Arquivo mensal: dezembro 2020

Governo do Maranhão define a programação do Réveillon 2021 de acordo com regras sanitárias

31-12-2020 Quinta-feira

Devido à falta de vacina ou medicação comprovadamente eficaz contra a Covid-19, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), decidiu pelo cancelamento da tradicional festa de Réveillon, que anualmente é realizada em São Luís e em várias cidades do estado, com apoio do poder público estadual.

Em contrapartida, para não deixar o momento passar em branco, a Secma preparou uma queima de fogos na virada do ano, que poderá ser vista em 15 pontos estrategicamente distribuídos pela cidade de São Luís, e um na cidade de Imperatriz.

Som reduzido

A grande novidade é que a queima de fogos deste ano vai dar prioridade a um espetáculo com mais luzes e menos barulho. A medida foi pensada para não afetar animais e pessoas com autismo, que são mais sensíveis aos barulhos dos fogos artifícios, como explicou o secretário de Cultura Anderson Lindoso, em entrevista recente a uma rádio local.

“Será uma festa com mais cor e menos barulho. Temos a preocupação em diminuir o ruído, por conta dos animais e das pessoas”, esclareceu Anderson Lindoso.

O secretário ressalta que foram definidos 22 pontos espalhados pela cidade para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações.“Não há necessidade de sair de casa e se aglomerar em praças e ruas. As pessoas vão olhar [os fogos] pela janela ou sacada”, destacou Anderson Lindoso.

Festas privadas estão liberadas, mas com limite de público

Mas o cancelamento do Réveillon é referente apenas à festa organizada pelo Governo do Estado, não havendo deliberação da esfera estadual que impeça a realização de festas produzidas pela iniciativa privada.

No entanto, os produtores de eventos deverão respeitar o decreto estadual N° 36.203, editado pelo governador Flávio Dino no dia 30 de setembro de 2020, que proíbe a realização de eventos públicos com mais de 150 pessoas durante o período pandêmico.

Programações de Réveillon promovidas pelos municípios maranhenses também não estão proibidas, dependendo exclusivamente da decisão de cada prefeitura.

Veja abaixo quais serão os pontos de queima de fogos preparados para o Réveillon 2021:

Avenida Litorânea (prolongamento)
Parque do Rangedor (estacionamento)
Forte de Santo Antônio
Residencial José Chagas (Av. Ferreira Goulart)
Avenida Ferreira Goulart (próximo a cabeceira da Ponte José Sarney)
Avenida Beira Mar (Coreto)
Anel Viário (atrás do papódromo)
Estádio Castelão
IEMA Rio Anil (bairro Bequimão)
CEM Almirante de Tamandaré (Cohab Anil IV)
Praça Viva Maiobão
Praça Viva Cidade Operária
Cais da Raposa
Cais de São José de Ribamar
Mirante da Lagoa da Jansen
Calçadão de Imperatriz

Astro de Ogum: “A tradicional festa de Iemanjá acontece hoje no Olho D’Água respeitando os protocolos sanitários”

31-12-2020 Quinta-feira


A Festa de Iemanjá, já tradicional no calendário festivo da cidade, mais uma vez ocorre na Praia do Olho D’Água. Contudo, em respeito ao protocolo de segurança do covid-19, a edição de 2020 passará por adaptações que não tirarão o brilho da celebração.
O que costumava durar a noite inteira nas areias da praia com a participação de amplo público, amanhã será realizado em  horário reduzido, das 21:00 às 00:00, na área externa da residência do vereador Astro de Ogum.

Na ocasião, o patrono da Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão (FUCABMA) contará com a colaboração de 30 mães e pais-de-santo e respectivos filhos e filhas-de-santo, respeitados os limites de até 5 acompanhantes, todos orientados a usar máscaras e álcool em gel.


Após as primeiras horas de cânticos, dança e toques de tambor em saudação aos orixás e encantaria, nos primeiros minutos de 2021 a comitiva fará a entrega das oferendas de flores e perfumes no mar, sendo o ritual finalizado logo em seguida.Outra parte dos adeptos fará os seus rituais na segurança e intimidade de seus próprios terreiros e lares.

Outra novidade dessa edição será a transmissão da festa ao vivo pela internet. Esta foi a estratégia encontrada para ampliar o alcance e aproximar o público de uma celebração bastante popular e de grande importância cultural e religiosa para a nossa cidade.

Quem quiser acompanhar o rufar dos tambores, basta acessar o canal Boi de Maracanã Oficial, parceiro na realização do projeto, no YouTube.


