Arquivo mensal: agosto 2022

STF pode investigar compra de imóveis com dinheiro vivo pelo clã Bolsonaro

31-08-2022 Quarta-feira

Desde 1990, metade do patrimônio do clã Bolsonaro foi adquirido total ou parcialmente com dinheiro em espécie, conforme levantamento do UOL

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou nesta quarta-feira (31) uma petição ao STF (Supremo Tribunal Federal) solicitando a investigação da compra de imóveis por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus familiares em transações realizadas com dinheiro vivo.

Desde 1990, metade do patrimônio do clã Bolsonaro foi adquirido total ou parcialmente com dinheiro em espécie, conforme levantamento do UOL. As compras somaram R$ 13, 5 milhões. Em valores corrigidos pelo IPCA, o valor equivale atualmente a R$ 25, 6 milhões.

Com isso, a ação pede que sejam tomados os depoimentos de Bolsonaro e seus familiares, além de “medidas acautelatórias indispensáveis ao esclarecimento dos fatos, como o bloqueio de contas e a busca e apreensão dos telefones celulares e computadores utilizados, a sua perícia e a imediata publicidade sobre os conteúdos que digam respeito ao manifesto interesse público”.

Leia mais: Compra de imóveis com dinheiro vivo pelos Bolsonaro é traço de corrupção

Para Randolfe, os fatos devem ser apurados com urgência para que o caso seja esclarecido e ocorra a reparação de eventuais danos ao erário. “O salário de um parlamentar não justifica esse patrimônio milionário. Por isso, é direito de todos os brasileiros a transparência sobre o uso indevido do dinheiro público”, destacou.

Protesto ao lado da mansão de Flávio Bolsonaro no Lago Sul

“Qual o problema”

Questionado sobre o caso, Bolsonaro não viu problema e disse que estava sendo perseguido junto com a família. “Qual o problema, comprar com dinheiro vivo algum imóvel? Investiga, meu Deus do céu, investiga. Quantos imóveis são?”, questionou.

Ele ainda tentou se justificar: “Já foi investigado. Desde quando eu assumi, 4 anos de pancada em cima do Flávio [Bolsonaro, senador], do Carlos [Bolsonaro, vereador], Eduardo [Bolsonaro, deputado federal], menos. Tenho cinco irmãos no Vale do Ribeira. O que eu tenho a ver com o negócio deles?”, argumentou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do senador Randolfe Rodrigues

Ana Paula participa de encontro em apoio à reeleição do deputado Marco Aurélio

31-08-2022 Quarta-feira

A candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino (PSB) ao Senado, Ana Paula Lobato (PSB), participou, na noite desta terça-feira (30), no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, de um encontro com apoiadores do deputado estadual Marco Aurélio, candidato à reeleição.

“Muito feliz em estar aqui neste momento compartilhando vitórias com todos esses apoiadores do deputado Marco, que tem um belo trabalho e trajetória na Assembleia como deputado estadual e, por isso, merece ser reeleito. Marco sempre foi um grande líder no Legislativo e lutou por melhorias, principalmente, no que diz respeito a Educação. Pode contar comigo e com o nosso futuro senador Flávio Dino para o trabalho continuar”, declarou Ana Paula, que também é vice-prefeita de Pinheiro.

Durante conversa com amigos e apoiadores, Marco Aurélio enalteceu o trabalho do ex-governador Flávio Dino à frente do Maranhão.

“Quem liderou todos esses avanços no nosso estado foi o nosso eterno governador Flávio Dino e eu tenho orgulho de fazer parte do seu time desde 2009. Na Assembleia, participamos de grandes transformações e da criação de programas importantes, que mudaram a vida do cidadão maranhense. Um trabalho que bem dando certo e que precisa continuar”, avaliou o parlamentar. Lideranças da comunidade também estiveram presentes na reunião.

