Prefeitura de São Luís leva estudantes da rede municipal a show Zoró Zureta do cantor e compositor Zeca Baleiro

30-09-2019 Segunda-feira

Cerca de 650 estudantes da rede municipal de Educação assistiram ao espetáculo Zoró Zureta, do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro e banda, na tarde deste domingo (29), no Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol. A ida das crianças à apresentação foi resultado da parceria entre a produção do artista e Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).Com a iniciativa, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior proporcionou uma tarde de lazer e diversão para às crianças. 

Com repertório de composições próprias, ritmos alegres e personagens curiosos – como o ornitorrinco que foi ao otorrinolaringologista, a onça pintada, o menino que casou com a princesa ogra, a girafa rastafari, a zebra que é lembrada em momentos de sorte e muitos outros – Zeca Baleiro e sua banda animaram o público, que interagiu com brincadeiras, parlendas, trava língua e perguntas sobre o que as crianças mais gostavam.

O show, voltado para crianças, conquistou também os adultos presentes. A primeira-dama Camila Holanda, que prestigiou o espetáculo ao lado das filhas. “Foi um espetáculo maravilhoso que encantou as nossas crianças da rede municipal com as cores e a linguagem das composições do Zeca Baleiro. A gestão do prefeito Edivaldo continuará investindo em atividades e projetos como esse voltados para os estudantes. É muito bom poder ver a alegria e o brilho no olhar de cada uma deles”, afirmou.

Além da primeira-dama, o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, acompanhou o show ao lado das crianças da rede municipal de Educação. Ele destacou a importância de proporcionar aos estudantes experiências como essa. “Foi fantástica a experiência de reunir esses meninos e essas meninas hoje. O show do Zeca é extraordinário, de uma didática impressionante na música. Ele traz temas e conceitos importantíssimos, de forma lúdica, e faz ainda uma recontação das lendas, parlendas e histórias infantis. As crianças ficaram concentradas ao longo de todo o show, se divertiram e se envolveram. Foi excelente”, destacou.

Estudantes da rede municipal participam do show Zoró Zureta do cantor e compositor Zeca Baleiro

Por meio das músicas, Zeca Baleiro apresentou temas importantes para o universo infantil como o respeito às diferenças, a empatia, a preservação do meio ambiente, a alimentação saudável e também a importância de ser criança, brincar e se divertir. “Foi uma experiência linda. É muito bacana estar junto das crianças, muitas delas pela primeira vez no teatro. A gente vê que as crianças se sentem felizes, pertencendo à vida cultural da cidade, participando de um evento que respeita a inteligência delas. Neste show, nós trazemos temas de forma lúdica e divertida, sempre tocando no que realmente importa. Pra mim é lindo, eu acho que me divirto mais que a plateia”, afirmou o artista.

A estudante da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Mário Andreazza, Wendylla Thainara Cutrim, do 4º ano, assistiu ao show encantada por estar pela primeira vez no Teatro Arthur Azevedo. “É a primeira vez que eu venho no teatro. Adorei o show. A parte que eu mais gostei foi quando ele cantou as músicas da Zebra e apareceram as camisas dos times de futebol”, afirmou se referindo a um dos momentos mais marcantes da apresentação, quando Zeca Baleiro interpretou a música Deu Zebra, que fala sobre o momento em que a expressão é usada para falar de times que dão sorte e acabam vencendo a partida de futebol.

Quem também adorou o show foi o Pietro Matheus, estudante do 4º ano da U.E.B Elzuila Abreu. Torcedor do Flamengo, ele também falou do momento em que apareceram as camisas dos times e das músicas que falavam de animais. “Foi muito legal. Eu gostei mais da música da Zebra que apareceu a camisa do meu time e também da música da onça pintada e do ornitorrinco. Eu vou contar pra minha mãe e pra minha irmã que foi muito legal”, disse.  

O repertório do show reuniu canções dos dois álbuns lançados por Zeca Baleiro, voltados para o público infantil: Zoró – Bichos Esquisitos vol. 1, lançado em 2014, e Zureta – vol.2, lançado em 2018. Os discos são compostos de músicas autorais, recheados de “malucagens e molequices”, como costuma brincar o próprio artista. 

No show, ele se apresentou ao lado da banda super afinada composta por Rogério Delayon (guitarras, violão e bandolim), Pedro Cunha (teclados, sanfona e programações), Tata Fernandes (voz e violão), Nô Stopa (voz e violão), Simone Julian (voz, flauta e sax) e Vange Milliet (voz e percussão).

O show teve também a parceria do Instituto de Estudo Sociais e Terapias Integrativas (Iesti) e parte da renda das apresentações será revertida para o projeto Canhoteiro, que oferece oportunidade para crianças e jovens de São Luís por meio da prática esportiva.

Deixe um comentário