Arquivo mensal: maio 2019

Festança no Ceprama embala São João com três dias de festa e dezenas de atrações

Neste fim de semana, mais uma edição da Festança Junina do Ceprama será realizada em São Luís. A festa começa nesta sexta-feira (31) e vai até o domingo (2). Entre as atrações estão a cantora e compositora Lucy Alves e os bois de Axixá, Maracanã, Maioba, Santa Fé, Barrica, Morros, além de outros grupos e artistas.

Em sua 15ª edição, a Festança Junina deste ano deve ser a maior já realizada no estado. O patrocínio é da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão. A festa também conta com o apoio de diversas empresas.

“Foi uma festa que cresceu muito e isso graças à Lei de Incentivo à Cultura. Com esse apoio do Governo do Estado, podemos encontrar parceiros e fazer o evento gratuito e com muito mais tranquilidade”, explica o idealizador e produtor do evento, Mário Jorge.

No total, serão 29 atrações e, além do Palco Principal, haverá também o Barracão do Forró. Como um típico arraial maranhense, estarão presentes barraquinhas de comidas típicas, como arroz de cuxá, vatapá, patinha de caranguejo, peixe frito, torta de camarão e bebidas.

“Teremos também o lançamento do CD da Festança Junina deste ano, com toadas e outras músicas de artistas maranhenses e a entrega do brinde junino”, afirma o produtor Mário Jorge.

Confira a programação:

31 de maio – sexta-feira, a partir das 19h
Show Tenores da Ilha: Marcos da Maioba, Ribinha de Maracanã e Chagas de Ribamar
Boi Novilho dos Lençóis
Boi da Maioba
Boi de Axixá
Lucy Alves
Boi de Maracanã
– Barracão do Forró: Inaldo Bartolomeu e Botos do Forró

01 de junho – sábado, a partir das 19h
Show com Roberto Ricci, Tutuca e Gabriel Melônio
Boi de Santa Fé
Boi Meu Tamarineiro
Boi Barrica
Boi de Nina RodriguesBoi de Santa Fé
Boi Meu Tamarineiro
Boi Barrica
Boi de Nina Rodrigues
Boi Itapera de Maracanã
– Barracão do Forró: Botos do Forró

02 de junho – domingo, a partir das 19h 
Dança Portuguesa
Raízes de Portugal
Boi de Zabumba de Leonardo
Boi de Sonhos
Boi de Morros
– Barracão do Forró: Forro Pé no Chão

Adelmo Soares prestigia entrega de escrituras e incentivos a agricultores

O Governo do Maranhão entregou, no Palácio dos Leões, 18 escrituras de propriedades rurais pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e três contratos de repasse de Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC). No total, 102 famílias dos municípios de Mirador, Tuntum, Coroatá e Cururupu foram beneficiadas.

Um dos principais defensores da agricultura familiar na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) esteve presente na solenidade e destacou a iniciativa governo estadual. “Quero aproveitar para parabenizar a todos que estão envolvidos neste processo, principalmente os agricultores, que são os maiores beneficiados. Para que a gente consiga ter o desenvolvimento da agricultura familiar, é necessário ter acesso ao crédito e, para ter acesso ao crédito, é necessário ter acesso à terra. É o que está acontecendo, hoje, aqui. Parabenizamos o Governo do Maranhão, a Secretaria de Agricultura e os agricultores, por mais uma vez estarem sendo beneficiados com este belíssimo programa do nosso estado”, frisou o parlamentar.

Com as 18 escrituras de propriedades rurais do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), foi adquirida uma área de 1.022 hectares, em um investimento de mais de R$ 900 mil. Com a aquisição, 18 famílias da Associação de Desenvolvimento dos Agricultores Familiares do Povoado Atoleiro, do município de Mirador, terão a escritura de sua terra.

Já com a assinatura dos três contratos de repasse de Subprojeto e Investimento Comunitário (SIC) – recurso não reembolsável, no valor de R$ 1,5 milhão –, 84 famílias dos municípios de Cururupu, Coroatá e Tuntum serão beneficiadas.

