Zeca Dirceu é o novo líder do PT na Câmara dos Deputados

07-01-2023 Sábado

Decisão foi unânime entre as 17 deputadas e 52 deputados que compõem a Bancada do Partido dos Trabalhadores

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) foi eleito nesta quinta-feira (5), por unanimidade, o novo líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. O nome de Zeca Dirceu foi escolhido pelas 17 deputadas e 52 deputados petistas para liderar o partido a partir de 1º de fevereiro no Congresso Nacional.

“Estou muito honrado e feliz com a decisão das deputadas e deputados do PT pela escolha do meu nome para liderar as ações do nosso partido ao longo deste ano na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional”. Para Zeca, o ano de 2023 vai ser de intenso trabalho, de articulação e debates para aprovar as pautas do governo Lula no Congresso Nacional.

LEIA MAISBancada do PT escolhe Zeca Dirceu como novo líder na Câmara Federal

“A Câmara dos Deputados já demonstrou sua responsabilidade ao aprovar a PEC da Transição e neste momento de reconstrução nacional, o papel do parlamento será muito importante na retomada de projetos e ações que tiveram descontinuidade nos últimos e que são fundamentais na recuperação de programas sociais e da educação e saúde pública no país”, disse.

Trabalho em parceria e prioridades para 2023

As prioridades para 2023, segundo Zeca, são tirar o país do mapa da fome e avançar na redução da miséria e da pobreza com a geração de emprego e renda aos brasileiros no campo e nas cidades. “Vamos montar um grande time no Congresso Nacional para avançar de fato, restabelecer a paz, o diálogo, o entendimento, para que o Brasil possa voltar a ser feliz de novo, que o Brasil possa voltar a ser respeitado por todo o mundo como uma grande nação”.

O trabalho, segundo o novo líder, será realizado junto com os líderes do governo José Guimarães (PT-CE) na Câmara dos Deputados, de Jaques Wagner (PT-BA) no Senado, e Randolfe Rodrigues (Rede) no Congresso Nacional. “O compromisso é com o PT, mas principalmente e em especial com o presidente Lula e com as decisões que o governo e o povo brasileiro vão demandar neste ano”, destacou Zeca.

“Vamos precisar do apoio dos partidos da federação, dos partidos aliados, dos partidos da Frente Ampla e dos demais partidos que compreendem este momento histórico. Vamos trabalhar ao lado dos líderes José Guimarães, Jaques Wagner, Randolfe Rodrigues, da nossa presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais)”, completou.

Paraná e militância

Sua escolha à liderança da Bancada, segundo o deputado, é ainda um reconhecimento da importância do Paraná na conjuntura nacional. “Sempre procurei um bom diálogo com todas as lideranças e as forças do estado, a quarta economia do país e que precisa, é claro, de avançar em muitas áreas e com certeza dará sua contribuição às mudanças esperadas pela maioria da população”, ressaltou Zeca.

O deputado paranaense, eleito ao seu quarto mandato com 123.033, foi por duas vezes (2004-2010) prefeito de Cruzeiro do Oeste, onde implantou o Orçamento Participativo e priorizou os investimentos em educação pública. Zeca Dirceu é membro titular da Comissão da Educação – sua principal bandeira de atuação parlamentar – na Câmara dos Deputados.

O deputado reiterou também a importância da militância dos partidos que formam a federação no encaminhamento, debate e discussões das ações que nortearão as ações de governo. “O PT é o partido do presidente Lula e da militância da Federação, a mais participativa entre todos os partidos. Contem sempre com o trabalho dos deputados, acompanhem as redes sociais, curtam, comentem, compartilhem. A nossa responsabilidade agora é muito maior e contamos com o apoio de todos”, finalizou.

PT, com Assessoria do deputado Zeca Dirceu

Deixe um comentário