Arquivo mensal: fevereiro 2020

92,5% aprovam o Carnaval do Maranhão, diz pesquisa

29-02-2020 Sábado

O Carnaval do Maranhão 2020 teve alto índice de aprovação do público, de acordo com pesquisa feita com foliões durante a festa. 

O evento teve aprovação de 92,5% dos entrevistados. É um índice ainda maior que o verificado em 2019 (91%). 

A pesquisa foi feita no Circuito Beira-Mar entre os dias 23 e 25 de fevereiro, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

O levantamento realizado pelo Instituto Interpreta, a pedido do Governo Maranhão, foi divulgado nesta sexta-feira (28), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Leões. 

Participaram da coletiva os secretários de Estado Rodrigo Lago (Comunicação e Assuntos Políticos), Catulé Júnior (Turismo), Jefferson Portela (Segurança Pública) e a secretária adjunta da Cultura, Caroline Veloso.  

O secretário Rodrigo Lago lembrou que houve apoio do Governo do Estado em festas carnavalescas em vários municípios, mas somente em São Luís houve a participação de 700 mil pessoas nos quatro circuitos de carnaval. 

“Os números confirmam o sucesso da festa. Já é de fato um dos melhores carnavais do Brasil, confirmando a trajetória iniciada no ano passado, que começou a inserir o carnaval do Maranhão no roteiro turístico do carnaval nacional”, sublinhou Lago.    

Segurança

A segurança foi um dos destaques na pesquisa. Do total dos presentes na festa da Beira-Mar, 92,3% avaliaram o policiamento como ótimo ou bom. 

Essa sensação se refletiu no saldo final dos Circuitos carnavalescos, que não tiveram registro de Crimes Violento Letais e Intencionais (CVLI) nos cinco dias de folia. 

De acordo com o secretário Jefferson Portela, não houve qualquer registro de crime violento mesmo na temporada pré-carnavalesca. Ele explicou como foi preparado o forte de esquema de segurança nos circuitos. 

“Usamos isolamento, colocação de barreiras, revista pessoal, além da busca veicular. Envolvemos um grande número de policiais militares, corpo de bombeiros e policiais civis. Fizemos também o serviço velado no meio da multidão. Com o aumento do público, houve também aumento do controle”, detalhou Portela.    

Atrações musicais

Entrevista coletiva com os resultados do Carnaval 2020 (Foto: Divulgação)

As atrações musicais foram consideradas boas ou ótimas por 83,5% dos foliões. Entre os nomes que se apresentaram, estavam Margareth Menezes, Maria Rita, Otto e Zeca Baleiro.

Os artistas se apresentaram tanto no palco quanto nos trios elétricos que percorreram a Beira-Mar. 

Apesar das estrelas nacionais, das 400 atrações do carnaval 2020, mais de 90% eram artistas maranhenses.  

“O Carnaval do Maranhão 2020 foi um sucesso absoluto. Mais de 90% da programação foi de artistas maranhenses, ou seja, a gente valorizou a prata da casa. Foi um universo de vários ritmos e segmentos voltado a atender todo o público maranhense também para mostrar a nossa cultura para quem vem de fora”, ressaltou a secretária adjunta da Cultura, Caroline Veloso.   

Outros Circuitos

O Instituto Interpreta também fez pesquisa nos Circuitos Madre Deus, Passarela e Rio Bacanga. Este último foi a novidade do Carnaval deste ano. De acordo com o levantamento, 88,5% dos entrevistados aprovaram esses três Circuitos. 

Para 84,3%, as atrações foram ótimas ou boas. Entre os artistas, estiveram Saia Rodada, Avine Vinny e Mano Walter. No local, o policiamento foi avaliado como ótimo ou bom por 85,1% dos presentes. 

A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 24 de março nos três Circuitos, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

O secretário de Turismo, Catulé Júnior, comemorou os bons resultados obtidos no setor. Dados do Observatório do Turismo apontam que São Luís teve 82% de ocupação hoteleira durante a festa. 