Ainda que em versão mais modesta, a ideia é que festa homenageie à Rainha do Mar em sinal de agradecimento pelo ano que se encerra. Obviamente, com fervorosas fé e devoção, na oportunidade não serão economizados os pedidos de paz, saúde e prosperidade para toda a população mundial seja no interior das suas casas, pelas telas dos celulares ou na beira do mar.

Image

Prefeito Edivaldo entrega Centro de Parto Humanizado Nazira Assub, na zona rural de São Luís

31-12-2020 Quinta-feira

O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou à comunidade um importante e inovador equipamento da rede de saúde municipal, o Centro de Parto Humanizado Nazira Assub, localizado no bairro Estiva, zona rural de São Luís. A antiga maternidade foi totalmente reformada e readequada para oferecer às mães da região todos os serviços necessários para um bom atendimento, com salas especialmente adaptadas para realizar o parto natural, humanizado, com toda a assistência de profissionais capacitados e equipamentos modernos.

“Esta é uma obra muito importante para a zona rural, assim como outras ações da nossa gestão que têm beneficiado a região. Especialmente neste momento queremos demonstrar a nossa gratidão a todos os profissionais e técnicos da saúde, que têm se dedicado com afinco na missão que lhes foi dada, entregando mais este equipamento que vai promover um bom atendimento, humanizado, com todo o conforto e dignidade que as mamães merecem, com uma equipe capacitada, que acredita no trabalho que estão realizando nesta unidade”, enfatizou o prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda.

Presente à solenidade as secretárias Natália Mandarino e Andréia Lauande, respectivamente, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Criança e Assistência Social (Semcas), além do secretário municipal de Governo (Semgov), Pablo Rebouças, bem como a diretora do Centro Nazira Assub, Ananda Garcez.

O Centro de Parto Humanizado Nazira Assub, entre outros serviços, está equipado com três quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), isto é, onde a parturiente recebe atenção integral em todo o processo. Uma das salas PPP, inclusive, possui piscina para parto na água. Todas as salas têm ambiente climatizado e berçários ao lado da cama hospitalar. Além disso, há cinco leitos de enfermaria, com móveis e equipamentos novos (camas hospitalares, cômodas e poltronas).

Em pleno funcionamento, é uma unidade para oferecer diversos serviços como hemograma, exame de sangue, urina,  fezes, diabetes, hepatite, DST/HIV/Aids, toxicológico, tireóide T4 Livre/TSH, colesterol, teste de gravidez, pré-natal, parto e pós-parto, além de procedimentos como hemoterapia, radiografia, radiografia com contraste, angiografia, mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética, ultrassonografia e medicina nuclear.

“Este é um dia especial para todos nós, que trabalhamos na Saúde, quando podemos entregar à comunidade esta obra, que vem a somar a muitas e muitas ações realizadas ao longo da gestão do prefeito Edivaldo em toda a cidade, o que nos deixa a todos muito contentes e realizados pelo compromisso assumido em desenvolver uma política de saúde voltada para o desenvolvimento e ampliação da rede e a humanização do atendimento”, declarou secretária da Semus, Natália Mandarino.

A diretora do Centro, Ananda Garcez, destacou a importância do espaço. “Todo o processo de reforma, com a instalação de equipamentos novos em todos os setores, especialmente na área de atendimento clínico, enfermaria e parto propriamente dito foi um trabalho que levou em conta a preocupação de oferecer um atendimento de qualidade, no qual a mulher se torna protagonista do seu processo de parto, podendo escolher o melhor método e, para isso, recebendo o apoio de uma boa equipe de médicos, enfermeiros e técnicos. Por tudo isso, o Centro de Parto Humanizado Nazira Assub tem tudo para se tornar uma unidade de referência na rede municipal de saúde”, ressaltou.

ASSISTÊNCIA

O Centro de Parto Humanizado Nazira Assub também vai receber parturientes da zona rural que são encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Estiva, uma parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Como resultado, as mamães receberão um kit contendo banheira plástica, mantas, toalhas, roupinhas de bebê, artigos de higiene e também uma mochila ou sacola para transporte.

Na ocasião, o kit foi entregue para duas futuras mamães que terão a oportunidade de dar à luz na unidade, as jovens Míriam Sousa Viana e Dalciana Viana, que são assistidas pelo Cras da Estiva, juntamente com mais dez jovens em fase de gravidez.

“Esta é uma ação que ocorre o ano todo nas unidades da Semcas em toda a cidade, especialmente nos bairros mais carentes. Nos últimos meses já entregamos cerca de 380 kits de enxovais e é com muita alegria que fazemos isso, como forma de presente, um auxílio para a mamãe e o bebê em seus primeiros dias de vida”, explicou a secretária da Semcas, Andréia Lauande.

