Arquivo mensal: março 2022

Othelino Neto assume Governo do Maranhão nesta sexta-feira (1º)

31-03-2022 Quinta-feira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), assumirá mais uma vez o exercício do cargo de Governador do Maranhão.

Ele estará no comando do Executivo estadual na sexta-feira (1º).

A posse do comunista se dará em virtude de um hiato entre a renúncia do governador Flávio Dino (PSB), marcada para quinta-feira (31), e a ascensão do vice-governador, Carlos Brandão (PSB), ao cargo, que ocorrerá apenas no sábado (2).

Dino precisa deixar o mandato para atender a regra de desincompatibilização, já que é pré-candidato a senador.

Esta será a segunda vez que Othelino assumirá o governo. A primeira foi em maio de 2019.

Na ocasião, ele sancionou duas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa do Maranhão: uma que instituía o dia 15 de maio como o Dia Estadual do Ministério Público do Maranhão, e outra que alterava artigos da Lei Complementar nº 14, que dispõe sobre o Código de Divisão e Organização Judiciárias.

Do Imirante.com

“Ódio e nojo à ditadura”: PT e OAB rechaçam celebração do Golpe de 64

31-03-2022 Quinta-feira

Líderes condenam nota da Defesa exaltando golpe militar: “Nascido da luta democrática, PT repudia ato vergonhoso”, reage Gleisi Hoffmann. Nesta quinta, TV Cultura exibe filme “Libelu – Abaixo a Ditadura”

No aniversário de 58 anos do início de um período de 21 anos de trevas para a democracia brasileira, lideranças do Partido dos Trabalhadores e da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram a uma nota assinada pelo ministro da Defesa Braga Netto exaltando o golpe militar de 1964. O documento foi divulgado na noite de quarta-feira (30), véspera da data que inaugurou a ruptura democrática imposta pelos militares. A nota distorce os atos de um regime que sufocou direitos civis, matou e torturou brasileiros e instalou uma ditadura e, ao invés de reconhecer as atrocidades cometidas pelo regime, aponta para um inexistente legado de “paz e democracia”.

“O governo Bolsonaro volta a exaltar golpe de 64 falando em marco histórico da evolução. Ignora regime marcado por violência, prisão política, torturas e mortes”, denunciou a presidenta Nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PR). “Lamentável que FFAA cumpram papel tão imoral. Nascido da luta democrática, PT repudia ato vergonhoso”, reiterou.

O líder do partido no Senado, Paulo Rocha (PA), também repudiou a nota antidemocrática de Braga Netto. “Qualquer tipo de louvor a um regime que matou, torturou, sequestrou e acabou com a dignidade de tantos seres humanos, é inaceitável!”, exclamou Rocha, pelo Twitter. “A ditadura precisa ser lembrada com uma única intenção: o de nunca mais voltar a acontecer. A democracia é o bem mais valioso que temos”, desabafou.

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), citou o histórico discurso de Ulysses Guimarães ao promulgar a Constituição de 1988. “Ódio e nojo da ditadura”, escreveu Lopes. “Há 58 anos iniciava-se um período sombrio, uma página infeliz da nossa história, que nos faz lutar todos os dias para que seja definitivamente uma página virada. Não há caminho fora da democracia. Que saibamos sempre preservá-la”, advertiu o parlamentar.

A Ordem dos Advogados do Brasil se manifestou em nota, reforçando a luta histórica da classe em favor da retomada do habeas corpus, da anistia e da redemocratização. “A OAB reafirma, neste 31 de março, seu compromisso com o Estado de Direito, com os direitos e garantias individuais, com o modelo federativo, com o voto periódico, secreto e universal, com a separação entre os Poderes e com a defesa do sistema eleitoral vigente”, destaca a entidade.

“Traidor da Constituição é traidor da Pátria”

O senador Humberto Costa (PE) também recorreu à retumbante fala de Guimarães, que condenou sem dó aqueles que rasgaram a Constituição para se tornar “traidores da Pátria”. “A ditadura deixou um rastro de sangue e silêncio no Brasil”, lembrou Costa.