“Um carnaval da diversidade e democrático. Hoje, sim, o carnaval do Maranhão é um dos maiores do Brasil. Tenho certeza que no próximo ano estaremos comemorando resultados ainda melhores”, frisou Catulé.

CNBB recomenda evitar contato em missas para prevenir coronavírus

29-02-2020 Sábado

Fonte: TNOnline

Arquidioceses e dioceses da Igreja Católica no Brasil divulgaram entre quinta-feira (27) e esta sexta-feira (28) uma lista de medidas preventivas para evitar possíveis contágios do novo coronavírus durante missas e celebrações.

Entre as recomendações, há cuidados para os fiéis e os celebrantes das missas. Em nota divulgada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Saúde destaca que é preciso primeiramente trabalhar a prevenção e divulgar, o máximo possível, informações importantes nas cartilhas da saúde sobre o vírus e as formas de contágio.

A CNBB explica que a responsabilidade de indicar as normas é de cada arquidiocese e diocese, que deve observar a realidade local e fazer suas recomendações. “Cabe, portanto, aos arcebispos e bispos orientarem seus sacerdotes, bem como aos fiéis observarem as regras de higiene compatíveis com o momento.”

Arquidioceses como as de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e João Pessoal pediram que a comunhão eucarística seja recebida nas mãos pelos fiéis, em vez de diretamente na boca.

O momento da oração do Pai Nosso, a mais importante do cristianismo, deve ser realizado sem o contato manual entre os fiéis. Tradicionalmente, esse é um momento das missas e celebrações em que as pessoas fazem a oração de mãos dadas.

Outra recomendação é evitar os abraços no momento da “Paz de Cristo”, substituindo o gesto por uma leve inclinação de cabeça.

Às paróquias sob sua liderança, a Arquidiocese do Rio pede ainda que haja recipientes de álcool gel acessíveis e que os celebrantes higienizem bem as mãos.

Dom Roberto Ferreira Paz, bispo referencial da Pastoral da Saúde, ressalta que é preciso passar as informações com objetividade para evitar pânico e surtos de irracionalidade.

Com apenas um caso confirmado em São Paulo até a tarde de ontem, o Brasil não vive um surto da virose. No balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, o país tinha 132 casos suspeitos sob monitoramento.

Para evitar que os números cresçam, o Ministério da Saúde recomenda cuidados como lavar sempre as mãos com água e sabonete por ao menos 20 segundos, e evitar levar as mãos não higienizadas aos olhos, nariz e, principalmente, à boca. Na ausência de água e sabonete, álcool em gel é uma opção para realizar essa higienização.

Superfícies tocadas com frequência também devem ser limpas e desinfetadas, e utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros não devem ser compartilhados.

No momento de tossir ou espirrar, é recomendado o uso de um lenço de papel para cobrir boca e nariz, em vez de usar as mãos. Esse lenço deve ser descartado após o uso.

O ministério também explica que não há nenhum medicamento, chá, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.   

74ª edição do Lava-Pratos de São José de Ribamar deve reunir milhares de foliões neste fim de semana

29-02-2020 Sábado

A 74ª edição do tradicional Lava-Pratos de São José de Ribamar promete. O prefeito Eudes Sampaio preparou uma programação recheada de atrações locais, regionais e nacional. Dono de famosos hits de sucesso, tais como “eu me livrei de você”, “maturidade” e “boa sorte aí”, o cantor Avine Vinny vai agitar o domingo do primeiro carnaval fora de época do Brasil.

No sábado (29), a festa fica por conta das bandas Samba de Boa (20h), Energia (22h) e Diel França e Esfregue e Dance (00h), além dos desfiles das agremiações nos dois dias na Avenida Gonçalves Dias. Já no domingo (01), a festa começa às 13h30 com o DJ Inácio Mix, que passará o comando para o Grupo N’gandaya. Em seguida, às 15h30, a Banda Fênix assumirá a folia.

