Um maranhense e um baiano se juntaram para formar uma das bandas de arrocha (gênero musical que junta sertanejo, música romântica e a dinâmica do forró) mais prestigiadas do momento entre o público da Região Nordeste. No sábado (29), Dia de São Pedro, a banda Mesa de Bar reuniu uma multidão no Arraial da Praça Maria Aragão, estimada, segundo informações da organização e da Polícia Militar do Maranhão, em 50 mil pessoas que, além do show, assistiu às apresentações de grupos folclóricos locais. Neste domingo (30) quem encerra a programação do espaço junino é a cantora nordestina Elba Ramalho, que sobe ao palco às 22h. Na programação de domingo destaque ainda para apresentações de bumba boi – Mimoso do Apae, Mocidade de Rosário, Novilho Branco e Pirilampo -, tambor de crioula e Cacuriá de Dona Teté
As composições próprias da banda Mesa de Bar, uma a uma, foram acompanhadas em coro pela multidão e ovacionadas sempre que Luan Costa e Luy Diego anunciavam o título no microfone. Com fãs de todas as idades, o Mesa de Bar apresentou ao público a junção do talento maranhense com o baiano. “Foi simplesmente arrebatador. Estamos maravilhados com a presença de tantas pessoas e a forma carinhosa com a qual trataram dois artistas regionais, prova do sucesso que é a o Arraial da Praça Maria Aragão que, em sua programação, não faz distinção entre o prestígio dado a cantores nacionais ou locais”, refletiu o secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão.

Presente em todas as noites de programação da Maria Aragão, a secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo, enfatizou o quanto é bom festejar o São João com artistas maranhenses. “Ficamos felizes em saber que sempre há maranhenses despontando no cenário nacional da música brasileira, é gratificante também perceber a empolgação do público”, destacou.
Luy Diego, um dos vocalistas da Mesa de Bar, é maranhense de nascimento e falou sobre a recepção do público ao show. “Graças a Deus a banda está chegando e conquistando seu espaço. Este show foi uma demonstração de força, em minha opinião e do meu amigo Luan Costa. Acho que colocar 50 mil pessoas em uma praça pública é motivo de muito agradecimento. Por isso, queremos agradecer ao prefeito Edivaldo, ao governador Flávio Dino e a todo mundo que fez esse espetáculo acontecer”, declarou o artista.
ATRAÇÕES
Além do grupo Mesa de Bar, o público presente na Praça Maria Aragão, no Dia de São Pedro, também prestigiou as apresentações das atrações culturais. A programação teve início com a Dança do Caroço de Tutóia que mostrou toda a tradição da manifestação cultural no Maranhão. Logo depois, foi a vez do Grupo Alternativo Companhia Encantar, que fez um passeio pelos sotaques dos grupos de bumba meu boi do Estado. O Boi de Orquestra de Nina Rodrigues trouxe beleza e muitas cores ao palco da Maria Aragão, assim como o Boi da Baixada Unidos de Santa Fé, com seus cazumbas enfeitados com lâmpadas de led e lantejoulas. O Boi de Maracanã encerrou o show das manifestações culturais com as famosas matracas e pandeirões.
ELBA RAMALHO
Neste domingo (30), quem sobe ao palco principal da Maria Aragão é a Elba Ramalho, dona de sucessos como “Banho de Cheiro”, “Bate Coração” e “Forró do Xenhenhém” O show acontece a partir das 22h e promete lotar a Avenida Beira-Mar. Além da artista, a programação da noite terá atrações locais como Boi Mimoso da APAE, Tambor de Crioula do Maranhão – Mestre Basílio, Boi de Orquestra Mocidade de Rosário, Novilho Branco, Cacuriá de Dona Teté e Boi Pirilampo.