“E é com tristeza que relembramos esse cruel momento da nossa história para que ele nunca mais se repita! Traidor da Constituição é traidor da pátria”, concluiu o senador. A frase de Guimarães tornou-se inclusive uma das mais comentadas no Twitter na manhã desta quinta-feira (31).

TV Cultura exibe documentário

Para marcar a trágica data da história nacional, a TV Cultura exibe, na noite desta quinta-feira, o documentário “Libelu – Abaixo a Ditadura”, lançado em 2020). O filme, que foi vencedor do 25º Festival É Tudo Verdade, foi dirigido e escrito por Diógenes Muniz e teve produção e distribuição da Boulevard Filmes.

Inédito na TV aberta, a produção vai ao ar a partir das 23h.

Othelino confirma permanência no PCdoB e apoio a Carlos Brandão e a Flávio Dino

31-03-2022 Quinta-feira

O deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa, vai continuar no PCdoB, será candidato à reeleição e apoiará a candidatura de Carlos Brandão, que assumirá o Governo do Estado amanhã, à reeleição.

Com a decisão, o chefe do Poder Legislativo encerra uma movimentação que o levou e o manteve, durante longo tempo como avalista do projeto de poder do senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato ao Palácio dos Leões. A decisão confirma integralmente a informação dada pela Coluna na semana passada e que os aliados do chefe pedetista tentaram de todas as maneiras desacreditar.

Político jovem, mas centrado, o deputado Othelino Neto abraçou inicialmente o projeto de candidatura, acreditando que, sendo parte do grande grupo ligado ao governador Flávio Dino, seria fundamental articular essas forças e lançar um candidato de consenso.

Como a viabilização não foi possível, ele inicialmente abraçou a pré-candidatura do senador Weverton Rocha, acreditando que ele seria ungido, o que não aconteceu. Na falta de consenso, reavaliou o contexto e decidiu rever sua posição e declarar apoio ao vice-governador Carlos Brandão ao Governo e o governador Flávio Dino ao Senado.

A mudança de posição do Othelino Neto não foi açodada, ao contrário, foi amadurecida ao longo de conversas com o governador Flávio Dino, com Carlos Brandão e com o próprio Weverton Rocha. E não causa dano à grande aliança liderada por Flávio Dino, à medida que ela ocorre dentro do próprio grupo.

Repórter Tempo

Flávio Dino encerra hoje ciclo que colocou o Maranhão em posição política e administrativa diferenciada

31-03-2022 Quinta-feira

Flávio Dino (PSB) renuncia hoje ao mandato de governador do Maranhão, aos 53 anos, cumprindo exigência da legislação eleitoral para ter direito a se candidatar a senador nas eleições deste ano. A renúncia fecha um ciclo de sete anos e três meses em que o Maranhão viveu uma realidade diferenciada, tornada concreta pela orientação politicamente correta e o sentido inédito e inovador que o governador deu ao Governo do Estado.

Nesses 2.614 dias, o que se viu foi uma mudança radical na postura do Governo estadual, que, contrariando orientações passadas, transformou, por exemplo, educação e saúde em prioridades absolutas, nelas investindo recursos muito acima do que foram previstos nos orçamentos anuais que administrou, atuando assim nas mais diversas áreas de responsabilidade estatal.

Politicamente, Flávio Dino resistiu ao populismo barato, ao golpismo bolsonarista, transformando-se numa das vozes mais firmes e acreditadas do país em defesa das liberdades civis e do estado democrático de direito.

Flávio Dino priorizou o social e incluiu na pauta prioritária do Governo do Maranhão temas até então secundários, como a segurança alimentar (elevando de cinco para 82 o número de restaurantes populares) e a profissionalização na formação escolar com a construção e implantação de dezenas de IEMAs, num programa educacional, que fecha o ciclo com mais de 1.400 obras educacionais, entre elas a grande estrela, a Escola Digna, tendo criado a Uema Sul, um projeto revolucionário e bem-sucedido. No caso da Saúde, nenhum governo de qualquer época se comparou ao atual, o que pode ser facilmente constatado conhecendo-se a megaestrutura hospitalar implantada no estado a partir de esqueletos deixados pelo Governo anterior.

Os elevados investimentos em saúde permitiram que o Maranhão se tornasse vanguarda nacional no combate à epidemia do novo coronavírus, sendo o estado com menos mortes em toda a Federação.