Lava Pratos - Post

Pela primeira vez no Lava-Pratos os regueiros poderão festejar ao som do seu ritmo favorito, as bandas “Personalidade do Reggae e Top Vinil” e “Filhos de Jah” se apresentarão até as 17h30, quando Gargamel chega ao palco para animar o público.

Às 18h30 será a vez de Avine Vinny. Em seguida, às 20h, é hora de pegar fogo de amor com o Bicho Terra. O encerramento fica por conta de Andson Mendonça.

O prefeito Eudes Sampaio falou da expectativa para a festa e do trabalho realizado para garantir um Lava Pratos seguro e de muita alegria.

Segurança Lava-Pratos

“Estamos com uma expectativa muito boa. Pensamos uma forma de garantir aos ribamarenses e turistas alegria e segurança durante os dois dias de festa. Além disso, serão mais de 10 atrações locais, regionais e nacional e mais o desfile das agremiações. Então, tenho certeza, esse será um Lava-Pratos que ficará para a história”, afirmou o gestor.

Eudes Sampaio também decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (02), após a festa.


Segurança

Com vistas a garantir um evento seguro, a exemplo do carnaval, Prefeitura e Governo, por meio das forças de segurança do Estado, definiram estratégias para os dois dias do carnaval fora de época.

A previsão é que cerca de 650 policiais, 91 Guardas Civis Municipais e 55 seguranças privados, atuem durante o tradicional Lava Pratos. Além disso, Corpo de Bombeiros e as equipes da saúde estarão presentes em pontos estratégicos da cidade.

Serão montadas barreiras de revistas para evitar entrada de quaisquer objetos ou armamento que apontem riscos para a segurança dos foliões e suporte do Grupo Tático Áreo (GTA), cavalaria, entre outros instrumentos da Polícia Militar do Maranhão.

Prefeitura de São Luís moderniza e estende horário de atendimento da Semfaz

29-02-2020 Sábado

Pensando em melhorias e avanços no âmbito do fisco municipal, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), estenderá o horário funcionamento do setor de atendimento ao contribuinte e disponibilizará um novo posto aos cidadãos. A partir de terça-feira (3), o setor de atendimento do órgão funcionará em novo horário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já o novo posto de atendimento, funcionará na unidade do Viva Cidadão, localizado no Shopping da Ilha, também a partir de terça (3). Após a abertura, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h. As ações integram a política de modernização implantada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no setor. 

Para o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, este é mais um avanço da gestão do prefeito Edivaldo. “O prefeito Edivaldo é muito comprometido com a qualidade na prestação dos serviços municipais. Conseguimos disponibilizar um novo posto de atendimento, com horário estendido, para que o contribuinte possa, a noite e também aos fins de semana, resolver demandas pertinentes ao fisco municipal”, afirmou o titular da pasta.

O novo posto contará com pessoal treinado e com acesso a parte dos serviços ofertados pelo fisco. Por isso, o cidadão deverá ficar atento a quais serviços estão disponíveis na nova unidade localizada no Viva do Shopping da Ilha, dentre eles, será possível o parcelamento de tributos; emitir guias diversas, extratos, fichas, certidões e alvará; assim como cadastro para emissão de Nota Fiscal Avulsa (NFSA) e abertura de processos. 

Devido ao sigilo fiscal, nem todos os serviços prestados pelo órgão poderão ser realizados na unidade do Viva, com isso, os contribuintes, deverão se deslocar ao posto localizado na sede da Semfaz. No órgão, o contribuinte terá acesso a todos os serviços, desde emissão de guias de IPTU, Alvará e outros, até atendimento direto no setor de fiscalização, com os auditores fiscais. 

Os contribuintes atendidos no setor de atendimento da Semfaz já estão sendo informados das novidades. Para o contador Hugo Pestana, o horário estendido do atendimento será de grande ajuda. “Gostei muito da novidade, agora posso resolver as demandas num horário mais extenso. Acho que a unidade no shopping também beneficiará muito os cidadãos por causa do horário diferenciado”, afirmou o profissional.