Caminhada e comício em Magalhães de Almeida reforçam apoio à reeleição de Othelino

31-08-2022 Quarta-feira

Uma grande caminhada na cidade de Magalhães de Almeida marcou mais um ato político em apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). O evento, realizado pela liderança do município, Costa Júnior, também reforçou as candidaturas do ex-governador Flávio Dino ao  Senado; de Carlos Brandão ao governo e de Flávia Alves à Câmara Federal.

A caminhada, que contou com a participação empolgada de centenas de apoiadores, percorreu as principais ruas de Magalhães de Almeida, numa forte demostração de apoio ao deputado Othelino e à coligação ‘Juntos Pelo Bem do Maranhão’, encabeçada pelo governador Carlos Brandão e o ex-secretário Felipe Camarão, que também esteve presente no evento.

O ato culminou com um comício na Praça Central. Na ocasião, Othelino Neto, que já conquistou expressivas votações no município, nas eleições anteriores, falou da sua relação com a cidade e das conquistas obtidas em favor da população.

“Agradeço imensamente a confiança dos magalhenses ao nosso projeto de continuar trabalhando pela cidade e pelo estado. Nosso empenho para trazer as melhorias ao município continuará com mais afinco ainda”, garantiu Othelino.

O parlamentar destacou algumas ações conquistadas com seu apoio, entre elas a implantação do sistema de abastecimento d´água no bairro Novo Horizonte, instalação de rede elétrica no Acampamento Vitória e a reforma da Escola Dionilo Gonçalves Costa.

*Forças*

A candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), colocou-se à disposição da população. “Quero unir forças com Othelino e todo o time para ajudar no desenvolvimento de Magalhães de Almeida” disse.Costa Júnior, liderança política do município, que coordenou o ato, agradeceu os muitos feitos do presidente da Assembleia Legislativa na cidade.  “Gratidão é o sentimento que temos por tantos benefícios alcançados com o apoio do deputado”, disse.

Simplício Araújo se compromete em enxugar a máquina e renunciar a regalias

31-08-2022 Quarta-feira

Com as bandeiras da geração de emprego, renda, desenvolvimento e justiça social, o candidato a governador, Simplício Araújo vem pregando que caso seja eleito vai enxugar a máquina pública, renunciando inclusive às regalias e aos privilégios.

“Eleito Governador, não usarei Palácio como morada, não empregarei parentes, reduzirei para 14 as secretarias estaduais, no máximo! Rediscutirei a alocação de recursos, na primeira oportunidade, para potencialização da Educação, Saúde e Segurança, atividades fim do estado”, disse Simplício.

Simplício é o único candidato que vem mostrando propostas pé no chão, claras, concisas, frente a realidade do Maranhão, defendo enxugar a máquina pública. Suas propostas inclusive, estão inclusive sendo copiadas por alguns de seus concorrentes.

Outra medida defendida por ele, é o programa Cartão Alimentação e Transporte Maranhão, que podem dinamizar a politica de restaurantes populares e do sistema de transporte público. “O Cartão Alimentação e Transporte do Maranhão vai substituir o programa restaurante popular, levando comida na mesa dos mais pobres, vendas para lanchonetes e restaurantes, usando produção local nas refeições que podem também ser adquiridas e levadas para consumo nas residências”, disse.

Ele também já citou a afronta dos mega comitês montados no bairro com o metro quadrado, para aluguel ou compra, mais caro de São Luís.

Câmara de São Luís analisa PL que visa combater maus tratos contra animais

31-08-2022 Quarta-feira

Foi encaminhado neste mês de agosto, às comissões de Justiça e Orçamento da Câmara, o Projeto de lei n° 129/22, de autoria do vereador Chico Carvalho (Avante), que dispõe sobre a comunicação dos condomínios residenciais e comerciais aos órgãos de segurança pública sobre a ocorrência ou indício de maus-tratos a animais.