Duarte Jr faz trajeto de ônibus para conhecer de perto a realidade do transporte coletivo em São Luís

O deputado estadual Duarte Jr (PCdoB) surpreendeu seus seguidores na manhã desta sexta-feira (31), quando publicou em suas redes que fez um trajeto de ônibus do Araçagi até a Assembleia, com parada no Terminal de Integração Cohab/Cohatrac. Ao todo, a viagem durou cerca de 1h20, começando às 6h40 e terminando às 8h. O objetivo é conhecer de perto a realidade do transporte público e dialogar com os principais envolvidos: passageiros, motoristas e cobradores.

Duarte retratou suas impressões em seus canais oficiais na internet. Em um dos trechos, ressalta que há muito tempo não utilizava o transporte coletivo de São Luís. Por isso, fez o mesmo trajeto que fazia na época de faculdade.

“Se colocar no lugar do outro, acompanhar de perto, buscar ouvir e conhecer as pessoas envolvidas é fundamental para tomarmos decisões melhores e mais justas”, pontuou.

O parlamentar disse ainda que pôde sentir de perto como a retirada dos cobradores prejudicará ainda mais a qualidade do transporte público, se antes não for feita a informatização do sistema.

“Além do desvio de função e maior sobrecarga dos motoristas, haverá um prejuízo à mobilidade urbana com um aumento no tempo das viagens e dos congestionamentos. Ora, imaginem a dificuldade para o motorista, além de conduzir um veículo de grande porte, ter que fazer a contabilidade, receber valores e entregar o troco”, refletiu.

De acordo com o deputado, existe uma tendência mundial para a retirada dos cobradores dos ônibus, mas a forma como está sendo feita está equivocada. “O primeiro passo é informatizar o sistema para depois pensar na retirada desses profissionais e, claro, capacitar e encaminhar para outras funções”, afirmou.

A sugestão do parlamentar, baseada em estudo aprofundado em Curitiba (onde medidas como essa já foram realizadas, mas de forma planejada), é que os cobradores em idade de se aposentar tenham seus postos de trabalho extintos e que os cobradores ainda na ativa sejam capacitados para, por exemplo, tornarem-se motoristas.

“Em São Luís, não podemos permitir o processo inverso, que é retirar os cobradores e depois informatizar o sistema. Temos que assegurar a informatização e garantir os direitos dos trabalhadores, para evitar sobrecarga aos rodoviários, o desemprego nesse momento de crise e prejuízo aos consumidores e à mobilidade urbana”, concluiu.

Presidente em exercício Glalbert Cutrim recepciona alunos do Colégio Pinheirense

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Glalbert Cutrim (PDT), recepcionou, na manhã desta sexta-feira (31), alunos e professores do Colégio Pinheirense, do município de Pinheiro.

Os 35 estudantes, que estavam acompanhados pelos professores Gilmar Soares, Maria Ducarmo, Joidiane, Laudiane e Zélias, vieram conhecer as instalações do Palácio Manuel Beckman. Inicialmente, eles dirigiram-se ao Plenário Deputado Nagib Haickel, onde, em clima de descontração, ensaiaram a abertura dos trabalhos e mostraram familiaridade com a rotina da Casa.

Em seguida, foram ao Salão Nobre, onde foram recebidos pelo presidente em exercício, que falou da sua alegria em receber os estudantes. “Eu fico muito feliz em receber os alunos do Colégio Pinheirense. Eu entrei na política muito jovem, eu tinha 23 anos de idade, e a gente vê a importância dos jovens quando vêm até a nossa Casa, para conhecer o Parlamento, saber como nós trabalhamos e conhecer as nossas discussões políticas da tribuna”, afirmou Glalbert Cutrim.

“Quando a gente vê vários jovens se interessando com isso, a gente fica muito feliz por saber que, apesar de jovens, já têm aquela predeterminação de dialogar sobre todos os assuntos que temos enfrentado no Brasil, especialmente aqui, no Maranhão, onde temos debates bem calorosos e bem produtivos. Portanto, eles estando aqui, a gente fica muito feliz de poder compartilhar todas essas ideias e, com certeza, ouvi-los também é muito importante”, completou o presidente em exercício.

Experiência

Para a aluna Gabriele Barberino, a experiência foi positiva. “Esta é a primeira vez que venho à Assembleia e a experiência que tive aqui foi muito legal, pois pude perceber o quanto, de fato, os jovens podem participar dessas ações que são desenvolvidas na Casa. É de suma importância a participação do jovem dentro do meio político. Foi uma experiência incrível, que vou levar para o resto da minha vida”.