Além da mudança no horário de atendimento do órgão, que antes funcionava das 8h às 14h e da implantação do novo posto, a Semfaz conta com o portal eletrônico (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br), com um sistema moderno e constantemente atualizado, que não apresenta problemas e onde diversos serviços são disponibilizados, facilitando o acesso do contribuinte às demandas fiscais.

Governo do Maranhão disponibiliza aplicativo para agendar atendimento nas Policlínicas de São Luís

29-02-2020 Sábado

Com a implantação das Policlínicas em São Luís, o Governo do Estado está disponibilizando à população canais para o agendamento de consultas e exames. A proposta é facilitar a marcação, ampliando o acesso às consultas especializadas e procedimentos que serão ofertados nas unidades de saúde. Entre as formas de marcar uma consulta, está a solicitação via aplicativo, uma novidade viabilizada por meio de parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com as quatro unidades implantadas na capital maranhense, estima-se o aumento de aproximadamente 23% em relação ao atendimento que era anteriormente oferecido.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca porque as Policlínicas são importantes no processo de reestruturação da rede estadual de Saúde. “Com as Policlínicas, estamos ampliando os serviços especializados à população. É importante destacar a praticidade da marcação com os canais de agendamento e o esforço para garantir que os usuários do Sistema Único de Saúde tenham suas necessidades atendidas”, declarou.

O usuário pode agendar o atendimento pelo Disque Saúde, através do número (98) 3190-9091; e a partir da próxima segunda-feira (2) também será possível no Procon/Viva da Beira-Mar, Pátio Norte Shopping, Shopping da Ilha e Golden Shopping Calhau; além do APP Procon, na aba Policlínicas, para sistemas Androids ou IOS.

Os canais de agendamento podem ser utilizados para as quatro Policlínicas da capital maranhense, inauguradas nesta sexta-feira (28) no Diamante, na Vila Luizão, na Cidade Operária e no Vinhais. “A diversidade dos canais de agendamento oferece maior comodidade aos usuários”, conta a coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão, Mércia Lima.

Policlínicas

As Policlínicas visam ampliar o acesso da população às consultas médicas nas diversas especialidades que contemplem agravos crônicos, pacientes com diabetes e hipertensão com suporte médico em áreas como Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Ortopedia, Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, dentre outras, proporcionando suporte diagnóstico e terapêutico, buscando atuar de maneira efetiva na linha de cuidados estabelecida. A proposta é também ampliar a resolutividade nas consultas da Atenção Básica e por meio da ampliação de oferta de exames de apoio diagnóstico.

No governo do comunista Dino a renda no Maranhão sobe mais que a média nacional, mostra IBGE

28-02-2020 Sexta-feira

A mais recente pesquisa do IBGE sobre a renda do brasileiro mostra que os valores no Maranhão têm subido mais do que a média nacional em termos proporcionais.

Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), feita anualmente pelo instituto.

Os valores se referem aos rendimentos domiciliares per capita. Ou seja, a média da renda por cada pessoa.

O aumento da renda no Maranhão foi maior tanto no período 2014-2019 quanto no período 2018-2019. 

Na média nacional, o valor subiu 36,7% entre 2014 e 2019. Já no Maranhão, o avanço foi de 37,7%. 

Na comparação entre 2018 e 2019, o Brasil subiu 4,78%. E o Maranhão, 5,05%.

O aumento acima da média nacional ocorre mesmo em meio à grave crise econômica que atinge o país há anos.

