Rebeca Santos Nascimento, 8 anos, é aluna do Programa Dançando Educando – uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior – e está entre os 18 candidatos que passaram na pré-seleção da Escola Bolshoi no Brasil, realizada na última quarta-feira (26) em São Luís. Com o resultado positivo, e a emoção de ter sido aprovada na pré-seleção de uma das mais renomadas escolas de ballet do mundo, Rebeca se prepara para a seleção que acontece no mês de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. A felicidade e a emoção no rosto de Rebeca são frutos de um esforço conjunto que envolve o trabalho executado pela gestão municipal, os professores do programa e a dedicação da garota.
Outras 24 alunas do programa também participaram da seletiva. No Maranhão foram mais de 200 participantes. A primeira-dama e idealizadora do programa, Camila Holanda, se alegra com a conquista de Rebeca. “Estou muito feliz em saber que uma de nossas meninas do Dançando e Educando foi aprovada na pré-seleção da Escola Bolshoi. É muito bom poder contribuir com o sonho da Rebeca e de tantas outras crianças que fazem parte do programa e talvez, sem a iniciativa da gestão municipal, nunca tivessem a oportunidade de fazer ballet e chegar a participar desta pré-seleção, de umas das melhores escolas de ballet do mundo. Parabéns a Rebeca e a todas que participaram da seletiva”, destacou a primeira-dama.

A mãe de Rebeca, Clarissa Alves Santos, 32 anos, conta que sempre inventiva a filha a fazer o que gosta. “Ela faz porque gosta. Sempre que ouve uma música quer dançar e, desde que entrou no ballet, tem se desenvolvido ainda mais. Ela sempre foi de tirar notas boas, mas agora está mais disciplinada, responsável e concentrada em tudo o que faz. O programa dá um incentivo muito importante, pois fornece desde o uniforme para as meninas. Os professores são muito bons. Quanto ao resultado da pré-seleção, estou disposta a acompanhá-la e fazer o que for preciso para que ela seja feliz. Estamos na expectativa e nos preparativos para ir participar da seleção”, disse.
Rebeca é aluna da U.E.B Professor Rubem Teixeira Goulart, da rede municipal de ensino. Junto com cerca de 300 alunos que são beneficiados pelo Programa Dançando e Educando, a estudante aprende não só passos de ballet, como também lições que a inspiram a superar os desafios, além de desenvolver valores como responsabilidade, confiança e disciplina. Foi com todo o potencial desenvolvido em Rebeca através do programa e com o biotipo considerado diferenciado, que a estudante participou da pré-seleção realizada na última quarta-feira, no Teatro Artur Azevedo, pela Escola Bolshoi no Brasil.
“Estou emocionada e muito feliz. Gosto muito de dançar e de fazer as aulas de ballet, me sinto alegre e animada. Estava nervosa no teste, mas quando comecei a fazer os exercícios que pediram passou”, contou Rebeca. Além de Rebeca, a Prefeitura de São Luís incentivou outras 24 alunas do Programa Dançando e Educando a participarem da pré-seleção.
A bailarina, coordenadora e professora do programa, Débora Buhatem, conta que é muito gratificante ver que o programa municipal tem aberto portas para as crianças. “É um mérito dela, mas o incentivo dos professores é fundamental. Temos uma equipe qualificada em todos o sentidos e este é um passo dentro de muitos que ela e outras crianças podem alcançar. Estamos sempre incentivando nossos alunos e esperamos que outras oportunidades possam surgir para quem deseja ser bailarina. Que elas tenham foco e disciplina, além de amor à dança para chegarem onde desejam”, disse a professora.
A Escola Bolshoi no Brasil realiza todo ano a seleção de novos talentos para ingresso nos cursos básico e técnico de dança clássica. As etapas da pré-seleção são eliminatórias e consecutivas. Durante a pré-seleção os candidatos nascidos de 2001 a 2007 passam por uma aula de ballet e os candidatos nascidos de 2008 a 2010, como a Rebeca, passam por alguns exercícios com intuito de analisar o potencial do candidato a se desenvolver no método aplicado pela escola. Os candidatos com maior potencial foram indicados a participar da seleção com concorrentes de todo o país no mês de outubro, na sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC).
PROGRAMA DANÇANDO E EDUCANDO
Atualmente cerca de 300 crianças e adolescentes participam do Programa Dançando e Educando, que proporciona o ensino do ballet clássico a estudantes da rede pública municipal. Todo fardamento e demais acessórios – collant, sapatilha e meia – são garantidos gratuitamente pela Prefeitura às alunas. Anualmente, as alunas se preparam para espetáculos que são apresentados como encerramento do ano letivo. O espetáculo ‘Para Ler e Dançar’ foi a primeira apresentação pública das alunas, realizada em dezembro de 2017 e, no ano passado, o espetáculo teve como tema ‘Planeta Azul’. Para 2019, nova apresentação está prevista para acontecer no final do ano.
