Em mais um esforço para atingir a meta de imunização contra gripe, o prefeito Edivaldo Holanda Junior ampliou, esta semana, as estratégias de saúde para garantir maior cobertura vacinal contra a doença na capital e imunizar o público prioritário da campanha. Desta vez, os postos volantes de imunização estão sendo levados a bairros de grande concentração popular, como forma de aproximar e facilitar o acesso das pessoas à vacinação. A ação foi iniciada nesta quarta-feira (15) pelo Residencial Santo Antônio, no Maracanã. A nova estratégia de trabalho será desenvolvida até dia 29 deste mês.
A iniciativa integra as ações preventivas de saúde que vêm sendo executadas pela Prefeitura de São Luís, visando à prevenção de doenças. As ações de vacinação seguem em outros pontos da cidade como shoppings e escolas e nas salas de imunização da rede, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Ainda como estratégia para abranger o máximo possível a população-alvo da campanha, nas sextas-feiras e nos sábados de todo o mês de maio, os postos volantes também estão sendo instalados nos shoppings São Luís (Jaracati), da Ilha (Ipase) e Rio Anil (Turu). Nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), as equipes estarão novamente nesses locais, das 14h às 19h.
Além dessas ações pontuais de vacinação, todas as salas de imunização da rede municipal continuam mobilizadas para atender o público-alvo da vacinação contra a Gripe Influenza. Ao todo são 63 postos de saúde disponibilizando a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A intenção é atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que prevê a imunização de pelo menos 90% de um total de 286.014 pessoas pertencentes aos grupos prioritários em São Luís, até 31 de maio, quando encerra a campanha nacional. Com as diversas iniciativas de mobilização contra a gripe na capital, a Prefeitura já conseguiu vacinar, desde o início da campanha, em 10 de abril, cerca de 119.700 pessoas, algo em torno de 41,85% da meta.
