25-09-2019 Quarta-feira
Recentemente inaugurada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, a creche e pré-escola municipal U.E.B. Carlos Salomão Chaib, da Prefeitura de São Luís, localizada na Chácara Brasil, iniciou suas atividades na manhã desta terça-feira (24). Meninos e meninas de 2 a 5 anos começaram uma nova jornada rumo à educação, em um espaço totalmente climatizado e com toda infraestrutura para ofertar um serviço de qualidade às crianças e suas famílias.
“O prefeito Edivaldo inaugurou a nova creche no último sábado (21) e seguindo o cronograma da Secretaria Municipal de Educação iniciamos as aulas nesta terça (24). Para nós é uma alegria ver o sonho de tantas famílias concretizado, oferendo esse espaço com muita qualidade, totalmente gratuito, para cuidar e iniciar a vida estudantil dessas crianças”, afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.
No primeiro dia de aulas as crianças foram recebidas pela equipe multiprofissional da creche e pré-escola composta por cuidadores, professores, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, entre outros. Foram realizadas brincadeiras e atividades de acolhimento, que nesta primeira semana tem foco voltado para adaptação das crianças.
A gestora da U.E.B Carlos Salomão Chaib, Tatiana Reis, destacou a alegria da equipe em receber as crianças pela primeira vez. “Nós já estávamos cheios de expectativa. Desde a semana passada começamos a preparar a escola, fazendo a ornamentação das salas, organizando os materiais, pensando nos mínimos detalhes para deixar tudo pronto para receber as crianças tão esperadas. Hoje foi um dia de muito trabalho, pois para a maioria das crianças é um grande impacto, sair do seio familiar e vir para um espaço novo, com pessoas que nunca viram. Mas foi muito gratificante e esperamos que nos próximos dias todos os matriculados estejam aqui com a gente”, afirmou.
O horário de funcionamento da creche é das 8h às 17h, mas antes das 8h a equipe já estava a postos aguardando a chegada das crianças. Teve choro, mas também muita animação. Dona Edna Mendes, mãe da Mayra de 3 anos, contou que a filha quase chorou mas bastou entrar na sala para se distrair e começar a brincar. “Ela queria que eu ficasse com ela, mas conversei, disse que ia sair e voltava para buscá-la. Ela quis chorar mas a professora já chamou e acalmou. Em pouco tempo ela já estava brincando, interagindo com outras crianças. Para a gente é muito gratificante. O ambiente é ótimo, muito organizado, há muito tempo a gente estava esperando e veio em boa hora”, disse.
Dona Edna contou que agora terá tempo para buscar emprego, pois desde que a filha nasceu não tinha com quem deixá-la e por isso não podia trabalhar. “Agora eu pretendo arrumar algum trabalho para ajudar nas despesas de casa porque não está fácil. Mesmo que não consiga um emprego de tempo integral, mas já dá para conseguir alguma coisa”.
Para Marcilene da Silva Santos, que tem o filho Glauco Gabriel, de 3 anos na creche, as mudanças já começaram a acontecer pois acaba de ser chamada para um novo emprego. Felizmente, o horário do trabalho é exatamente o mesmo horário que o filho permanecerá na creche. “Aconteceu tudo na hora certa e da melhor forma para gente. A creche é maravilhosa. Cada cantinho foi feito com muito amor pros nossos filhos, aqui é muito confortável e adequado para cada um deles. Eu acredito que a creche vai ser uma referência para São Luís”, opinou.
A professora Ana Caroline Silva, teve o primeiro contato com sua turma de crianças de 3 anos. Entre as tarefas do dia ela destacou a atividade da chuva, preparada para estimular a autonomia, coordenação motora e a consciência de cuidado com o ambiente de trabalho deles.
“Foi um dia muito tranquilo. No começo da tarde fizemos a atividade da chuva em que eles picotaram os papeis, fizeram a colagem, imitaram o som da chuva e depois recolheram o material e descartaram no lixo as sobras. Nesse primeiro momento vamos trabalhar bastante com eles a coordenação motora, o cuidado com a sala e os materiais, a autonomia para que possam aprender a se alimentar sozinhos, pedir para ir ao banheiro. É muita novidade, mas eles vão aprendendo cada um no seu tempo”, explicou.
Outra novidade para os alunos foi a alimentação da creche, com alimentos saudáveis e nutritivos. Frutas, verduras, sucos, pães fizeram parte do cardápio, além da dupla indispensável: arroz e feijão. Para a merendeira Maria da Paz, que há 12 anos desempenha a função, o trabalho é muito gratificante e feito com muito carinho. “Aqui a gente tem que preparar mais refeições, porque normalmente na escola são duas e aqui temos que preparar quatro. Mas é tudo feito com muito amor e com muita qualidade para ajudar no crescimento forte e saudável das crianças”.
A creche e pré-escola U.E.B Carlos Salomão Chaib atenderá principalmente a crianças dos bairros da região Turu, como Divinéia, Vila Luizão, Alonso Costa, Chácara Brasil, entre outros. As 190 vagas disponibilizadas já estão preenchidas. A creche conta com 10 salas de aula, sala de multiuso, com TV e jogos educativos, fraldário, cozinha, pátio coberto, sala para amamentação, área livre com parquinho e jardim; secretaria, sala de professores e direção, além de seis banheiros, sendo três masculinos e três femininos.
A sala de multiuso servirá também para reuniões e treinamento dos professores e educadores. A unidade fornecerá todas as refeições às crianças – do café da manhã ao jantar – antes de retornarem para casa.