No ciclo que fecha hoje, obras civis importantes – estradas e pontes, por exemplo – foram construídas, a segurança pública foi reforçada com o aumento de quase 50% do efetivo da Polícia Militar, e o sistema penitenciário, que horrorizava o país em desordem e violência, passou a ser uma referência para todos os estados. Nesse período, a cultura foi valorizada na medida certa, a juventude foi cuidada com plena dignidade, as cidades receberam tratamento justo dentro das possibilidades, assim como comunidades como a quilombola e a indígena estiveram sempre na ordem do dia do Governo. Ao investir forte em políticas públicas, o governador Flávio Dino quebrou todos os parâmetros e correntes que prendiam o Maranhão.

Flávio Dino governou com transparência, tendo mantido as finanças sob controle férreo, não tendo sido registrado um só caso de corrupção na sua equipe durante os dois mandatos. Entrega ao seu sucessor, Carlos Brandão (PSB), um Governo organizado, com uma política fiscal ajustada, as finanças em ordem, de modo que o seu sucessor ganha também as condições para governar com segurança e sem sobressaltos.

Ao longo dos seus dois mandatos, o governador Flávio Dino teve habilidade para governar liderando uma ampla aliança partidária, na qual conviveram sem traumas partidos de esquerda, centro e direita, usando a pluralidade como um fator de corresponsabilidade e estabilidade.

Manteve relações institucionais firmes e produtivas com os poderes Legislativo e Judiciário. E fez grandes esforços para estabelecer uma convivência mesmo limitada, mas produtiva, com o Governo Federal, mas os ranços do presidente Jair Bolsonaro (PL) boicotaram todas as iniciativas.

No campo político-partidário foi um militante incansável alertando a Nação para os ataques explícitos e subterrâneos à democracia, que culminaram com os atos golpistas de 7 de setembro.

Ao mesmo tempo, foi o mais destacado político a propor a formação de uma ampla frente partidária, plural, para enfrentar a direita radical nas urnas. Pela sua atuação política, chegou a ser cogitado para disputar a presidência da República e também para vice de uma chapa de oposição. Saiu da seara das pré-candidaturas federais para disputar uma cadeira no Senado Federal, sendo apontado em todas as pesquisas eleitorais com amplo favoritismo do eleitorado maranhense.

Por Ribamar Corrêa

Petista Felipe Camarão confirmado oficialmente como vice de Carlos Brandão (PSB)

31-03-2022 Quinta-feira

O ex-secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão (PT), foi anunciado como pré-candidato a vice-governador na chapa do futuro governador Carlos Brandão (PSB).

O anúncio aconteceu no início da noite desta quinta-feira (31), na sede do PT e também contou com a presença do governador Flávio Dino (PSB), que está deixando hoje o comando do Palácio dos Leões.

O excelente trabalho de Camarão a frente da Secretaria de Educação, com destaque para o program Escola Digna, e sua lealdade ao grupo político de Flávio Dino e Carlos Brandão, foram determinantes para a escolha do seu nome.

“Seja bem-vindo ao nosso projeto! Projeto coletivo. Projeto formado por diversas vozes e frentes de apoio político. Projeto de colaborações valorosas. Você, ao longos destes anos, construiu com competência e muitas realizações um caminho de conquistas. Avançaremos! Com confiança!”, disse Brandão ao se referir a Felipe Camarão.

Já Felipe Camarão, que deixou a Secretaria de Educação nesta quinta-feira, inclusive bastante emocionado, agradeceu a escolha e se disse honrado.

“Uma honra! Agradeço a indicação e prometo honrar a luta e as bandeiras do nosso Partido, a cada dia dessa futura gestão. Agradeço aos governadores Flávio Dino e Carlos Brandão pela confiança em me acolher nesse projeto que busca prosseguir com o MA no caminho do desenvolvimento. Que dia, amigos! QUE DIA! Não tenho nem palavras para descrever tudo que senti e estou sentindo hoje. Após tanto carinho que recebi desde as primeiras horas do dia, meu partido, o PT, definiu meu nome como candidato para compor a chapa ao lado do governador Carlos Brandão”, afirmou.

