chefe do Executivo afirma que sua equipe pretende fazer a apresentação jurídica dos impactos financeiros que envolvem as emendas que modificaram o Projeto de Lei nº 110/2023

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB) fez a leitura, na manhã desta quarta-feira (31), do ofício nº 030/23 enviado à Casa pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) solicitando uma reunião com os vereadores para fazer uma apresentação jurídica dos impactos financeiros que envolvem as emendas aprovadas que modificaram o Projeto de Lei nº 110/2023, que assegura reajuste da ordem de 8,2% nos vencimentos de servidores da administração pública da capital maranhense.

Um encontro neste sentido chegou a ser anunciado para a tarde desta terça-feira (30), mas o chefe do Executivo acabou não comparecendo. Agora, de forma oficial, Braide solicitou que a Casa Legislativa possa agendar uma data visando discutir o assunto.

Após a leitura do expediente, o chefe do Legislativo agendou a audiência para a próxima segunda-feira, dia 5 de junho, às 15 horas, que poderá ocorrer na sala de Atos da Casa ou no próprio Plenário Simão Estácio da Silveira, a depender da programação de eventos que já foram previamente agendados nos espaços.

Maranhão dá início às comemorações do bicentenário do poeta Gonçalves Dias

31-05-2023 Quarta-feira

Considerado o maior poeta romântico brasileiro, o escritor maranhense Gonçalves Dias foi homenageado pelo Governo do Maranhão por conta do bicentenário do seu nascimento, que será completado este ano no dia 10 de agosto. O evento foi realizado na noite de terça-feira (30), no Convento das Mercês, e marca o início das festividades que seguirão ao longo do ano. A cerimônia foi acompanhada pelo governador Carlos Brandão, que destacou a importância da valorização da cultura.

“Nós entendemos que a nossa cultura tem que ser preservada e nada mais importante do que a homenagem a Gonçalves Dias, que foi um dos maiores poetas do nosso estado, com sua história nacionalista, com os seus romances e que sempre defendeu o nosso estado. Então nós estamos começando a comemorar o bicentenário do nascimento dele e terão vários outros eventos. Começamos aqui na Fundação da Memória Republicana pois guarda a memória do Brasil”, declarou Brandão.

Junto com a primeira-dama Larissa Brandão, o governador compôs a mesa da solenidade que também teve a presença do presidente da Fundação da Memória Republicana (FMRB), Kécio Rabelo, responsável pela organização do evento; do ex-presidente José Sarney, convidado especial e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Maranhense de Letras; da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale; do presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo; da procuradora-geral de Justiça em exercício, desembargadora Regina Leite; e do vigário-geral da Arquidiocese de São Luís, o padre Antônio José Ramos.

A cerimônia foi marcada pelas apresentações do Trio Sabiá e da Banda do Bom Menino, que contou com uma participação especial do cantor Betto Pereira na execução de uma versão da Canção do Exílio; por um momento poético com performance de atores da Companhia Tramando o Teatro, que apresentaram o recital poético ‘O Grande Amor de Gonçalves Dias’; e pela entronização do busto de Gonçalves Dias, produzido pelo artista plástico Eduardo Sereno, que passa a integrar o acervo do Convento das Mercês.

O presidente da FMRB, Kécio Rabelo, ressaltou que a presença do busto simbolicamente representa a presença permanente do poeta no espaço que é destinado a preservar a memória. Ele destacou a importância do reconhecimento de Gonçalves Dias e da história dos ilustres intelectuais do Maranhão.

“A missão da Fundação da Memória Republicana é a guarda da memória, mas também a sua preservação e difusão. Gonçalves Dias é um dos maiores personagens da nossa história, o maior poeta brasileiro e o maior poeta maranhense, que divulgou o Maranhão e o Brasil para além daqui. Ao fazer essa homenagem ao poeta, nós estamos fazendo uma homenagem a toda a nossa cultura, pois Gonçalves Dias, que inaugurou a geração do romantismo no Brasil, não foi só poeta, foi etnólogo, teatrólogo, jornalista, advogado, é uma figura exponencial da cultura brasileira e que merece todas as nossas homenagens”, afirmou Kécio Rabelo.

Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação entre a FMRB e a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) para a criação do primeiro curso de pós-graduação latu sensu em Gestão da Cultura Maranhense, com 50 vagas destinadas aos servidores públicos estaduais e com início das aulas previsto para agosto; também foi anunciado pelo governador Carlos Brandão uma parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) com a FMRB para a entrega diária de 100 refeições aos alunos de música da Associação Amigos do Bom Menino.

“O curso de pós-graduação, em nível de especialização na área de Gestão da Cultura Maranhense, é um presente que a Escola de Governo do Maranhão, seguindo uma determinação do governador. Parte das ações do bicentenário de Gonçalves Dias, é um curso que faz uma imersão na nossa cultura para que jamais esqueçamos dela. É um curso para revigorarmos a nossa identidade cultural, porque é a nossa cultura que torna o Maranhão um estado único”, destacou a presidente da EGMA, Leuzinete Pereira.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, ressaltou a importância da medida anunciada pelo governador Carlos Brandão sobre o fornecimento de refeições para alunos de música da Associação Amigos do Bom Menino. 

