Presidente do CREF-21, Denise Araújo, fala sobre novo protocolo para reabertura das academias de ginástica no Maranhão

18-05-2020 Segunda-feira

O decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro em edição extra do Diário Oficial da União de segunda-feira (11), que incluiu como atividades essenciais durante a pandemia as academias de esporte, salões de beleza e barbearias, foi vetado pelo governador Flávio Dino no estado do Maranhão.

A presidente do Cref-21, Denise Araújo, falou sobre a polêmica causada pelo decreto: “o Conselho Federal de Educação Física acatou o decreto presidencial e luta pela reabertura das academias em todo o país, mas 17 estados da federação não ratificaram essa decisão, entre eles o Maranhão, onde estamos aguardando a próxima determinação do governador”.

Além de presidir o CREF-21, Denise Araújo é pioneira no ensino da natação para bebês no país e administra ao lado do marido Osvaldo Telles e do filho Vítor, a Academia Viva Água que tem 35 anos de bons serviços prestados ao povo ludovicense.

Denise Araújo Osvaldo Telles e Vítor Telles com o filho Nathan

“Como profissional da educação física e como gestora não podemos colocar nossos alunos em risco. Quando pudermos reabrir, iremos seguir a cartilha elaborada pelo CONFEF com um protocolo bastante rigoroso”.

Denise Araújo ressaltou que neste momento no CREF-21 e na Viva Água todos estão num trabalho exaustivo para definir o que muda em cada uma das modalidades esportivas: judô, musculação, ginástica, natação, … para evitar que haja a contaminação da Covid-19 em nossos espaços”.

 Denise deu como exemplo as aulas de natação que após a pandemia pelo novo coronavírus terão novas regras: “os pais não poderão mais entrar na piscina com os filhos, as turmas serão menores, inicialmente as aulas serão apenas para maiores de 5 anos,  todos os brinquedos e acessórios serão higienizados após cada aula, será respeitada a distância mínima  entre os alunos, professores usarão EPIS, lembrando que o cloro é um produto que mata os germes, enfim a segurança de alunos, pais e professores é prioridade absoluta”.   

Denise Araújo dando aula de natação para bebês

Segundo Denise nos estados em que as academias foram reabertas apenas 20% a 25% dos alunos voltaram a se exercitar. E acrescentou: “no Maranhão o governador Dino é muito responsável e cauteloso, e mesmo com os documentos oficiais que enviamos para ele com os rígidos protocolos aprovados para as academias, ele manteve as academias fechadas e acredito que ele só vai liberar a reabertura  do setor junto com escolas, quando a curva de contágio do coronavírus baixar.”

CONFIRA O PROTOCOLO APROVADO PELO CONFEF PARA FUNCIONAMENTO DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA DURANTE A PANDEMIA

1) Clientes serão incentivados a treinar usando máscara – ela será obrigatória para professores, recepcionistas, gerentes e todos os funcionários. Ainda não foi definido se, para os alunos, seu uso será uma imposição ou apenas uma sugestão. Esta é considerada uma das questões mais delicadas.

2) Medição da temperatura com termômetro eletrônico, à distância, de todos que entrarem na academia. Caso seja apontada uma temperatura superior a 37.8 °C, a pessoa não será autorizada a entrar.

3) Durante o horário de funcionamento, cada área da academia será fechada de 2 a 3 vezes ao dia por, pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.

4) Cliente pode optar por acessar a academia comunicando o número de seu CPF ou matrícula à recepção, evitando, assim, usar o leitor de digital na entrada. Caso ele seja utilizado, a academia deve disponibilizar um recipiente de álcool em gel a 70% ao lado da catraca.

5) Academia deve oferecer um dispositivo para limpeza de sapatos na porta de entrada.

6) Quantidade de clientes que entram na academia será limitada, e a ocupação simultânea será de 1 cliente a cada 6,25m² (o equivalente a 1,5m de distância entre eles), nas áreas de treino, piscina e vestiário.

7) Espaço delimitado com fitas que determinarão onde cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas. Cada um deve ficar a 1,5 m de distância do outro.

8) Apenas 50% dos aparelhos de cardio serão utilizados. Exemplo: esteiras serão usadas no esquema “uma sim, uma não”.

9) Saída de água no bebedouro só será liberada para clientes que estiverem utilizando garrafas próprias.

10) Clientes terão restrição quanto ao tempo de permanência na academia durante horários de pico.

Deixe um comentário