Isso significa dizer que, caso a chapa vença a eleição deste ano, ou seja, Brandão seja reeleito governador, Felipe Camarão e o PT irão governar o Maranhão em 2024, uma vez que o próprio Brandão já reafirmou que não terminará o eventual mandato.

Deputado Rafael destaca avanços na segurança alimentar no governo Flávio Dino

31-03-2022 Quinta-feira

Na sessão plenária desta quinta-feira (31), o deputado Rafael (PDT) fez um balanço positivo da gestão do governador Flávio Dino, destacando, principalmente, ações na área da segurança alimentar, como a implantação de 100 Restaurantes Populares. 

“Durante três anos e três meses, nós coordenamos a bancada governista dos deputados, aprovamos matérias importantíssimas para o Estado e pudemos colaborar diretamente com as ações do governo de Flávio Dino, que é o melhor que o Maranhão já teve”, disse Rafael.

Em seguida, o deputado acentuou que, nesta sexta-feira (1º), o Maranhão chegará a 100 restaurantes populares inaugurados. “Inclusive, fico feliz em dizer que Timon receberá dois restaurantes populares. Nós já estamos vendo os locais para sua instalação. As unidades atenderão dez bairros, servindo mil refeições no almoço e 500 no jantar”, acrescentou.

Segundo o parlamentar, o programa permite que a população economize e tenha acesso ao direito básico de uma alimentação digna. O valor do prato é R$ 1,00, e, além de refeições, os locais disponibilizam palestras e oficinas sobre educação alimentar, trazendo maior estímulo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

“Então, fica aqui o nosso agradecimento a toda a bancada e a todo o plenário. Vamos continuar com o próximo governador Carlos Brandão, que, com certeza, dará continuidade a este governo e a essas políticas públicas que têm transformado o Maranhão”, finalizou.

Deputado federal Orlando Silva (PCdoB) apresenta relatório final sobre PL das Fake News

31-03-2022 Quinta-feira

Novo texto é resultado de amplo debate com os setores envolvidos e visa a implementação de mecanismos eficazes de combate à notícias falsas

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do Projeto de Lei de combate às fake News (PL 2630/20), apresentou nesta quinta-feira (31) a versão final do relatório que deve ser levado ao plenário da Câmara dos Deputados.

A proposta que visa o aperfeiçoamento da legislação brasileira referente à liberdade, responsabilidade e transparência na internet.

Em uma coletiva de imprensa no Salão Nobre da Casa, o deputado explicou que a proposta foi aprovada em dezembro passado por um grupo de trabalho na Câmara, mas o texto apresentado agora traz novos ajustes decorrentes da interlocução com diversos agentes que participam dos debates.

“O texto que apresentamos representa a conclusão das etapas do cronograma de trabalho, que ainda precisavam ser cumpridas. Nós fizemos as reuniões com os líderes, com as diversas lideranças das bancadas aqui na Câmara, fizemos oitivas com as bancadas para que pudéssemos colher sugestões. Também tivemos reuniões com o Poder Judiciário – tanto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quanto com o ministro Alexandre de Moraes, que lidera o inquérito que investiga as fake News no Supremo Tribunal Federal (STF) – e tivemos a oportunidade de fazer um diálogo com o governo. Também fizemos novas conversa com as plataformas digitais, além de ouvir especialistas e a sociedade civil”, observou o parlamentar.

O deputado considera que foi uma discussão necessária, para que a lei aprovada no Senado fosse aperfeiçoada e, “à luz da reflexão feita aqui na Câmara, com o Judiciário, o Poder Executivo e com os senadores, tivéssemos condições para oferecer um texto ao plenário”.

Ele destacou que os últimos ajustes no texto buscam aperfeiçoar, dar maior transparência e responsabilidade às redes sociais e às plataformas de busca.

“Estamos em condições de oferecer ao plenário um texto que possa garantir um ambiente mais saudável na internet para todos nós e para que a Justiça Eleitoral possa ter um mecanismo eficaz para exercer seu poder regulatório”, afirmou o relator.

“Tenho convicção que, neste ano, essa lei pode contribuir muito para que tenhamos eleições limpas, seguras e confiáveis. A Justiça Eleitoral terá na lei a oportunidade de coibir abusos praticados na internet, que podem interferir na formação do voto”, completou.