A proposição estabelece que todos os condomínios, quer sejam residenciais ou comerciais, ficam obrigados a comunicar às autoridades quaisquer tipo de violência que ocorra no seu interior. Eles ficam obrigados ainda a dar publicidade a lei sujeitos a advertência e multa em caso de descumprimento da medida.

O parlamentar defende uma atuação mais firme por parte do legislativo a fim de minimizar e coibir a violência, frente a índices cada vez mais altos. “Os maus-tratos aos animais são uma realidade dolorosa, responsável por altas taxas de mortalidade dos mesmos. Isso exige uma resposta séria e urgente à sociedade”, declarou.

Candidatos ao Senado no MA mantêm diferentes posturas em relação à corrida presidencial

31-08-2022 Quarta-feira

Os candidatos ao Senado seguem as mesmas receitas dos seus candidatos a governador no que diz respeito aos presidenciáveis.

O ex-governador Flávio Dino (PSB) faz campanha formal e abertamente para o ex-presidente Lula da Silva, que por sua vez participa da campanha também fazendo declaração de apoio ao aliado maranhense. Essa declaração mútua de apoio está bem expressada na campanha de Flávio Dino ao Senado no rádio e na TV. Na sua fala, Lula da Silva exalta o aliado, afirmando que ele foi “um dos melhores governadores do Brasil” e declarando que, se ambos forem eleitos, Flávio Dino o ajudará muito como senador.

O senador Roberto Rocha (PTB) tem postura inversa. O partido dele tem candidato a presidente, Roberto Jefferson, que comanda nacionalmente o PTB, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem é aliado de primeira linha. Até hoje, Roberto Rocha não disse uma palavra sequer a respeito do seu chefe partidário e presidenciável Roberto Jefferson, que cumpre prisão domiciliar, com tornozeleira e tudo, por corrupção, e por chefiar suposta organização criminosa. E também não abraçou a candidatura do presidente Jair Bolsonaro, embora seja sabido que nos bastidores sua ordem é incentivar o voto ao presidente. É improvável que ele venha a assumir esse compromisso publicamente.

A candidata do PSOL ao Senado, Antônia Cariongo, dá bom exemplo político e vem cumprindo a orientação do seu partido e fazendo campanha pela eleição do ex-presidente Lula da Silva.

Repórter Tempo

Ipec: Lula vence no Sudeste, tem grande vantagem no Nordeste e passa Bolsonaro no Sul

31-08-2022 Quarta-feira

Disputa aparece empatada no Norte/Centro-Oeste. No Nordeste Lula tem 32 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e ficou à frente na região Sul, dentro da margem de erro.

Na pesquisa do instituto Ipec (formado por antigos gestores do Ibope) divulgada na segunda-feira (29) para presidência da República, o ex-presidente Lula (PT) segue na frente com 44% das intenções de voto seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%, Ciro Gomes (PDT) com 7%, Simone Tebet (MDB) com 3% e Felipe d’Avila (Novo) com 1%.

No recorte regional, Lula aparece em vantagem no Sudeste com 39% ante 33% de Bolsonaro, mesma proporção da pesquisa anterior do instituto. A região concentra os três maiores colégios eleitorais do país, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No Nordeste a vantagem do ex-presidente chega a 32 pontos. Enquanto Lula marca 57%, Bolsonaro tem 25%. No entanto esta margem diminuiu em três pontos em comparação ao último monitoramento.

A pesquisa também trouxe que Lula ficou à frente de Bolsonaro na região Sul, local em que o atual presidente teve grande apoio em 2018. Na pesquisa Ipec Lula se manteve estável com 36%, no entanto Bolsonaro oscilou negativamente e ficou com 34% (antes era 39%). Com isso, ainda que dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Lula aparece na frente de Bolsonaro.

Já no computo das regiões Norte/Centro-Oeste ambos ficaram empatados em 40%.  

A pesquisa Ipec foi realizada nos dias 26 a 28 de agosto de 2022. Foi realizada com 2 mil eleitores e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE consta pelo número BR‐01979/2022.