“A Fundação da Memória Republicana tem uma representatividade no nosso país e no nosso estado, no Maranhão. Juntos temos a Associação Amigos do Bom Menino, que forma crianças com disciplina e instrução musical, e muitas dessas crianças estão em condições vulneráveis. Diante disso, a Sedes, com o apoio do Restaurante Popular, vai fornecer 100 refeições diárias para essas crianças. É uma forma de ajudar e também de retribuir esse grande trabalho da Fundação da Memória Republicana em nosso estado”, explicou o secretário.

Vida e obra de Gonçalves Dias

O legado do poeta maranhense foi lembrado pelo ex-presidente José Sarney que participou do evento e palestrou sobre a vida e obra de Gonçalves Dias. Ele ressaltou a trajetória do poeta e frisou que o maranhense representa o talento brasileiro e um grande exemplo para acreditar no Brasil. Sobre a homenagem a Gonçalves Dias, José Sarney descreveu como o reconhecimento a quem engradeceu o nome do Maranhão. 

“Estamos comemorando uma glória do Maranhão, que é o maior poeta do Brasil e talvez um dos maiores líricos da literatura mundial, Gonçalves Dias. É motivo de grande orgulho, pois a tradição do Maranhão é a tradição cultural e, portanto, nós continuamos a louvar os que fizeram o grande nome do Maranhão no terreno da cultura. Eu sempre digo que no Maranhão só se erguem estátuas a grandes intelectuais que contribuíram com a glória da nossa terra”, comentou.

Programação

As comemorações pelo bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias prosseguem com uma extensa programação ao longo do ano. Em junho, uma homenagem ao poeta está prevista para ser realizada pela FMRB em Caxias. Já no mês de julho, o Convento das Mercês homenageia novamente o escritor com a Exposição Temporária ‘Vida e Obra de Gonçalves Dias’, do artista Betto Pereira, e apresentação de um Jogral com Poesias.

Em agosto, será realizada a exposição ‘O tempo e o poeta-universalidade’, assinada pela artista Regiborba, além de um acervo documental ‘Trajetória Nacional e Internacional de Gonçalves Dias’, do Prof. Dr. César Castro. Nesse período também será realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão em comemoração ao bicentenário. As cidades de Caxias e Imperatriz também contarão com uma programação especial em agosto, pois vão sediar o Jogral com Poesias. 

No mês de setembro será realizada a Mostra Interativa ‘Obras e Retalhos’. Já em outubro, a Feira do Livro Infantil ‘A criança e o poeta’ marcará as homenagens, que também contarão como uma mesa de debates na Seccional Maranhense da OAB, que tratará dos Povos Indígenas. No mês de novembro, por conta do bicentenário, haverá um concurso de poesias promovido pela FMRB.

Sobre o poeta maranhense

Antônio Gonçalves Dias, mais conhecido como Gonçalves Dias, nasceu no dia 10 de agosto de 1823 e faleceu em 3 de novembro de 1864, vítima do naufrágio do navio Ville de Boulogne, na costa maranhense. É considerado um dos maiores poetas brasileiros e também foi etnógrafo, dramaturgo, historiador e professor. Ícone do romantismo brasileiro, o maranhense foi chefe da Escola Indianista ou Panteísta. Por sua imensa contribuição literária, é patrono nas Academias Brasileira de Letras, Brasileira de Filologia, Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Supremo enviará a Lula indicações de mulheres para vaga no TSE

31-05-2023 Quarta-feira

Lista é formada por três nomes

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu hoje (31) uma lista tríplice que será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão do Judiciário responsável pela organização das eleições.

A lista é formada por três mulheres. Foram indicadas as advogadas Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Edilene Lobo, ligada ao PT de Minas Gerais, e Marilda Silveira, que atua na área eleitoral em Brasília.

Com a definição dos nomes, a lista será enviada formalmente à Presidência da República, e caberá ao presidente Lula escolher um dos três nomes sugeridos. Não há prazo legal para a escolha.

A vaga de ministro substituto foi aberta após Lula indicar o ministro André Ramos Tavares para cadeira de membro efetivo da Corte.

As advogadas Daniela Borges e Edilene Lobo figuraram na lista elaborada na semana passada pelo Supremo para vaga efetiva, mas foram preteridas.

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico, além dos respectivos substitutos.

Agência Brasil

Famem e EGMA iniciam quarta etapa do 1º Qualifica na Regional Timon

31-05-2023 Quarta-feira

A quarta etapa do 1° Qualifica Maranhão foi aberta nesta terça-feira (30), na cidade Timon. Gestores e técnicos de 16 cidades estão podendo participar desse programa de capacitação na Nova Lei de Licitações e contratações públicas nº 14.133/2021. Além disso, o encontro busca promover a troca de experiências e o fortalecimento da gestão municipal. Realizado em uma parceria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e outras entidades como o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o Tribunal de Contas da União (TCU) e a União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), o Qualifica ainda chegará a quatro regionais até o fim do mês de julho.

