Gestoras gerais e gestoras adjuntas das Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.), eleitas de forma democrática pela comunidade escolar, foram empossadas na tarde desta quarta-feira (26) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A eleição é considerada um marco para a rede municipal e cumpre a Meta 19 do Plano Municipal de Educação que estabelece a efetivação da gestão democrática incluindo realização de eleições diretas para pela comunidade escolar. O processo eleitoral foi composto por cinco etapas com a participação de servidores efetivos. Eles realizaram inscrição para o cargo pretendido, prova escrita de caráter eliminatório, curso de formação também de caráter eliminatório, formação de chapas e a consulta pública democrática (eleição) realizada no dia 3 de maio deste ano, com a participação de professores, coordenadores, pais e alunos. Iniciativa integra política educacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
As novas gestoras gerais e adjuntas atuação nas U.E.Bs Tancredo Neves, Miguel Lins, Justo Jansen, Galileu Clementino, Luís Pinho (Anexo), São Raimundo e Daisy Linhares. A cerimônia de posse foi conduzida pelo secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa e contou com a presença dos superintendentes da Semed das áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, equipe técnica e familiares das gestoras.
O secretário Moacir Feitosa parabenizou as eleitas e destacou a importância do papel que irão desempenhar nesta nova fase. “A comunidade escolar escolheu as gestoras em um processo legitimo e lícito. Elas são pioneiras e terão o desafio de administrar sua escola para alcançar nosso maior objetivo que é garantir o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.
Para a gestora geral eleita Maria de Lourdes Queiroga, da U.E.B. Galileu Clementino, a experiência de participar do processo seletivo foi muito positiva e a posse é o momento de assumir o compromisso confiado a ela pela comunidade escolar. “Ser escolhida pelos meus colegas de trabalho e pais foi uma alegria. Essa eleição para gestor em São Luís foi um marco. Vimos que a Semed está em busca de ter gestores qualificados e preparados para exercer a função. Agora é um novo momento e nós contamos com a Semed para o trabalho que já estamos fazendo, principalmente na área pedagógica”, disse.
A professora da U.E.B. Daisy Linhares, Selma Ribeiro Mendonça, irá desempenhar pela primeira vez a função de gestora geral. “Eu acredito que todos nós que vivemos essa experiência, aprendemos muito e saímos mais fortes. Nós assumimos o compromisso de garantir a aprendizagem dos alunos e é nosso papel cumpri-lo e envolver a comunidade, que é nosso maior desafio”.
“Temos certeza que as gestoras estão preparadas pois participaram da formação que deu a elas subsídios para estar à frente da gestão pedagógica e administrativa da escola. Com certeza contribuirão diretamente para que as crianças aprendam e tenham ótimos resultados”, opinou Ana Célia Cortezia, presidente da Comissão de Eleição da Semed.
