Nota de repúdio do PT ao presidente da Fundação Palmares

05-06-2020 Sexta-feira

No momento em que o mundo presencia as maiores manifestações antirracistas nos Estados Unidos, desde a luta pelos direitos civis dos negros, e aqui no Brasil cresce o repúdio à violência policial sistemática contra o povo negro, o atual presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, chama o movimento negro de “escória maldita”, de “vagabundos”, e faz ofensas impublicáveis à figura de Zumbi dos Palmares, o herói nacional que dá nome à instituição.

É um comportamento revelador do subproduto mais elaborado que o racismo brasileiro sempre impingiu às pessoas negras, que é a ruptura do pertencimento à sua origem étnica racial. Ao renegar os líderes negros e os movimentos sociais que construíram, inclusive, a Fundação Palmares e o cargo que ele ocupa, este homem negro renega a si mesmo.

Racismo e fascismo andam juntos ao longo da história. Ao se entregar a um governo de caráter fascista, Sérgio Camargo repete a trajetória daqueles que, para servir à Casa Grande, eram capazes de dizimar os seus iguais.

Repudiamos as declarações e as atitudes do atual presidente da Fundação Palmares em relação à população negra brasileira, que por consequência das sequelas da escravidão (renegada por ele), será a maior vítima da Covid-19 no país.

A resposta do Partido dos Trabalhadores a mais essa afronta é lutar em todos os campos, inclusive no Congresso e no Judiciário, para retirar Sergio Camargo de um cargo público que jamais poderia ter assumido.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Martvs Chagas
Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT

Deixe um comentário