Murilo da Silva

Proposta de orçamento de Bolsonaro retira auxílio de R$ 600 em 2023

31-08-2022 Quarta-feira

Benefício não cabe no orçamento e governo planeja pagar R$ 400. “Bolsonaro queria dar R$ 200, a oposição quer R$ 600 há 2 anos. Agora, faltando 30 dias para as eleições, ele quer aumentar”, diz Lula

Mentir é o lema de Bolsonaro. E o mais grave é que ele enganou os 33 milhões de pessoas que passam fome e os 60 milhões que sofrem de insegurança alimentar. Justamente, a população que mais precisa do Auxílio Brasil. Ele prometeu R$ 600, mas a proposta de orçamento que será enviada ao Congresso Nacional não garante esse valor para 2023.

O governo bolsonarista afirma não ter orçamento necessário para ajudar o povo brasileiro. A sua verdadeira previsão é de que o benefício seja de apenas R$ 400. Bolsonaro avalia furar o teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil.

Conforme noticia do jornal Valor Econômico, fontes afirmam que “não há como acomodar a despesa extra de R$ 50 bilhões no Orçamento do ano que vem. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com a mudança só deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional após as eleições, informou um técnico ao veículo.

venda de empresas estatais como caminho para viabilizar o benefício social, um modo de assaltar o próprio povo pela privatização do patrimônio nacional, foi citada por Bolsonaro nesta terça-feira, 30.

 “Nós temos programa de, ao vender estatais, complementar isso aí”, disse. Ao ser questionado se conseguiria vender empresas, ele disse que sim. “Vai ter R$ 600 no ano que vem”, afirmou.

Contradição

A proposta orçamentária contraditória a ser apresentada hoje vai prever R$ 400,00 para o benefício, pois a lei atual determina que esse será o valor a ser pago no ano que vem. Assim, não há respaldo legal para colocar os R$ 600.

“A LDO é algo fixo? Não dá para mudar?”, reagiu Bolsonaro ontem, ao ser questionado pela imprensa a respeito.

Lula questionou a ausência dos R$ 600 na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do desgoverno de Bolsonaro.

“A manutenção dos R$ 600 não está no orçamento da LDO enviada ao Congresso Nacional. Isso significa que já existe uma mentira no ar.”

Verba de cultura e ciência também é adiada

De costas para o povo e também para a educação, Bolsonaro adiou ainda os recursos para a cultura e a ciência em favor do orçamento secreto.

A publicação de medidas provisórias para adiar pagamentos de benefícios ao setor cultural e limitar gastos do fundo de ciência e tecnologia atende o pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), com o objetivo de liberar mais recursos para o chamado orçamento secreto.

Revelado pelo Estadão, o orçamento secreto serve de moeda de troca para as demandas das lideranças do Centrão, que já estão em negociações para a campanha de eleição das mesas diretoras da Câmara e Senado no início de 2023.

Fontes confirmaram a intenção de destravar as emendas do orçamento secreto com as medidas provisórias. Os parlamentares querem indicar as verbas travadas ainda antes da eleição de outubro, para que sejam liberadas até o fim do ano pelo governo, e por isso contam com a abertura do espaço fiscal no orçamento.

PT, com informações do Valor Econômico e Estadão

Lençóis Maranhenses é terceiro destino mais procurado por turistas no Brasil

31-08-2022 Quarta-feira

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) em parceria com a Sprint Dados, indica que os Lençóis Maranhenses já ocupa o terceiro lugar na categoria destino mais procurado pelos turistas e vendido das operadoras de turismo neste segundo semestre do ano.

A pesquisa que faz análise contempla a busca com destino aos principais aeroportos nacionais e internacionais. O levantamento foi feito entre período entre abril e junho de 2022 para viagens a serem realizadas entre os meses de julho e setembro deste ano.