O estudante Yuri Pinheiro, que já conhecia a Alema, falou sobre a sua satisfação em visitar o Legislativo novamente, desta vez, ao lado dos colegas alunos e professores. “As atividades do Parlamento estadual são muito importantes na vida do cidadão. Todos nós devemos acompanhar, devemos ter a certeza de que aqueles que nos representam estão trabalhando em benefício das causas públicas.  Portanto, é de suma importância que os estudantes, os jovens e a população do estado do Maranhão se conscientizem de que esta Casa é a Casa do Povo, que deve estar aberta para receber as demandas da população”, salientou.

Para o professor Gilmar Soares, o contato dos estudantes com as atividades do Legislativo maranhense é de grande importância. “Valeu a pena a visita a esta Casa, até porque a gente sente que a juventude precisa participar mais da política do nosso estado e do país. Temos que agradecer ao presidente Othelino Neto e ao vice-presidente, Glalbert Cutrim, pois já é o segundo ano que temos essa parceria, que eles abrem a porta da Assembleia para mostrar para a nossa juventude do Colégio Pinheirense que a política é uma coisa boa, quando se faz da forma séria e correta em benefício do povo do nosso país. Esse é um dos objetivos, permitir que a juventude possa participar mais da política do nosso estado”, disse o professor.

“Ser eleitor é, acima de tudo, ser cidadão”, diz vice-presidente do TRE/MA

O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Thyarone Silva, concedeu entrevista ao programa “Portal da Assembleia”, exibida nesta sexta-feira (31), no quadro “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia. Ele também foi entrevistado no programa “Conexão Cidadania”, apresentado pela jornalista e radialista Marina Sousa, na Rádio Assembleia online, quando falou sobre o trabalho realizado pela justiça eleitoral maranhense, destacando a execução do projeto “Voto Jovem na Escola – 2019”.

Segundo o desembargador, o referido projeto é da mais alta envergadura e consiste em conscientizar os jovens da rede pública e particular de ensino, na faixa etária dos 14 aos 18 anos, sobre a importância do voto. “A escola é o local de aprendizagem. Por isso, nós estamos indo às escolas, onde se formam os cidadãos. Afinal, ser eleitor é, acima de tudo, ser cidadão. É ser cidadão participar das eleições e da vida cívica do país. A Justiça Eleitoral em parceria com as escolas propõe-se a contribuir na formação do eleitor-cidadão”, complementou.

“É importante que, no começo de sua formação, a juventude já saiba o que é ser cidadão, o que é votar, o que faz um vereador, um prefeito, um deputado, um governador, um senador e um presidente. Já saiba o que é o Estado e como se organiza. Conheça os Poderes e a função de cada um. A intenção é estabelecer um ensinamento geral em termos de organização e o papel do Sistema Eleitoral”, esclareceu o corregedor eleitoral.

Formação de multiplicadores

Para o desembargador, é de fundamental importância que a juventude tenha essa formação, pois  assim se constituirão em multiplicadores dessa consciência cidadã na sociedade. “O jovem de hoje tem a mente muito aguçada e é muito diferenciado do de ontem. Os jovens, hoje, têm muito mais informações do que os adultos em razão de terem mais facilidade de acessar o mundo virtual. São jovens interessados e que já discutem a política”, ressaltou.

Lançamento do projeto

De acordo com o corregedor eleitoral, o projeto “Voto Jovem na Escola-2019” será lançado, oficialmente, no mês de junho, em São Luís, e será expandido para os demais municípios do estado. “A primeira etapa consistirá em palestras a serem ministradas nas escolas por juízes, advogados, membros do Ministério Público e técnicos da Corte Eleitoral. Vamos fazer concurso de redação sobre o tema, simular eleições envolvendo o corpo discente e docente das escolas, etc”, revelou.

Preparação para as Eleições de 2020

O vice-presidente do TRE/MA disse que a Justiça Eleitoral quando termina uma eleição, de imediato já começa a planejar a próxima.” É um trabalho constante de regularização de eleitor, de filiação partidária, de biometria. Até o final do ano, queremos estar com todo o estado coberto, de maneira que, em 2020, todo mundo já vote com a biometria. Hoje, já temos 77% dos municípios e, até o final do ano, vamos cobrir o restante. É um trabalho que não para”, destacou.

