01-06-2022 Quarta-feira
Depois da aprovação da Assembleia Legislativa do Maranhão, o governador Carlos Brandão ficará mais 10 dias afastado de suas funções por motivo de saúde. Quem assumirá o Palácio dos Leões será o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Paulo Velten.
Carlos Brandão foi para São Paulo há 14 dias para fazer uma cirurgia para retirada de um cisto no rim. O governador se recupera bem, mas segue orientações de seus médicos para aguardar mais alguns dias em São Paulo até seu pronto restabelecimento.
Carlos Brandão, ontem participou virtualmente de uma reunião com todo o seu secretariado que durou 3 horas, mostrando vigor e disposição.
Em solenidade nesta quarta-feira (1º), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, assumiu interinamente o Governo do Estado e já cumpre agenda de trabalho dando continuidade aos programas e ações do governo Brandão.
Velten assumiu o comando do Maranhão em virtude do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), primeiro na atual linha sucessória, estar fora do estado.
Na solenidade, Paulo Velten agradeceu a oportunidade de governar o Maranhão e assegurou que dará continuidade as ações da gestão de Carlos Brandão.
“O nosso papel é assegurar a continuidade das ações governamentais e aguardar a colaboração continuada de todos e todas, para que possamos assegurar o desenvolvimento econômico e social, em um ambiente de paz, a estabilidade e a segurança para todo o Estado do Maranhão”, declarou.

Paulo Velten terá uma agenda extensa logo no primeiro dia no cargo. O governador estará no bairro da Vila Palmeira, para a entrega de títulos de regularização fundiária, na parte da manhã. Durante a tarde, Velten participa às 14h, no município de Raposa, da inauguração do Colégio Militar Tiradentes XII e realiza visitas técnicas em obras de infraestrutura. Em seguida, às 17h30, participa da cerimônia de posse para o biênio 2022-2024, do novo defensor público Geral do Estado, Gabriel Santana Furtado Soares.
Durante a sua ausência do Tribunal de Justiça, caberá ao 1º vice-presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, assumir a presidência da Corte Estadual.
Já o governador licenciado Carlos Brandão, a expectativa é que no fim de semana possa retornar ao Maranhão.
