A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realiza mais um curso de capacitação, desta vez voltado para o fortalecimento dos vínculos culturais, com destaque para a gastronomia nativa. O público-alvo são moradoras do bairro Desterro atendidas pela Casa do Bairro, equipamento municipal. O curso de gastronomia típica teve início nesta quarta-feira (8), no auditório da Setur, na Rua da Palma, Centro e vai até o dia 13 de maio. No primeiro dia, ao final da aula, as participantes realizaram um city tour pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico da capital. A formação dá prosseguimento às ações de fomento ao empreendedorismo no setor, uma das diretrizes da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
A gestão do prefeito Edivaldo vem mantendo um calendário de capacitações durante o ano inteiro com objetivo de fomentar entre os participantes a ideia do empreendedorismo como alternativa para a geração de emprego e renda. Na véspera do período junino, por meio de capacitações específicas a Setur pretende fomentar negócios autônomos em diversas áreas. A culinária é vista como uma das opções mais viáveis desta alternativa para geração de renda.
“Essa é uma forma que a gestão do prefeito Edivaldo encontrou de valorizar as mães deste bairro, situado em uma das áreas mais importantes de São Luís. Assim como o conhecimento é um de nossos bens mais importantes, a cultura e tradição é um bem inestimável”, destacou a secretária de Turismo Socorro Araújo, na abertura do curso formado em sua maioria, por mulheres. Para a secretária da Setur, a compreensão da importância da cultura, especialmente da gastronomia, passa pelo entendimento da história da cidade e seus atrativos culturais.
O reconhecimento da gastronomia como expressão da cultura foi um dos primeiros aspectos destacados para as participantes do curso. Esse destaque está sendo levado aos bairros da cidade por meio do programa Todos por São Luís que alcançou mais de 70 edições desde seu lançamento em junho de 2015. Segundo a secretária da Setur, ao destacar a culinária típica e sua valorização, os participantes de cursos desta natureza se ligam às suas raízes ao mesmo tempo em que despertam para as possibilidades de empreender.