Bolsonaro cria confusão porque não sabe governar, afirma Flávio Dino

28-02-2020 Sexta-feira

Fonte: DCM

Do Twitter do governador Flávio Dino:

Bolsonaro já criou confusão com governadores, jornalistas, artistas, parlamentares, membros da sua equipe, outros países. Tudo isso para tentar ocultar seu maior problema: não sabe administrar o Brasil. Crescimento pífio, desemprego, dólar nas alturas, paralisação administrativaFlávio Dino @FlavioDino

Bolsonaro já criou confusão com governadores, jornalistas, artistas, parlamentares, membros da sua equipe, outros países. Tudo isso para tentar ocultar seu maior problema: não sabe administrar o Brasil. Crescimento pífio, desemprego, dólar nas alturas, paralisação administrativa13,1 milInformações e privacidade no Twitter Ads

Prefeitura de São Luís intensifica trabalho preventivo em áreas de risco da capital

28-02-2020 Sexta-feira

Mais de 120 pontos territoriais que fazem parte do mapeamento de 60 áreas de riscos da capital maranhense foram vistoriados pelas equipes da Defesa Civil da Prefeitura de São Luís, de janeiro a fevereiro de 2020. Entre os bairros monitorados pelo serviço municipal que é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) estão o Coroadinho, a Vila Palmeira, Eixo Itaqui-Bacanga, Centro Histórico, Zona Rural I e II, Cohama/Turu e a chamada Zona Costeira, que compreende o bairro São Francisco. A ação é parte das estratégias colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior destinadas a minimizar os impactos das chuvas nas áreas de risco.

As vistorias e visitas da Defesa Civil de São Luís iniciaram tão logo começaram as primeiras chuvas na cidade. Durante dois meses, homens e mulheres que fazem parte da equipe, percorreram bairros e vilas inspecionando a situação de imóveis, encostas e terrenos com escavações irregulares. O trabalho foi feito de segunda a segunda, com plantões permanentes durante os primeiros meses do ano. O serviço não parou nem mesmo durante o feriado de Carnaval. Pelas estimativas da Prefeitura, mais de 50 mil famílias foram beneficiadas com o monitoramento.

Em um rápido balanço de ações realizado pela Superintendência da Defesa Civil, em 60 dias de atuação, o serviço chegou a atender 67 ocorrências por conta das chuvas; 51 laudos técnicos foram emitidos. Como parte do trabalho de prevenção, foi feita a colocação de  lonas em vários dos locais visitados e mais de 100 visitas técnicas realizadas pela campanha educativa, com distribuição de material didático de como proceder em casos de ocorrências de sinistros provocados pelas chuvas.

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, ressalta tanto o bom desempenho das equipes de trabalho da Defesa Civil, como o serviço e o apoio das ações de monitoramento e atendimento do órgão, como a Cruz Vermelha do Maranhão, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Corpo de Bombeiros Militar e Bombeiros Civil e o Instituto Pleno de Psicologia. 

“As equipes de trabalho da Defesa Civil e as instituições parceiras têm sido incansáveis nas ações em favor da população de São Luís, não têm medido esforços para atender todo tipo de ocorrências e também têm realizado ações preventivas de forma eficiente e com garantia de preservação da vida, como vem trabalhando a gestão do prefeito Edivaldo, desde o início”, relata  Heryco Coqueiro.

MONITORAMENTO PERMANENTE 

Após concluir a visita de todos os pontos de riscos de São Luís, a superintende da Defesa Civil, Elitânia Barros, informa que serão realizados retornos a cada local vistoriado. “Vamos retornar aos lugares visitados justamente para dar prosseguimento ao monitoramento dessas áreas de riscos. Enquanto durar o período chuvoso, vamos permanecer com as vistorias e as visitas nas residências dos moradores das áreas mapeadas pela Defesa Civil”, afirma Elitânia Barros. 

As visitas nas residências localizadas dentro das áreas de riscos são realizadas ao longo da semana e também no sábado e domingo, como forma de intensificar o monitoramento por parte da Defesa Civil. Na ocasião, os agentes conversam com os moradores e fazer uma análise da estrutura do imóvel visitado, caso seja observado a necessidade, também é emitido um laudo recomendando ou não interdição.  