Para Orlando Silva, o entendimento é que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), coloque em votação o requerimento de urgência, para que a matéria seja apreciada o quanto antes. “Tenho a expectativa que na próxima semana já possamos apreciar o texto no plenário”, disse.

Redes sociais

A proposta traz regras para as redes sociais atuarem no Brasil. O substitutivo se estendeu também para ferramentas de busca, como Google, e de mensagens instantâneas que ofertem serviços ao público brasileiro. O texto também excluiu a necessidade das empresas de tecnologia de terem sede no Brasil, mas manteve a obrigatoriedade de um representante legal no país.

A lei se aplica a plataformas registradas no Brasil que tenham usuários superiores a 10 milhões, incluindo aqueles com sede no exterior, e não se aplica a enciclopédias online sem fins lucrativos, repositórios científicos e educativos.

Penalidades

Uma das modificações do texto apresentado agora em relação ao aprovado pelo GT é a equiparação das mídias sociais aos meios de comunicação social para fins do cumprimento do artigo 22 da Lei de Inelegibilidade.

O artigo diz que qualquer partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral poderá pedir abertura de investigação na Justiça Eleitoral para apurar uso indevido de meios de comunicação social em benefício de candidato ou de partido.

“A equiparação das plataformas digitais a meios de comunicação serve apenas e somente para que a eficácia da Justiça Eleitoral se dê plenamente quando houver o abuso na atividade nesses espaços”, disse Orlando Silva.

Houve também a busca por equilíbrio nas sanções contra o descumprimento da lei, em vez dos 10% sobre o faturamento total proposto anteriormente. Agora, haverá um limite absoluto de R$ 50 milhões por infração, para evitar distorções devido ao volume de receitas das empresas.

Autoregulação

O novo substitutivo diz que os provedores poderão criar instituição de autorregulação voltada à transparência e à responsabilidade no uso da internet. No texto antigo, a criação da instituição era obrigatória.

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados Por Walter Fêlix

Lula: ‘fome no Brasil é falta de vergonha na cara dos que governam o país

31-03-2022 Quinta-feira

Em evento na Uerj, Lula apelou pelo fim da guerra na Ucrânia e criticou Bolsonaro por tentar se apropriar dos símbolos nacionais. “Vamos dizer que a bandeira brasileira não é desse fascista”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (30) que o Brasil está na “hora de se indignar”. Diante milhares de pessoas que participaram do encerramento do Encontro Democracia e Igualdade, no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Lula manifestou indignação pela volta da fome no país e pelos retrocessos na educação, citando o mais recente escândalo envolvendo pastores no Ministério da Educação. Também mostrou-se inconformado pela condução desastrosa de Bolsonaro ante a pandemia de covid-19 e a corrupção na compra das vacinas demonstrada pela CPI da Covid.

O pré-candidato do PT à Presidência, Lula citou os esforços durante as gestões petistas para retirar o Brasil do Mapa da Fome. Os resultados foram reconhecidos pela ONU em 2014. “O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo. Não é possível ver as pessoas correndo atrás do caminhão de frango que tombou, pegando osso”, disse Lula. “Não é falta de carne, não é falta de arroz. É falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país”, acrescentou.

Além disso, o ex-presidente disse, mais uma vez, que pretender “abrasileirar” os preços dos combustíveisno país, criticando o atrelamento da gestão da Petrobras aos preços internacionais do petróleo. Ele lembrou à plateia que, durante a crise financeira internacional de 2008, o preço do barril de petróleo chegou a custar US$ 147, mas na bomba o preço médio da gasolina no Brasil era de R$ 2,40. Também ressaltou que, nos 13 anos de governos petistas, não houve escalada de preço do gás de cozinha. “Nós vamos voltar. E quando a gente voltar, a gente vai tratar de abrasileirar o preço das coisas”.

Lula voltou a enfatizar a intenção de revogar a “reforma” trabalhista. “Se preparem, porque nós vamos voltar a garantir direitos ao povo trabalhador desse país”, disse, ao comentar a situação precária em que vivem os trabalhadores de aplicativos. Como exemplo, ele citou o caso da Espanha, que recentemente revogou a reforma trabalhista que retirou direitos.

