PSOL cobra investigação de vazamento da Operação Placebo da PF

26-05-2020 Terça-feira

O deputado federal Ivan Valente enviou ao Ministério da Justiça um requerimento de informações em nome da bancada do PSOL, no qual pede investigação de alegado vazamento da Operação Placebo, da Polícia Federal. A ação foi vazada um dia antes pela deputada federal Carla Zambelli (PSL).

No documento, o partido “requer ao Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública informações sobre a atuação do Diretor-Geral da Polícia Federal” na operação realizada hoje, que “teve como foco o desvio de recursos na área de saúde no Estado do Rio de Janeiro”.

“A operação teve entre seus alvos o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e embora tenha sido determinada pelo Poder Judiciário, foi anunciada um dia antes pela deputada Carla Zambelli”, afirma Ivan Valente no requerimento.

No requerimento, Ivan Valente pede respostas a quatro questionamentos:

  • “Quantas reuniões o atual Diretor-Geral da Polícia Federal realizou com parlamentares da base de apoio do Governo, o Presidente da República ou qualquer de seus filhos, dentro e fora das dependências do Departamento de Polícia Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública? Encaminhar cópia das agendas públicas em que tais reuniões foram divulgadas, bem como a lista de presença e ata das mesmas, conforme determina a legislação.”
  • “Em que datas o Diretor-Geral da Polícia Federal manteve contato com a Deputada Carla Zambelli, pessoalmente e por meio eletrônico? Sobre quais operações em andamento no Departamento de Polícia Federal conversaram?”
  • “Qual o fundamento jurídico e os critérios utilizados para repassar informações de operações à Deputada Carla Zambelli? Quais foram as salvaguardas utilizadas para evitar o vazamento ou o uso político das operações?”
  • “Quando o Diretor-Geral teve conhecimento da operação Placebo, realizada no Estado do Rio de Janeiro no dia 26/05/2020? Em que momento o Presidente da República e o Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública foram informados da referida operação? Em que momento a Deputada Carla Zambelli foi informada da referida operação?”

Deixe um comentário