Em sua participação, a prefeita de Timon, Dinair Veloso, disse que “o Qualifica Maranhão tem desempenhado um papel fundamental no processo de desenvolvimento dos municípios. Estou muito feliz também com o fato da Famem ter descentralizado esse evento”, finalizou.

Miltinho Aragão, diretor-geral da Famem, que representou a entidade durante a abertura, ressaltou que “esse evento de hoje, além de proporcionar conhecimento, também proporciona outra coisa essencial: a troca de experiências exitosas entre os municípios, que também é muito importante para a evolução das cidades”. O diretor aproveitou para convocar os gestores a enviarem suas equipes ao treinamento, que está sendo feito com o mais alto nível técnico dos palestrantes. “O esforço que a Famem e o governo do Estado, através da Escola de Governo, estão fazendo, é gigantesco. Estamos levando a oportunidade de aprendizado aos municípios, descentralizando as ações. Gostaríamos que os gestores municipais se envolvessem ainda mais e enviassem seus servidores em maior número. O salto de qualidade será muito grande para cada município”, lembrou o diretor.

O Qualifica Timon segue até o próximo dia 2 e está sendo realizado no Centro de Convenções Maranhense. 

Alema lança Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Agroecologia e Regularização Fundiária

31-05-2023 Quarta-feira

A Assembleia Legislativa do Maranhão lançou, na tarde desta terça-feira (30), no Auditório Neiva Moreira, a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária, proposta pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB). A iniciativa representa um marco para o envolvimento da Casa com as ações relativas ao fortalecimento da agricultura familiar na atual legislatura.

O evento contou com a presença de parlamentares, representantes de movimentos sociais, do governo estadual e de outros segmentos da sociedade. Estavam presentes os deputados Carlos Lula (PSB), Fernando Braide (PSD), Ricardo Arruda (MDB), Júnior Cascaria (Podemos), Zé Inácio (PT), Rafael (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB).  O ato de lançamento teve apresentação de brincantes do Boi de Maracanã, comandados pelo cantador Ribinha de Maracanã.

Participaram, ainda, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Cauê Ávila Aragão, e o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Sandro Montenegro. Também foram convidados a secretária de Política Agrícola da Fetaema, Lígia Daiana Alves, e a dirigente do Movimento Sem Terra (MST), Vânia Ferreira, entre outros.

Agência Assembleia

Evento, realizado no  Auditório Neiva Moreira, foi comandado pelo deputado Júlio Mendonça

Evento, realizado no Auditório Neiva Moreira, foi comandado pelo deputado Júlio Mendonça

O deputado Júlio Mendonça ressaltou que a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária discutirá várias pautas importantes, desde a regularização fundiária até a segurança alimentar.

“É uma iniciativa que beneficiará, acima de tudo, os agricultores, que terão no Parlamento um parceiro nessa luta. Nós faremos debates regionalizados com prefeitos, vereadores e líderes de movimentos sociais, os quais serão parceiros de referência e norteadores das nossas ações. Além dos debates regionais, faremos visitas a vários órgãos para tratar de assuntos que vão do crédito à assistência técnica”, informou Júlio Mendonça.

O ponto alto do lançamento foi a palestra proferida pela diretora da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Loroana Santana. Ela frisou, entre outras coisas, que a agricultura familiar move o país, pois coloca comida na mesa da população. “Nós estamos em um dos estados mais rurais do Brasil, pois 37% da população vive no campo. Logo, é um tema extremamente importante para a sociedade. Agora, teremos essa Frente Parlamentar para que some esforços com as demais esferas da sociedade no sentido de que possamos ter uma agricultura familiar cada vez mais fortalecida e reconhecida”.

Lula e papa Francisco conversam sobre guerra, combate à pobreza e Amazônia

31-05-2023 Quarta-feira

Presidente chegou a convidar o pontífice a fazer uma nova visita ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (31), com o papa Francisco. O teor do diálogo foi divulgado pela assessoria da Presidência da República e pelo próprio Lula, em suas redes sociais.

“Conversei agora há pouco por telefone com o Papa Francisco”, tuitou o presidente brasileiro. “Cumprimentei o Papa pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e no combate à pobreza. Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso país nos últimos anos”, acrescentou Lula.

Na conversa, ele chegou a convidar o pontífice a fazer uma nova visita ao Brasil – Francisco veio ao País em 2013, poucos meses depois de assumir a chefia da Igreja Católica. O papa respondeu que vai estudar a possibilidade.

Segundo o Planalto, Lula também saudou Francisco pela “atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia, contra as forças que atacam a floresta”. O presidente ainda lembrou as constantes “menções” do líder religioso ao País.

Lula e Francisco devem se reunir nas próximas semanas, em audiência no Vaticano. Eles já se encontraram uma vez, em fevereiro de 2020, também na Santa Sé. Agora, a guerra na Ucrânia deve ser uma das pautas centrais da nova reunião.

André Cintra Vermelho