Nesse sentido, Lula destacou também que atualmente a maioria das negociações coletivas não conseguem repor as perdas salariais. “No meu governo, 90% das categorias faziam acordos com aumento acima da inflação”.

‘Não sabem governar’

Para Lula, o aumento da inflação, da pobreza e da fome no Brasil não tem relação direta com a guerra na Ucrânia, como parte da mídia tenta fazer crer, reproduzindo justificativas da equipe econômica de Bolsonaro. Ele afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, “não sabe fazer a economia pensando no povo” e a única solução apresentada pelo atual governo é vender as empresas estatais. “Como eles não sabem governar, só querem vender o que está pronto“, criticou.

Antes de tratar da guerra, no entanto, Lula criticou a relação de Bolsonaro com os militares. “Bolsonaro não é dono dos militares. Eles fazem parte de uma instituição do povo brasileiro para defender o país de inimigos externos. Não têm ficar ‘puxando o saco’ nem de Lula, nem de Bolsonaro. Tem que ficar acima das brigas políticas”, afirmou.

Em seguida, Lula ressaltou a integração latino-americana durante as gestões petistas, com o fortalecimento do Mercosul e da Unasul. Disse, assim, que espera que todos os países sejam tratados em igualdade de condições, com respeito à integridade territorial. Nesse sentido, ele aproveitou para fazer um apelo pelo fim do conflito na Ucrânia.

“A gente precisa avisar para o Putin, para o presidente da Ucrânia, para o Biden e para os líderes europeus: Parem com essa guerra! O povo precisa de paz. E quer emprego, educação, cultura. O povo quer vida, não quer morte”, clamou o ex-presidente.

Bandeira

Lula disse ainda que Bolsonaro é “tão frágil, tão boçal”, que não conseguiu criar um partido para ele. Por isso, segundo Lula, na falta de um projeto político, o atual presidente tenta se apropriar das cores da bandeira do Brasil. “Vamos dizer que a bandeira brasileira não é desse fascista. Pertence a 213 milhões de brasileiros. Ele se apoderou como se fosse dele”. Nesse momento, a plateia reagiu, em coro, com xingamentos a Bolsonaro.

Assista à íntegra do encerramento do Encontro Democracia e Igualdade

Por Tiago Pereira

Governador Flávio Dino entrega 100º Restaurante Popular do MA em Icatu

31-03-2022 Quinta-feira

O município de Icatu foi o contemplado com a 100ª unidade da rede de Restaurante Popular, entregue no Maranhão. O equipamento foi inaugurado pelo governador Flávio Dino, em agenda na cidade nesta quinta-feira (31). O estado possui a maior rede destes equipamentos no Brasil e que se consolida com mais este, que agora atenderá a população icatuense. Esta política de segurança alimentar é um marco do Governo do Estado na gestão Flávio Dino.

O governador pontuou o dia histórico pela entrega do centésimo Restaurante Popular. “Estamos mostrando que uma política efetiva e eficiente deve privilegiar aqueles que menos têm e combater as desigualdades, lutar por justiça social. Isto você deve fazer todos os dias, em todas as suas ações administrativas, especialmente no que se refere aos direitos mais básicos. E a alimentação é um direito básico por excelência, sem o qual não é possível, inclusive se ter outros direitos. Por isso, essa rede de Restaurantes Populares garante o direito à alimentação e, ao mesmo tempo, garante outros direitos. Reafirma um modelo de política em que o dinheiro público é utilizado para toda a sociedade, mas sobretudo, para os que mais precisam”, frisou. 

Flávio Dino ressaltou ainda as parcerias que garantem políticas como esta à população. “É um dia de glória para o Maranhão, por que afirma a capacidade do povo do Maranhão, o talento dos nossos técnicos e a capacidade que temos de fazer parcerias, como fizemos com a prefeitura de Icatu e outras no Maranhão. Estou muito feliz e que esta marca seja superada. Que possamos ter Restaurante Popular em todos os municípios maranhenses. Que essa política prossiga e cresça, em favor da população do Maranhão”, concluiu o governador Flávio Dino.