CONTATO

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (98) 3212-8473, pelo 153 (ligando de um número da operadora Oi), o  190 do Centro Integrado de Operações de Segurança  (Ciops) e o número (98) 9822-5352, pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

O Brasil democrático marcha contra o golpismo

29-02-2020 Sexta-feira

Fonte: Vermelho

Uma série de manifestações está programada para os próximos dias contra o avanço do autoritarismo no país. Já se revestiam de importância desde que anunciadas, no início do ano. E agora, quando a extrema-direita, com apoio do presidente da República, convocou para 15 de maço um ato contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), em claro ataque ao regime democrático, a agenda de mobilizações do povo e das forças progressistas adquire relevância ainda maior.

O conjunto de entidades, movimentos e lideranças que está à frente da organização dessa agenda de mobilização, corretamente, já anunciaram que a defesa da democracia, das instituições atacadas, será tema central das mobilizações, junto com a luta pelos direitos.

A primeira delas, no Dia Internacional das Mulheres — 8 de março —, tem o simbolismo de representar um dos alvos das infâmias bolsonaristas. Os comportamentos do presidente da República ao se referir à mulher são permeados por preconceitos historicamente combatidos pelas forças da civilização.

Exemplo mais recente disso é a sórdida campanha de difamação contra as jornalistas Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, e de Vera Magalhães, do jornal O Estado de São Paulo. Mulheres atingidas em sua dignidade em pleno exercício de seu trabalho.

O desrespeito à mulher é da sistemática de Bolsonaro, faz parte da sua ideologia. A emancipação feminina é uma aspiração que não condiz com o pensamento de quem advoga uma sociedade em que os direitos humanos não são considerados. Para quem age como o presidente da República, os papéis de cada seguimento social são definidos conforme a hierarquia estabelecida por uma arquitetura de poder autoritária.

No Brasil, os avanços conquistados e assegurados sobretudo pela Constituição custaram lutas seculares. E, pode-se se dizer, o que se conquistou representa apenas os primeiros passos de uma longa jornada. Os direitos da mulher, historicamente negados por um sistema de poder que tem o machismo como um de seus pilares, são, por definição, essenciais para qualquer projeto democrático de sociedade.

Bolsonaro, ao negá-los, revela que esse ideal não faz parte do seu projeto de poder. Ao ameaçar a institucionalidade democrática do país, ele ameaça também as poucas conquistas feministas. De certa forma, elas já foram debilitadas por suas vulgaridades que incentivam misoginia e feminicídio. A notória irresponsabilidade do presidente também sobre essa questão é mais uma comprovação de que ele não tem compostura e não está à altura do cargo que exerce.

O combate ao machismo e às suas consequências é dever de mulheres e homens democráticos, cidadãos e cidadãs civilizados. Ao marchar contra o bolsonarismo no Dia Internacional da Mulher, as forças democráticas estarão dando passos para defender a democracia e mostrando que os arreganhos contra as instituições da República devem ser enfrentados com determinação. Cada centímetro ocupado nessa batalha representa menos espaços para o avanço da extrema direita.

A mesma determinação deve se repetir no dia 14 de março, quando serão lembrados os dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL da cidade do Rio de Janeiro. Será, igualmente, uma demonstração de que a impunidade das milícias não pode ser tolerada. A omissão — e até conivência — do bolsonarismo em relação ao avanço dessa modalidade criminosa sobre as instituições é mais aspecto que revela a gravidade que esse governo representa.

Logo em seguida, em 18 de março, haverá a paralisação em defesa da Educação e dos serviços públicos em geral, organizada por entidades estudantis e sindicais, e partidos democráticos. Será mais uma manifestação para enfrentar um espectro maior de autoritarismo do governo Bolsonaro, que avança também para cima do Estado como uma máquina predadora. A destruição dos serviços públicos é parte essencial do programa bolsonarista.

