31-08-2019 Sábado
Com objetivo de conscientizar servidores sobre a legislação de acessibilidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), promoveu, nesta sexta-feira (30), no Luzeiros Hotel, em parceria com o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU), uma oficina de capacitação técnica sobre Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística. A ação, voltada para engenheiros, arquitetos e técnicos da Semurh, é mais uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para garantir conhecimento técnico e, assim, possibilitar mais benefícios à população da capital.
A oficina foi ministrada pela arquiteta e urbanista Silva Serafina Cambioghi, do CAU de São Paulo, e pelo engenheiro Civil Oswaldo Rafael Fontini, da secretaria municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo. Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade, a capacitação, além da meta de atualizar o corpo técnico do órgão sobre legislação, colabora para conscientização do servidor sobre a acessibilidade.
“O evento discutiu as ações realizadas pelo município, alinhadas aos serviços das organizações da sociedade civil em articulação com o conselho de arquitetura e urbanismo do Maranhão. Nossa diretriz na Prefeitura é não deixar passar nada que não esteja de acordo com a legislação”, ressaltou o secretário Mádison Leonardo.
Segundo o secretário, a Prefeitura, na gestão do prefeito Edivaldo, vem desenvolvendo um trabalho de valorização da potencialidade da pessoa com deficiência, estendendo às famílias. “Muitos dos problemas da acessibilidade resultam do acúmulo de problemas e omissões por parte de gestões do passado”, diz Mádison Leonardo, destacando como um destes fatores, o crescimento desordenado da cidade.
O superintendente de Obras da Blitz Urbana, Thiago Afonso Pinheiro Rodrigues, enfatiza que o encontro buscou quebrar alguns paradigmas e barreiras ainda enfrentados pelas pessoas com deficiência. “A intenção é que possamos nos reunir para construir estratégias para melhoria da qualidade da vida das pessoas com deficiência e suas famílias. Esperamos sair daqui com estratégias para alcançar autonomia, bem-estar e qualidade para as pessoas com deficiência e suas famílias”, disse Thiago Pinheiro.