“Para nós, é um momento de glória e gratidão. Só temos a agradecer ao nosso governador pelo apoio que tem nos dado. Nos presenteou com o Restaurante Popular e com muitas outras obras. O governo e o povo de Icatu estão de parabéns”, enfatizou o prefeito Wallace Azevedo.

A população reconheceu a importância desta política pública e agradeceu a iniciativa do Governo do Estado. Para os moradores, o Restaurante Popular vai atender a todos, aos que mais precisam, aos trabalhadores, mães e pais de família. E o melhor, por um valor que dará acesso a todos – apenas R$ 1.

“É gratificante receber o Restaurante Popular do governo estadual, porque é um sonho do povo icatuense. É um privilégio ganharmos mais uma boa obra da gestão Flávio Dino. Muitas pessoas conhecem e precisavam desse restaurante, que tem alimento de qualidade e em um preço que todos podem pagar. Temos que agradecer em termos esse restaurante na nossa cidade”, enfatizou o pastor Ilmar Amorim.

Para o pescador Manoel de Jesus, o restaurante vai melhorar a vida de todos. “Que bom,  graças a Deus que a gente tem esse restaurante, pela primeira vez em nossa cidade. Vai melhorar muito a vida de todas as pessoas aqui, quem mora na sede e no interior. A gente sabe que tem uma comida boa aí e muito barata, que todo mundo vai poder vir aqui e se alimentar. Está tudo muito difícil, tudo muito caro e aqui a gente consegue ter um almoço e jantar de qualidade”, avaliou.

“É com muita felicidade que a gente recebe esse Restaurante Popular, que vai ajudar todo mundo, professores, população, trabalhadores de diversas áreas. É uma alimentação muito boa e por um preço muito popular, ainda mais nesse momento de pandemia. Esse projeto é muito importante e ajuda realmente quem precisa que é o povo”, destacou o professor Cláudio Ribeirão.

Para a enfermeira Patrícia Ferreira, o equipamento vai impactar na alimentação e também na saúde dos icatuenses. “É um prazer imenso e alegria nossa cidade receber esse restaurante. O melhor presente do Governo do Estado e do nosso governador Flávio Dino. Vai trazer alimentação balanceada a todos os icatuenses e boa alimentação é saúde. Está de parabéns o trabalho nosso governador em nossa cidade e nós, profissionais da saúde, agradecemos pois é um benefício muito grande para a saúde da população”, avaliou.

A dona de casa Marlene Torres agradeceu e parabenizou a iniciativa. “Eu gostei, porque quem trabalha precisa e já vai ter um lugar para se alimentar bem e não vai pagar muito caro. Só R$ 1. É muito barato e dá para almoçar e jantar”, disse. 

O Restaurante Popular vai oferecer refeições completas, com sobremesa, atendendo à população de segunda a sexta-feira. Serão servidos 300 almoços e 200 jantares, pelo valor simbólico de R$ 1.

Infraestrutura é tema de requerimentos na Câmara Municipal de São Luís

31-03-2022 Quinta-feira

Melhorias de ruas e avenidas em vários bairros da capital foram centro de proposições apresentadas pelos vereadores, em sessão da Câmara Municipal de São Luís. As propostas contemplam novo asfalto, recapeamento, revitalização, calçamento e outros serviços de infraestrutura para qualificar ruas e garantir melhor acesso e mobilidade à população.

As propostas contemplam os bairros Vila Conceição, Polo Coroadinho, Vila Isabel Cafeteira, Cidade Operária, Cohatrac I, Areinha, Alto da Esperança (área Itaqui Bacanga), Vila Industrial, Vila Riod, Vila Luizão, Vinhais, Cohab Anil IV e João de Deus. Os parlamentares destacam áreas de grande fluxo de população e que, em alguns pontos, necessitam de ações para melhorar a qualidade do tráfego das vias. As proposições tramitam na Câmara e também foram encaminhadas às secretarias municipais competentes.

Vila Conceição

O vereador Edson Gaguinho (União Brasil), apresentou solicitação que sejam feitas melhorias na Avenida Roseana Sarney, Vila Conceição, em caráter de urgência, dadas as condições de precariedade da via.

