A Secretária de Estado de Turismo (Setur) reforça o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Maranhão. O programa estadual Mais Infância, Mais Turismo, desenvolvido neste mês de maio, tem como tema central o combate ao turismo sexual infantil. As palestras são oferecidas para crianças e adolescentes de 5 a 18 anos em diversas escolas e espaços sociais em São Luís e Barreirinhas.
Na capital maranhense, nos bairros da Madre Deus, Bacanga e Liberdade, cerca de 660 pessoas foram sensibilizados sobre o tema, nos dias 15, 16 e 23, respectivamente. No dia 17, a Biblioteca Pública Benedito Leite também realizou atividades, com uma roda de conversa ministrada pela Setur.
Em Barreirinhas, foram sensibilizadas mais de 200 crianças e adolescentes no mês de maio. No Estado, nestes cinco primeiros meses do ano, quase 3.500 crianças e adolescentes assistiram às palestras sobre turismo sustentável e combate à exploração sexual infantil.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Catulé Junior, a abordagem leva em consideração a dificuldade para explicar esse tipo de violência, pois o fenômeno se deve, em parte, pela falta de informação, medo dos pais e do preconceito.
“O Governo do Estado combate qualquer tipo de violência ou violação dos direitos de crianças e adolescentes, em especial a violência sexual. Os profissionais da Setur alertam, por meio de palestras lúdicas, sobre a necessidade do combate efetivo que possa engajar tanto os mais novos como os educadores e a sociedade de modo geral”, observou Catulé Júnior.
Esse é um tema que deve ser abordado dentro e fora de casa, como afirma a assistente e educadora social do Cras do Bairro da Liberdade, Debora Oliveira. “A ação irá melhorar o entendimento das crianças e da família da região, pois convivemos com muitas delas e sabemos da vulnerabilidade desse público, algumas, inclusive, já sofreram algum tipo de abuso. Na palestra foi indicado o que é abuso e como combater, reforçando e alertando sobre os perigos existentes”, explicou Debora.
“Estamos buscado enfrentar o problema com atividades que visam sensibilizar e alertar a população sobre esse grave problema. E o programa Mais Infância, Mais Turismo visa combater o abuso sexual infantil nos polos turísticos. Levamos palestras concisas às escolas, onde informamos como se prevenir e, principalmente, quem elas devem procurar caso aconteça algum tipo de abuso infantil”, salienta a técnica da Superintendência de Qualificação Profissional, Wanda Bittencourt.
No dia 29 de maio, a programação segue com palestras do Mais Infância, Mais Turismo na Escola Alberto Pinheiro, no Centro de São Luís, para cerca de 500 crianças e adolescentes.
