Secretário Luis Fernando recebe a visita do presidente da Faema

O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (07), com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho de Sousa.

O andamento do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA), que na primeira fase contempla o Bioma Amazônico, foi um dos temas do encontro.  “O ZEE é um importante instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, coordenado pelo Imesc, autarquia vinculada à Sepe, e que vai contribuir para o desenvolvimento do Maranhão, em especial, em relação a agropecuária, beneficiando os produtores maranhenses”, explicou o secretário Luis Fernando.

No encontro, Raimundo Coelho, destacou a importância do zoneamento para alavancar áreas da agricultura no Estado. “Com esse instrumento será possível recuperar algumas áreas e impulsionar a produção em outras, beneficiando os pequenos e médios produtores. E como esta é uma Secretaria de Planejamento Estratégico, o encontro também serviu para pensarmos em ações com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae”, destacou Coelho, que também é presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Maranhão.

ZEE Maranhão 

O ZEE promove um diagnóstico completo das particularidades naturais, socioeconômicas e culturais do território maranhense. O projeto foi dividido em duas etapas: a primeira realiza o zoneamento do Bioma Amazônico, que abriga maior complexidade de conflitos. Já a segunda etapa irá contemplar o zoneamento dos biomas Cerrado e Caatinga, o que corresponde a 2/3 do território maranhense – cerca de 110 municípios. O ZEE conta com a parceria de Secretarias de Estado, Instituições de Ensino Superior e sociedade civil.

Deixe um comentário