Projeto desenvolvido na gestão do prefeito Edivaldo é destaque em Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

18-07-2019 Quinta-feira

Neste mês, São Luís foi mais uma vez destaque em evento nacional com projeto colocado em prática na gestão do prefeito Edivaldo. A capital maranhense foi referência com a apresentação dos resultados do desenvolvimento do projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem”, no 35º Congresso Nacional das Secretariais Municipais de Saúde, realizado em Brasília. O projeto tem o objetivo de formar e mobilizar jovens para a prevenção das Infecções sexualmente Transmissíveis (ISTs), reforçando as ações da gestão do prefeito Edivaldo para combate às ISTs na cidade. Executado desde julho de 2017 em São Luís, a iniciativa é desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a ONG Solidariedade é Vida (Solivida) e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

Por meio do Viva Melhor Sabendo Jovem é desenvolvido trabalho educativo de levar às escolas, igrejas, festas e outros ambientes informações sobre formas de prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Através da iniciativa, os serviços oferecidos pelos pela Prefeitura de São Luís, como os dos Centro de Testagem e Aconselhamento (CTAs), são divulgados ao público jovem. Dentre as metas de trabalho já atingidas com o desenvolvimento do projeto, estão a aproximação dos jovens aos serviços de saúde e a ampliação da testagem para o diagnóstico do vírus HIV e para as hepatites B e C.Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, este trabalho desenvolvido pelo Viva Melhor Sabendo Jovem é de suma importância. “A participação nesta mostra foi de grande valia, pois demonstrou que a execução do projeto na capital maranhense tem apresentado resultados positivos. A gestão do prefeito Edivaldo tem avançado no combate e prevenção às Infecções sexualmente Transmissíveis (ISTs) e projetos como este vem reforçar este trabalho”, disse. 

No total, somente em 2019, 36 pessoas oriundas de movimentos sociais foram selecionadas como multiplicadoras e seis escolas da rede pública municipal participaram dos trabalhos. Segundo a coordenação da Saúde do Adulto e Idoso da Semus, 959 pessoas estiveram envolvidas direta e indiretamente no projeto no primeiro semestre deste ano. “A comunicação de jovem para jovem é ainda mais eficaz, por isso nos propomos a promover oficinas e outras ações voltadas para o público mais vulnerável às infecções”, destaca André Pereira, participante do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem.

O Programa “Viva Melhor Sabendo Jovem” rende frutos desde 2017, quando o representante da coordenação do Programa de Saúde do Adulto e Idoso da Semus, Jadilson Neto, recebeu em nome do Município o prêmio de destaque como “Melhor Projeto Social do Ano” com o slogan “Eu faço a diferença”, promovido por organizações sociais. O projeto também foi contemplado em abril de 2018 com o reconhecimento feito pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems), cujo tema foi “Compartilhando Experiências para Construir o SUS que queremos”.

DADOS

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids mais recente, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção de casos de aids em torno de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes.

AVANÇOS

A ações de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) avançam com a adoção de medidas preventivas para a redução de casos. Na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, passou a ser disponibilizada todas as unidades da rede de urgência e emergência de São Luís para internações de pessoas com AIDS e Hepatites Virais.

Já como unidades de referência para atendimento, o município disponibiliza os CTAs do Lira e Anil, que tratam pacientes sem sintomas das doenças; o Centro de Saúde do Bairro de Fátima, que trata os que desenvolveram a doença e inclui ainda ambulatórios para adolescentes e jovens – único do Nordeste – e de Hepatites Virais – único no Maranhão; e demais unidades da rede, que realizam a aplicação do teste rápido, bem como atividades de prevenção.

Deixe um comentário