28-03-2020 Sábado
Prefeitura de São Luís consolida importantes ações no combate ao novo coronavírus em semana de muito trabalho
Seguindo as determinações do prefeito Edivaldo Holanda Junior, ao longo desta semana, todos os órgãos da Prefeitura de São Luís intensificaram suas ações de combate e controle ao novo coronavírus (Covid-19). Entre as medidas estão o atendimento à população em situação de rua com a abertura de abrigos temporários, a higienização dos pontos de maior aglomerações de pessoas, reforço no serviço de capina, varição e coleta de lixo e a disponibilização de canais telefônicos e eletrônicos para acesso aos serviços públicos. A Prefeitura segue ainda com ações de reforço na área da saúde e o Hospital da Mulher esta sendo adaptado para o atendimento de pacientes com coronavírus.
As escolas estão com aulas suspensas e só às secretarias com serviços essências seguem funcionando mas a orientação é para, quando possível, que o servidor realize às tarefas de casa. Todas estas ações fazem parte do plano de contingência contra o coronavírus definido pelo prefeito Edivaldo que também seu reuniu, por videoconferência, com outros gestores que integram a Frente Nacional do Prefeitos afim de alinhar agendas.
O objetivo principal é evitar a aglomeração de pessoas para manter a curva de infecção pelo novo coronavírus controlada na capital, além de dotar a cidade de toda a estrutura necessária para manter o funcionamento dos serviços e o atendimento aos pacientes. “Em São Luís, estamos seguindo todas as orientações das autoridades de saúde e continuaremos com as medidas restritivas para que o coronavírus se prolifere o mínimo possível entre nossa população. Estamos reforçando a nossa estrutura de atendimento em saúde, ampliamos o acolhimento e atendimento à população de rua, determinamos novas rotinas de higienização, estabelecemos o teletrabalho no funcionalismo municipal, implementamos novos procedimentos para a prestação dos serviços essenciais. Todas estas medidas estão em constante avaliação, sendo readequadas quando necessário”, disse o prefeito Edivaldo.
O primeiro caso da Covid-19, em São Luís, foi confirmado na noite do dia 20 deste mês. Mas antes disso, o prefeito Edivaldo já havia editado o Decreto Municipal Nº 54.890 com reforço das medidas para prevenção ao novo coronavírus. Um segundo decreto, o Nº 54.936, foi editado dia 23, declarando Estado de Calamidade Pública. Em meio a todas as ações que vem sendo anunciadas, o prefeito Edivaldo também pede à população que mantenha a tranquilidade e permaneça em casa, além de reforçar que todas as medidas necessárias para garantir a saúde de todos seguirão sendo tomadas.
POPULAÇÃO DE RUA
Sendo o isolamento social a principal recomendação das autoridades de saúde para conter o avanço do novo coronavírus, uma das medidas adotadas pelo prefeito Edivaldo foi a ampliação do atendimento que a Prefeitura de São Luís presta à população de rua. Para isso, foram montados mais dois abrigos temporários. Um na Vila Luizão e, por meio de uma parceria com o Governo do Estado, foram disponibilizadas mais vagas em um abrigo montado no Estádio Castelão. As duas unidades já receberam mais de 50 pessoas.
Os abrigos temporários ampliam o trabalho já realizado nos dois Centros de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) mantidos pelo município. Nos abrigos, além de receber kits de higiene pessoal e alimentação, esta população agora conta também com o serviço de triagem médica para a identificação de possíveis casos da doença. As pessoas em situação de rua que testarem positivo para a Covid-19 serão transferidas para as unidades provisórias de acolhimento que comportem o isolamento.
Entre medidas tomadas para garantir o isolamento social está a suspensão, por 15 dias, das aulas da rede de ensino municipal, anunciada dia 16 deste mês. Também foi suspenso o atendimento presencial em todos os órgãos da administração municipal e o estabelecimento do teletrabalho aos servidores. Para garantir que a população continue tendo acesso aos serviços foram disponibilizados canais telefônicos e eletrônicos para o cidadão.
Na próxima semana, a Prefeitura de São Luís vai realizar o pagamento do funcionalismo em datas alternadas (dias 30 e 31 de março e 1º de abril) e os salários referentes ao mês de março serão pagos por categorias. Esta é mais uma medida para evitar a aglomeração de pessoas já que as agências bancárias estão funcionando com horário diferenciado neste período.
O efetivo da Guarda Municipal está realizando fiscalização permanente nas praias, para evitar aglomerações. Esta é uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros. As autorizações de eventos públicos ou privados foram suspensas, incluindo a Feirinha São Luís e as edições do programa Todos Por São Luís.
A estrutura da saúde municipal está sendo reforçada e o Hospital da Mulher, com 43 leitos clínicos e 10 leitos de UTIs, está sendo reservado para o atendimento e tratamento de casos do novo coronavírus, sendo a unidade referência na rede municipal. Para garantir o efetivo profissional necessário para o atendimento aos pacientes estão suspensas todas as férias e licenças destes profissionais. A rede de saúde também recebeu reforço com remédios, material hospitalar e equipamentos.
Também está sendo feita a higienização frequente dos ônibus com os produtos recomendados pelas autoridades de saúde como o álcool em gel a 70%. Este trabalho é feito nas garagens, antes da saída dos veículos, e ao longo do dia nos terminais de integração, no intervalo das viagens. Os ônibus que contam com ar-condicionado agora circulam com as janelas abertas para manter o ambiente arejado.
Os pontos de grande concentração de pessoas em São Luís estão sendo higienizados por meio do serviço de lavagem hidrotérmica, contendo uma solução de água com hipoclorito de sódio, substância muito utilizada como desinfetante para superfícies, pois reduz as chances de contaminação por vírus, parasitas, bactérias e outros agentes causadores de doenças. Inicialmente, estão sendo priorizadas as principais avenidas da cidade, o entorno das unidades de saúde, paradas de ônibus, entre outros.
SERVIÇOS PÚBLICOS
Os serviços considerados essenciais foram readequados para seguir as recomendações das autoridades de saúde. Na limpeza urbana foram suspensas a coleta seletiva e o recebimento de recicláveis nos Ecopontos para evitar que o vírus se propague por meio destes materiais. A coleta domiciliar foi intensificada.
Nos mercados, a Prefeitura tem realizado lavagem do passeio interno e de outras superfícies onde o vírus pode ficar alojado. O Serviço de Inspeção Municipal mantém a fiscalização para garantir a qualidade dos produtos animais e vegetais na sua origem, quanto a manipulação, abate, embalagem e transporte, evitando a contaminação.
A Prefeitura prorrogou também até 30 de maio, o prazo de validade dos cartões dos usuários do benefício de gratuidade do serviço de transporte público da capital que, porventura, estiverem vencidos ou com prazo de vencimento próximo.