PEC da prorrogação de mandatos de vereadores e prefeitos

Ao ser indagado sobre a PEC que tramita no Congresso Nacional de prorrogação dos mandatos dos vereadores e prefeitos para fazer coincidir as eleições gerais em 2022, o desembargador disse que ainda não tem uma opinião formada sobre a proposta. “É um tema colocado na pauta de forma objetiva mais recentemente e que merece uma análise e reflexão profunda. Precisamos analisar prós e contra”, pontuou.

Combate as Fake News

O corregedor eleitoral destacou o seminário internacional promovido recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, cujo tema foi “Fake News e Eleições”, do qual participou. “Vimos o quanto é importante se debater cada vez mais esse tema com a sociedade e, sobretudo, com os setores da mídia. A melhor forma de combate é o diálogo permanente e a conscientização. A notícia falsa não faz bem para ninguém, principalmente para a democracia. A mídia tem um papel relevante nas eleições. Sem imprensa livre, não há democracia”, ressaltou.

Prefeitura de Rosário convida população para Audiência Pública de prestação de contas

A Prefeitura de Rosário convida a população para participar da Audiência Pública de prestação de contas do exercício de 2018, que acontecerá na próxima segunda-feira, 3 de junho, às 8h, no Auditório da Secretaria de Municipal de Educação (SEMED).

A gestão municipal conta com a presença de moradores, lideranças e de representantes das diversas entidades e setores para uma discussão democrática acerca dos investimentos que foram feitos no município durante este período.

“A audiência pública é uma oportunidade dos cidadãos se informarem sobre as finanças do município e dialogarem diretamente com a gestão para o seu aprimoramento. Contamos com a participação popular para apresentar sugestões e demandas”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.

Famem debate com DNIT melhoria da malha rodoviária federal no estado

A partir de segunda-feira (3), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, dará continuidade às obras de duplicação da BR-135 no trecho entre Miranda e Caxuxa. Parte das obras será realizado pelo Batalhão de Engenharia de Construção do Exército.

A informou foi repassado ao prefeito Miltinho Aragão durante audiência da bancada federal do Maranhão com o diretor-geral do DNI, general Santos Filho, da qual o prefeito participou como representante da entidade municipalista maranhense. O encontro faz parte do Ciclo de Planejamento Conjunto com os Parlamentes no qual o órgão federal busca debater assuntos prioritários na área de infraestrutura de cada Estado. O coordenador da bancada, deputado Juscelino Filho, e o senador Weverton Rocha foram os interlocutores do estado com o diretor-geral do órgão.

“A Famem está acompanhando toda as discussões e projetos de melhoria, pois dizem respeito ao interesse dos nossos Municípios. Como também estamos pleiteamos que as empresas recolham os tributos de ISS em favor de cada município por onde passa a rodovia”, afirmou Miltinho Aragão. A solicitação ganhou aprovação imediata do general Santos Filho.

A equipe de planejamento do DNIT apresentou diagnóstico das rodovias maranhenses e as providências em curso. Segundo acentou o diretor-geral do DNIT, o Maranhão é o estado que apresenta as rodovias em piores condições no país.

Vários estudos estão sendo feitos para investimentos futuros nas rodovias que cortam o estado a partir de 2020, com a bancada federal se comprometendo em alocar recursos. A duplicação dos dois trechos da BR 135, estão pendentes em razão de problemas com empresas e TCU. Esforços da Bancada e DNIT se esforçando para urgente resolução. O Exército deverá assumir pelo menos parte, com rescisão de contrato com uma das empresas.

No encontro foram tratados diversos assuntos, como a duplicação da BR-135/MA, a pavimentação e o contorno de Timon, na BR-226/MA e na BR-316/MA, a adequação de travessia urbana em Imperatriz (BR-010/MA), além da manutenção do IP4 de Tiriaçú, da execução de serviços de dragagem no Rio Mearim e a desobstrução do leito da Hidrovia do Parnaíba.

Coordenador da bancada maranhense, o deputado federal Juscelino Filho (DEM/MA) enalteceu essa aproximação do DNIT com os parlamentares. “A bancada está à disposição para ajudar e vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para a construção do orçamento de 2020. Peço para mantermos essa relação próxima com o DNIT e, com essa transparência, quem ganha é o Estado do Maranhão”, elogiou o deputado federal.