Coroadinho

Solicitação do vereador Nato Junior (PDT) propões pavimentação em pedra tosca (calçamento) ou asfalto, para as ruas da Caema, Bom Sucesso e Travessa Bom Sucesso, localizadas na Vila Nova Jerusalém, bairro Coroadinho. “Muito embora se pense, inicialmente, apenas na melhoria estética, a pavimentação, tanto asfáltica como em calçamento, garante também uma melhor segurança viária. Além disso, temos aspectos relacionados à saúde, pois, vias pavimentadas levam à diminuição no fluxo de sujeira e facilitam sua limpeza”, justificou.

Vila Isabel Cafeteira

Serviços de recuperação asfáltica da Rua Comodoro, na Vila Isabel Cafeteira, é o foco de proposta do vereador Thyago Freitas (Avante). “Esse pedido é para melhorar a mobilidade urbana e, consequentemente, a qualidade de vida dos moradores daquela comunidade”, pontuou.

Cidade Operária e Cidade Olímpica

O vereador Ribeiro Neto (sem partido) apresentou pedido para melhoria das ruas da Secretaria e do Arame, no bairro Cidade Operária. “É uma demanda de profissionais motoristas e também moradores da área. Ali há uma grande quantidade de buracos, poeira e lama, que dificulta o acesso e deslocamento de veículos, ambulâncias, do transporte coletivo e até da população. Por isso, a urgência destes serviços”, frisou.

O parlamentar também apresentou solicitação para revitalização asfáltica da Travessa B – entre as avenidas 29 de Dezembro e dos Agricultores, no bairro Cidade Olímpica.

Cohatrac I

As ruas T e U, além da Transversal da Rua U, no bairro Cohatrac I, foram destacadas em requerimento da vereadora Silvana Noely (PTB). A parlamentar solicitou um pacote de ações nas vias, que inclui serviços de ‘tapa-buraco’, poda de árvores e limpeza das áreas.

Areinha

Obras de infraestrutura e cobertura de uma vala de esgoto na Rua Projetada, bairro Areinha, é tema de solicitação da vereadora Rosana da Saúde (Republicanos). “Esta vala está a céu aberto e a obra vai prevenir moradores do perigo de contaminação do ambiente, da transmissão de doenças, além de promover melhorias no trânsito do local”, explicou a parlamentar.

Itaqui Bacanga

O Coletivo Nós (PT) solicita a recuperação e pavimentação asfáltica da Rua São Raimundo, localizada próximo à caixa d’água, no bairro Alto da Esperança, na área Itaqui-Bacanga.

Vila Industrial e João de Deus

A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) solicitou a pavimentação asfáltica para as ruas Santa Maria e São Domingos, no bairro Vila Industrial. “É uma demanda dos moradores que estão enfrentando problemas devido à precariedade destas ruas. Os serviços vão melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana. Nestes locais há um grande fluxo de veículos e de pessoas, principalmente, crianças e idosos. Os buracos e desníveis podem causar sérios acidentes a este público”, frisou.

O bairro João de Deus também foi contemplado em proposição da parlamentar. Ela solicitou recapeamento asfáltico da 1ª Travessa Boa Esperança, Rua Gomes Batista e Rua Haroldo Sabóia, no bairro.

Vila Riod

O asfaltamento e drenagem das Travessas Nice Lobão, São Pedro e Janaína, na Vila Riod constam em solicitação da vereadora Concita Pinto (PCdoB) para receberem asfalto novo. “Os moradores clamam por esta melhoria, devido às péssimas condições destas vias. O asfalto é antigo e está com desnivelamentos e buracos, necessitando reparos”, justificou.

Vila Luizão

O vereador Marquinhos (União Brasil) enviou proposição onde solicita que seja pavimentada a Rua Eldorado, na Vila Luizão. O texto contempla ainda serviços de capina e limpeza geral na via. “Esta rua nunca recebeu algum tipo de serviço da prefeitura, por isso, a solicitação”, aponta o parlamentar.

Vinhais

No bairro Vinhais, o vereador Zeca Medeiros (Patriota) solicita serviços de recuperação asfáltica das ruas 5, 7 e 49.

Cohab Anil IV

A Praça das Flores, no bairro Cohab Anil IV, deve receber ações de requalificação, segundo propõe em requerimento o vereador Aldir Junior (PL).