20-12-2021 Segunda-feira
O governador Flávio Dino (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB) têm dado seguidas demonstrações de que não misturam as relações institucionais com as de natureza partidária.
Os dois chefes de Poder pertencem ao mesmo grupo, mas estão trilhando caminhos diferentes na corrida sucessória, com o chefe do Executivo apoiando a pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), enquanto o chefe do Legislativo é apoia a pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT).
Na audiência, presenciada pelo secretário das Cidades, Márcio Jerry, presidente do PCdoB, o presidente do Legislativo relatou ao chefe do Executivo a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que vai nortear a aplicação de R$ 22,5 bilhões previstos de receita no exercício do ano que vem. Informou também a aprovação da MP 372/2021, proposta pelo governador, concedendo reajuste linear de 9% para os servidores público a partir de fevereiro.
O governador foi oficialmente informado da aprovação Projeto de Lei 403/2021, que institui o Estatuto Estadual dos Povos Indígenas, criando também o Sistema Estadual de Proteção a Comunidade Tradicionais, o que cola o Maranhão na vanguarda da luta em defesa dos povos indígenas.
“Conversamos sobre a pauta extensa que tivemos na Assembleia Legislativa nesta que foi a última semana antes do recesso parlamentar. Fizemos um resumo deste ano, onde nós tivemos essa relação de harmonia e respeito com o Poder Executivo, apreciando projetos importantes para o Estado”, avaliou Othelino Neto.
Flávio Dino agradeceu o apoio dos deputados estaduais: “Nessa audiência eu tive a oportunidade de agradecer ao presidente Othelino, ao líder do Governo, o deputado Rafael Leitoa (PDT), e a todos os parlamentares que nos ajudaram em um ano de tantas dificuldades sanitárias, econômicas e sociais, a concretizar bons projetos, desde a alocação de emendas parlamentares para a realização de obras em várias cidades do nosso estado, assim como também, essa atividade legislativa, intensa, importante e produtiva. A minha palavra é de agradecimento por essa relação harmônica, uma relação eficiente, ajudando nosso estado a superar os obstáculos nacionais hoje existentes”.
Repórter Tempo