HOMENAGEM

O prefeito Edivaldo, durante a solenidade de entrega da unidade, foi homenageado por lideranças comunitárias da zona rural, que lhe deram um certificado emoldurado de agradecimento pelos serviços prestados à região.

“O prefeito Edivaldo foi o primeiro gestor, em muitos e muitos anos, eu teve um olhar ampliado para a zona rural. Outros prefeitos fizeram uma obra aqui, outra acolá, mas Edivaldo tem feito muitas obras nos bairros, incentivado os produtores familiares e, agora, entregando esta maternidade, a mais moderna já feita aqui para a nossa região”, frisou o líder comunitário Kleber Castro.

REFORMA

O Centro de Parto Humanizado Nazira Assub foi totalmente reformado, do telhado ao piso. Foi também refeita a pintura interna e externa, assim como todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

Os banheiros são amplos e oferecem boas condições de acessibilidade. Há também cozinha, refeitório para os servidores, farmácia, almoxarifado e sala de manutenção em geral.

No pavimento superior, foram reformados todos os cômodos, incluindo a sala da diretoria, o dormitório masculino e o feminino, os banheiros e o hall de acesso.

Foi renovada toda a tubulação de gás (oxigênio e ar comprimido) que atende aos dois consultórios, enfermarias e salas de parto. Todos estes cômodos estão equipados com mobiliários novos (cama hospitalar, berços, cômodas e poltronas, entre outros), climatizados e com decoração harmonizada com o serviço, isto é, com motivos maternos e infantis.

Eduardo Braide anuncia novos nomes que irão compor as secretarias de Saúde, Urbanismo, Esporte e Cultura

31-12-2020 Quinta-feira

Nesta quinta-feira (31), o prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos) anunciou mais três nomes que irão compor sua equipe de secretariado.

O médico dr. Joel Nunes comandará a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Já a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel) ficará sob o comando do ex-vereador Ricardo Diniz.

Outro nome anunciado foi o do cantor e compositor Marco Duailibe, que assumirá a Secretaria Municipal de Cultura.

Nesta quarta-feira (30), Braide também anunciou quem vai comandar a pasta de Urbanismo e Habitação. Trata-se do engenheiro civil e administrador de empresas, Bruno Costa.

Consórcio internacional de mídia elege Bolsonaro Corrupto do Ano

31-12-2020 Quinta-feira

Na disputa pela honraria de caráter duvidoso, Bolsonaro venceu Trump e Erdogan, também líderes populistas de extrema-direita.

O Projeto de Divulgação do Crime Organizado e Corrupção (OCCRP, na sigla em inglês), um consórcio internacional de mídia, elegeu o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, como Pessoa do Ano na promoção da corrupção e do crime organizado. Bolsonaro deixou para trás personalidades como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Turquia, Recep Erdogan.

site do projeto ressalta que Jair Bolsonaro, eleito na esteira da operação Lava Jato como um candidato anticorrupção, fez uso de propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema judiciário e empreendeu “uma guerra destrutiva” contra a região da Amazônia que “enriqueceu alguns dos piores proprietários de terras no país”.

Segundo o consórcio, tanto Trump quanto Erdogan também se beneficiaram de propaganda, minaram as instituições democráticas, politizaram o sistema judiciário, se esquivaram de acordos multilaterais, recompensaram aliados corruptos e afastaram seus países do estado democrático de direito em direção a autocracias. Além de Trump, Erdogan e Bolsonaro, o oligarca ucraniano Ihor Kolomoisky completa a lista de finalistas na disputa pelo prêmio de caráter duvidoso.

Segundo Louise Shelley, diretora do Centro Transnacional de Crime e Corrupção (TraCCC) da Universidade George Mason e integrante do comitê da premiação, esse tipo de ação populista foi o foco do projeto este ano. “Todos eles são populistas que causam grandes danos aos seus países, regiões e ao mundo. Infelizmente são apoiados por muitos, o que consiste na marca do populismo”.

A escolha de Bolsonaro também levou em conta o escândalo da coleta de salários de funcionários fantasmas, prática conhecida como “rachadinha”, que teria acontecido no gabinete de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) quando este era deputado estadual no Rio de Janeiro.

No entanto, o fator determinante para que ele fosse o vencedor foi a hipocrisia, uma vez que ele foi eleito sob a promessa de combater a corrupção “mas não apenas se cercou de pessoas corruptas como acusou indevidamente outros de corrupção”, destaca o consórcio.