Os dados do Boletim Braztoa 2º Trimestre 2022, divulgados no dia 25 de agosto mostra que, a data de realização das viagens nacionais comercializadas no segundo trimestre de 2022, 40,4% das foram para embarque no mesmo período das vendas, 27,3% para o terceiro trimestre, 21% para os três últimos meses de 2022, e 11,4% acontecerão em 2023.

Em relação aos embarques internacionais, 31,3% aconteceram no próprio segundo trimestre, 30% ficaram para período entre julho e setembro, 19,4% para o quarto trimestre, e 18,7% se realizarão em 2023, o que mostra que as vendas para viagem quase imediata continuam com força, mas que a volta da procura com antecedência começa a recuperar seu espaço, principalmente pela busca de melhores preços, possibilidade de parcelamento e confiança na credibilidade e entrega das operadoras.

O mesmo boletim aponta que apenas 12 pontos percentuais separam a procura por viagens nacionais e internacionais.

Apesar da lista de passagens aéreas marcadas ser encabeçada por Maceió, Natal e São Paulo, o resultado geral aponta para o Nordeste como a região com mais destinos procurados pelos viajantes nesta época. No ranking dos sete locais mais procurados, estão quatro capitais nordestinas e os Lençóis Maranhenses(MA).

Ainda sobre os Lençóis Maranhenses, no próximo dia 5 de setembro o Governo do Maranhão e a AZUL LINHAS AÉREAS anunciaram o início dos voos comerciais no aeroporto de Barreirinhas. O novo voo diário vai ligar os litorais dos estados do Maranhão (Barreirinhas e São Luís), Piauí (Parnaíba) e Ceará (Aracati e Jericoacoara), destinos aéreos da Rota das Emoções.

“Planejamento, estratégia e parcerias; assim vemos o turismo do Maranhão voar ainda mais alto e despontar como destino desejado nacionalmente e internacionalmente” reforçou o secretário de turismo do Maranhão, Paulo Matos.

Weverton participa de roda de conversa com jovens no bairro da Alemanha

31-08-2022 Quarta-feira

O candidato a governador do Maranhão pela coligação “Juntos pelo Trabalho”, Weverton Rocha (PDT), se reuniu nesta terça-feira (30), com jovens do bairro da Alemanha, na Praça Batista Matos. O encontro teve como objetivo falar sobre a sua proposta de reeditar o programa “Primeiro Emprego”.

Durante o bate papo, Weverton tirou dúvidas sobre quem pode participar do programa e como levar este projeto para todo estado.

“Nunca votei na família Sarney, mas trarei de volta o programa “Primeiro Emprego”, que ajudou vários jovens. Sempre deixei claro que aquilo que é bom, irei manter independentemente de quem implantou. Para participar é necessário que a sua carteira ainda não tenha sido assinada, já que a finalidade é possibilitar que os jovens possam entrar no mercado de trabalho, mesmo não possuindo experiência. Pelas minhas andanças no nosso estado, tive a oportunidade de reencontrar um jovem que hoje em dia é vereador de sua cidade e que participou do programa “Projovem” quando fui secretário estadual de Esporte e Juventude, no governo do Jackson Lago. É muito gratificante ver como um jovem pode mudar a sua realidade se acreditarmos e oferecermos ferramentas para isso”, disse Weverton.

Presente na roda de bate-papo, Raiane destacou também a dificuldade de muitos ao saírem da faculdade para encontrar uma colocação.

“Temos muitos desafios. Vamos fazer um grande programa de qualificação no estado para que os bons empregos fiquem com os maranhenses. Precisamos nos preparar para os grandes projetos. Temos um grande desafio e, juntos, vamos vencê-los”, afirmou Weverton Rocha.

A esposa do jornalista Batista Matos, que dá nome à praça e faleceu no ano passado, Liana Ramalho e seus dois filhos, Samuel e Daniel, também estiveram presentes na roda de conversa.