24-07-2019 Quarta-feira
Funcionários que prestam serviço de limpeza em unidades e órgãos públicos municipais receberam, na manhã desta quarta-feira (24), orientações para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além das informações, os profissionais também verificaram a atualização das carteiras de vacinação e, nos casos necessários, foram aplicadas doses contra a Hepatite B. A atividade, realizada no auditório da Vigilância Epidemiológica, situada na sede do serviço no bairro Alemanha, fez parte da programação da campanha Julho Amarelo, planejada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As ações da campanha acontecem no mês de luta contra as hepatites virais.
As orientações acerca da prevenção contra as enfermidades ligadas em especial ao vírus HIV foram dadas pelo coordenador municipal de combate às ISTs/AIDS, Wendell Alencar. Após a fala do dirigente, a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Charlene Luso, enfatizou a importância do controle vacinal para a proteção do organismo.
Para finalizar os trabalhos, a coordenadora geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Joice Soares, e a terapeuta ocupacional da instituição, Patrícia Tocantins, capacitaram os funcionários para o uso correto dos equipamentos necessários de proteção individual, como luvas e óculos.
Sobre a prevenção contra as ISTs, a secretária em exercício da Semus, Natália Mandarino, destaca o papel do poder público em garantir bem-estar ao corpo de colaboradores. “A gestão do prefeito Edivaldo entente que é importante não somente prestar um serviço preventivo de qualidade à população em seus diferentes perfis, como também para nossos prestadores de serviços. Nossos funcionários da limpeza são fundamentais para a oferta de um ambiente limpo e saudável e, para isso, é fundamental priorizar seus quadros de saúde”, disse.
O coordenador municipal das ISTs/AIDS, Wendell Alencar, elogiou a iniciativa da Semus. “Os funcionários da limpeza apresentaram muitas dúvidas sobre como se precaver de doenças e é fundamental momentos como estes para o esclarecimento destas questões”, contou.
O funcionário prestador de serviço de limpeza, José Carlos da Silva, de 52 anos, agradeceu pela oportunidade de participar da capacitação. “Eu tinha muitas dúvidas, mas com as palestras aprendi bastante. Vou procurar me vacinar e me proteger para trabalhar com saúde”, afirmou.