“Aparentemente, a família de Bolsonaro e o círculo íntimo dele estão envolvidos em uma conspiração criminosa em curso, mas têm regularmente acusado outros de roubar da população. É a definição clássica de uma quadrilha de crime organizado”, afirmou Drew Sullivan, outro juiz do comitê e editor do OCCRP.

Portal Vermelho

Especialista em “logística”, Pazuello, deixa país sem seringas para vacinação contra Covid-19

31-12-2020 Quinta-feira

O fracasso do pregão é mais um flagrante negativo das qualidades “logísticas” do ministro Eduardo Pazuello na condução do Ministério da Saúde. A  falta de seringas completa o quadro de ausência de plano para início seguro da vacinação e de treinamento dos profissionais

Entre a incompetência e ação deliberadamente relapsa, fracassou o leilão do governo federal para compra de seringas. Das 331 milhões de unidades pretendidas, o Ministério da Saúde só conseguiu comprar 7,9 milhões, ou seja, 2,4%. O pregão eletrônico foi realizado nesta terça-feira, 29.

O fracasso do pregão é mais um flagrante negativo das qualidades “logísticas” do ministro Eduardo Pazuello na condução do Ministério da Saúde. A  falta de seringas completa o quadro de ausência de plano para início seguro da vacinação e de treinamento dos profissionais.

A compra de seringas e agulhas costuma ser feita por Estados e municípios. No entanto, durante a pandemia, o Ministério da Saúde decidiu centralizar estes insumos. Diante disso, o ministério terá que realizar um novo pregão, ainda sem data definida.

Além da vacinação contra a Covid-19, as seringas e agulhas adquiridas pelo Ministério da Saúde serviriam para a campanha de imunização contra o sarampo. Em relação à Covid-19, a estimativa é que 108 milhões de doses sejam aplicadas ainda no primeiro semestre, no caso do governo apresentar um plano de vacinação exequível.

Segundo representantes da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo),  desde julho a entidade alerta o Ministério da Saúde o sobre a necessidade de planejar a compra das vacinas.

PT

Flávio Dino anuncia Márcio Jerry e Rubens Jr. para seu secretariado

31-12-2020 Quinta-feira

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) anunciou, nesta quarta-feira (30), que os deputados federais Márcio Jerry e Rubens Pereira Júnior — ambos do PCdoB-MA — serão os novos secretários estaduais de Cidades e de Articulação Política.

Julio Mendonça, atual secretário da Agricultura Familiar, passará a responder pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp). Em seu lugar, assume Rodrigo Lago.

“O deputado federal Márcio Jerry assumirá a Secretaria de Cidades; o deputado federal Rubens Pereira Jr a Secretaria de Articulação Política; o secretário Rodrigo Lago assume a Agricultura Familiar; Júlio Mendonça assume a presidência da AGERP. Essas são as mudanças de hoje. Com as mudanças, assumirão vagas na Câmara dos Deputados Gastão Vieira e Dr. Antonio Elizabeth Gonçalo”, disse Flávio Dino em suas redes sociais.

Pouco antes, o governador explicou que o “processo de ajustes irá se estender pelos próximos 30 dias” e que “manteremos o eixo principal: coesão política e dedicação no cumprimento de metas em 2021”.

Após o anúncio, o deputado Márcio Jerry declarou, também via redes sociais: “Com muita honra e total entusiasmo aceitei o convite do governador Flávio Dino para integrar novamente o seu governo como Secretário de Cidades. Retomo com renovado vigor para seguir colaborando nesta grande obra comandada pelo governador Flávio Dino que é a construção do Maranhão de Todos Nós”.

Rubens Pereira Jr. também se manifestou: “Agradeço ao governador pela confiança e oportunidade de voltar a integrar o governo, que tem realizado profundas transformações no Maranhão”.

Por Priscila Lobregatte

TV Assembleia exibirá Retrospectiva 2020 nesta quinta (31) com as principais ações do Legislativo maranhense

31-12-2020 Quinta-feira

A TV Assembleia (canal aberto digital 9.2 ou 17 da TVN) exibirá, nesta quinta-feira (31), às 19h, a Retrospectiva 2020, com as ações do Poder Legislativo e os principais fatos que marcaram o Estado durante o ano. 

Na retrospectiva, o telespectador irá conferir as principais notícias que marcaram o ano na Assembleia Legislativa e ganharam destaque em todo o estado, da abertura ao encerramento dos trabalhos. O programa terá reprise nesta sexta-feira, dia primeiro, no mesmo horário.