Não há um aspecto desse governo que não tem a marca do autoritarismo. Assim como o presidente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, age de forma truculenta e se vale de mentiras deslavadas para vender a falsa promessa de que o país precisa da sua receita amarga para sair da crise. Na verdade, o que ele propõe é o saque da nação e a entrega do seu patrimônio público, projeto que passa pela destruição do Estado nacional. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, também não perde ocasiões para mostrar seu pendor autoritário.

Com esse calendário de lutas, o Brasil está diante de uma importante oportunidade para impor recuos à investida golpista de Bolsonaro. Cumpre intensificar a mobilização e fazer de cada ato uma demonstração de que o povo brasileiro não tolera atentados aos seus direitos e às suas conquistas democráticas. As questões que estarão em cada um deles formam a base de um projeto de nação com democracia, soberania e progresso social.

Na gestão de Flávio Dino Maranhão fica entre os 10 estados brasileiros que mais avançaram na qualidade da educação

28-02-2020 Sexta-feira

O Maranhão, que já esteve no final da fila dos estados brasileiros com os menores indicadores educacionais, figura, agora, na 6ª posição entre os 10 estados que mais avançaram na qualidade da educação medida pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O destaque foi publicado em reportagem na última semana pelo jornal O Globo.    

Conforme estudo realizado pelo Instituto Unibanco e divulgado em O Globo, das 10 unidades da federação melhor posicionadas nesse ranking, quatro são do Nordeste (Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará), indicando que a região é a que mais cresceu. “No ranking, o avanço nordestino se dá em saltos. O Ceará era o 11º em 2005 e subiu para quarto em 2017. Pernambuco saltou da 20ª posição para a terceira, e o Maranhão, da 25ª para a 14ª. Já o Piauí saiu da penúltima posição para a 16ª”, aponta a reportagem.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o desempenho da educação maranhense se deve ao montante de investimentos que o atual governo vem realizando com foco na aprendizagem dos estudantes. 

“No Maranhão, olhamos com muito orgulho para os avanços, pois refletem o compromisso com o trabalho que estamos desenvolvendo na etapa escolar mais desafiadora para todos que fazem educação no país, o Ensino Médio. Nesse período, saímos de um IDEB 2,4, para 3,4. E temos muito orgulho em observar que, desde que o governador Flávio Dino assumiu, tivemos um crescimento percentual de 0,6”, destacou.

No último IDEB, divulgado em 2018, o Maranhão ocupou o 3º lugar entre os estados do Nordeste, ficando atrás apenas de Pernambuco e Ceará. “São estados que há anos começaram a fazer o dever de casa na educação, com iniciativas que todo o país já conhece como a oferta da Educação em Tempo Integral, entre outras ações de fortalecimento do ensino, que há cinco anos foram incorporadas à educação maranhense”, enfatizou Felipe Camarão.

Investimentos

O Governo do Maranhão instituiu como política educacional no estado o Escola Digna, maior programa de investimentos em educação da história do estado e do país, com quase mil obras educacionais entre construções, reformas, reconstruções e revitalizações de prédios. O programa abrange outras ações direcionadas à aprendizagem dos estudantes como o Mais IDEB, que prevê metas por escola, com um conjunto de estratégias para melhorar o desempenho dos estudantes em todas as regiões do estado. 

Além disso, os investimentos também compreendem o Pacto pela Aprendizagem com alcance nos 217 municípios maranhenses, envolvendo formações para professores, gestores e técnicos, apoio às redes municipais para alfabetização de crianças, suporte educacionais com transporte escolar, dentre outras parcerias.    

“Estou na rede estadual de ensino desde 2010 e nessa gestão pude perceber uma séria Política de Educação, que é visualizada nas ações. Admiro muito a política do governo Flávio Dino, vejo o engajamento dele na quebra de paradigma cultural do estado”, concluiu a professora de Vitória do Mearim, Marcioneide Costa, que participou de formação continuada promovida durante este mês pelo governo.