Para o diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, apesar do ano difícil, o Parlamento maranhense não parou, e, por isso, as ações e decisões merecem ser relembradas. 

“Mesmo diante das dificuldades, a Casa do Povo teve um importante papel no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Estado. Muitas ações e trabalhos foram realizados no intuito de melhorar a vida dos maranhenses. Além disso, centenas de projetos foram aprovados neste mesmo sentido”, acentuou Jinkings. 

Das atividades internas e externas, serão exibidos os melhores momentos das sessões solenes, reuniões e atuação das comissões de trabalho da Casa.

Além disso, será exibido um resumo de visitas, reuniões e principais medidas adotadas pelo presidente Othelino Neto (PC do B) no enfrentamento da maior crise sanitária do século XXI. O chefe do Legislativo manteve uma agenda atuante, definindo pautas, comandando as sessões e representando o Parlamento maranhense em eventos dentro e fora do estado.

O telespectador assistirá aos melhores momentos das sessões plenárias realizadas durante o ano, por videoconferência e presencial, onde os parlamentares aprovaram projetos importantes para o combate à COVID-19.

A Retrospectiva 2020 vai relembrar, também, as eleições municipais e as principais atividades desenvolvidas pela Creche-Escola Sementinha, Gedema, Sol Nascente e TV Assembleia, que precisou se reinventar e se adaptar a uma nova realidade.

Governador Flávio Dino vistoria obras da nova extensão da Avenida Litorânea na capital maranhense

31-12-2020 Quinta-feira

Nesta quarta-feira (30) o governador Flávio Dino vistoriou as obras que integram o primeiro trecho do prolongamento da Avenida Litorânea. Essa etapa é a extensão inicial que vai do Rio Pimenta até a avenida São Carlos. Serão investidos mais de R$ 25 milhões e a previsão é que esse primeiro trecho seja entregue até o final de janeiro de 2021.

“Essa é uma obra bastante extensa, portanto o trabalho se dá em etapas. Temos uma fase na Holandeses, outra na avenida São Carlos, que faz a ligação da Holandeses com a Nova Litorânea. De modo que estamos hoje concluindo uma etapa da Nova Litorânea. Vamos fazer uma liberação provisória do trânsito a partir de quinta, dia 31, visando melhorar a mobilidade dos moradores do Olho d’Água, os que vem do Aracagy. Nas próximas semanas, concluiremos a outra etapa da Litorânea e com isso viabilizaremos a integração da Holandeses, São Carlos e a Nova Litorânea”, assegurou o governador Flávio Dino. 

Governador Flávio Dino vistoria prolongamento da Litorânea (Foto: Gilson Teixeira)

Para Daniel Carvalho, presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), a liberação inicial do prolongamento da Litorânea – que vai da ponte do Rio Pimenta até a ponte do Rio Claro – trará melhorias na mobilidade, fornecendo mais vias de acesso para moradores do Olho d’Água, Aracagy e bairros vizinhos.

“Vamos continuar trabalhando, fazendo outras etapas, com obras em outros trechos da Litorânea, da Holandeses. Mas o mais importante é a garantia de que na finalização de 2020 e início de 2021 estamos fazendo a entrega dessa importante obra, decisiva para a melhoria na mobilidade urbana de vários bairros”, pontuou o governador. 

A previsão é a de que sejam implantadas novas linhas de ônibus beneficiado bairros como Vila Luizão, Araçagy, bairros vizinhos, que poderão ter acesso expresso, saindo pela avenida São Carlos, passando pela Nova Litorânea. “Garantiremos assim que as pessoas cheguem ao São Francisco, ao Centro com muito mais velocidade, de modo que os benefícios são amplos para quem anda de carro, de ônibus, além de claro, ser um novo trecho de lazer e convivência comunitária para população de São Luís e para quem visita a nossa capital”, finalizou Dino.

Orçamento de São Luís para 2021 é aprovado na Câmara Municipal

30-12-2020 Quarta-feira

O plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 durante sessão extraordinária híbrida. A LOA é uma peça que prevê todo o orçamento a ser seguido pelo Executivo Municipal no ano seguinte. Ao todo, a previsão está orçada em R$ 3.501.640.568,36.

De acordo com a Mensagem Nº 22, enviada pelo Executivo à Câmara Municipal, as prioridades para o ano seguinte serão a Saúde, com R$ 964.455.694,00, e Educação, com R$ 714.699.341,12.

Nove vereadores apresentaram cerca de 70 emendas para auxiliar na distribuição do orçamento.

Sílvia Tereza