Estudantes voltam às ruas de SP e avisam: nenhum corte será aceito

educação é maior. Maior do que aqueles que querem destruí-la, maior do que o governo e maior que o retrocesso. Esse é o grito que tem ecoado em todo país desde que Jair Bolsonaro (PSL) e seuMinistério da Educação anunciaram cortes no orçamento que ameaçam todos os níveis do ensino público no Brasil. Em resposta, o povo foi às ruas – primeiro no dia 15 e, agora, nesta quinta-feira (30) quando milhões de brasileiros reafirmaram que nas escolas e universidades ninguém mexe.

Em São Paulo o ato teve início no Largo da Batata, em Pinheiros, onde milhares de manifestantes reuniram-se durante a tarde para a concentração do ato. Logo depois, o mar de gente seguiu para a Avenida Paulista. E se o ato pudesse ser resumido em uma palavra seria união. O recado das ruas é claro: o povo brasileiro não vai abrir mão do que conquistou nos últimos anos.Paulo Pinto

Esse sentimento foi destacado por Leandro Corrêa, que participou do ato deste dia 30 em São Paulo. Ele destaca que “essa é uma pauta que vai além da esquerda. É uma questão de serviços públicos básicos. Essa é a luta de todos que defendem direitos fundamentais, como a educação”.

Já a professora universitária Marisa Garcia, se diz emocionada em ver a juventude tão mobilizada. E lembra agreve que está sendo construída para o dia 14 de junho com o objetivo de barrar a reforma da previdência e os cortes na educação: “agora, o compromisso é articular a greve geral”.Paulo Pinto

Assim como o combate à reforma da Providência, outra luta que caminha junto à educação é a mobilização permanente pela liberdade do ex-presidente Lula. Ele, que está preso injustamente há mais de um ano, foi o responsável pela ampliação e democratização do ensino superior.

Tal legado, que a direita tenta em vão apagar, é reconhecido pelos estudantes e professores, que carregaram bandeiras e faixas por Lula Livre na manifestação.

“É impossível falar em educação no Brasil sem lembrar de Lula. Não existe precedente de alguém que fez tanto pela educação quando Lula. Se algum presidente pode ser chamado de Presidente da Educação, é ele”, justifica Ananias Andrade, que vestia uma camisa em homenagem ao ex-presidente.

Da Redação da Agência PT de Notícias


Estudantes realizam protestos vitoriosos no 30m em defesa da Educação

Esse foi o segundo ato em defesa da Educação neste mês, o primeiro foi há 15 dias, 15 de maio e levou milhões às ruas em todo o Brasil em defesa da Educação contra o corte de verbas de R$ 7 bilhões na Educação promovidos pelo governo Bolsonaro.

“Nossa mobilização segue contra os cortes no orçamento da educação e os ataques à autonomia das universidades. A resposta dos estudantes à falta do diálogo do governo e a forma como trata a educação e a pesquisa está nesse grande movimento nas ruas”, avalia Marianna Dias, presidenta da UNE.

Em Salvador, na Bahia, cerca de 70 mil estudantes ocuparam a Praça do Campo Grande desde às 10h. Ilhéus e Juazeiro, também na  Bahia, levaram 4 mil e 2 mil pessoas às ruas, respectivamente. Só no estado, 18 cidades tem atos marcados até o período da tarde.

O presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Natan Ferreira, pediu respeito aos estudantes e avaliou que a adesão do povo a esse segundo ato revela a insatisfação crescente com a condução de Bolsonaro no governo. “Estamos mostrando para o Brasil o grande tsunami da educação baiana. Bolsonaro, respeite a educação brasileira”, disse.

Muitos municípios com menor número de habitantes também organizaram manifestações, como foi em Araraquara e Tupã (SP), Luziânia (GO), Iguatu e Barbalha (CE), entre outras.

No Distrito Federal, a multidão de 30 mil pessoas se reuniu em frente ao Museu Nacional, entoando cantos como “Quero estudar, ser inteligente, de burro já basta o presidente”. 

Foto: Correio Braziliense

O movimento teve início pouco depois das 10h30 e reuniu estudantes, professores, técnicos-administrativos e representantes políticos. Debaixo de um sol quente, por volta das 12 horas, os manifestantes seguiram, com cartazes, faixas e gritos, rumo à Praça das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, e deram a volta na Esplanada. 

Pelo mundo

A defesa da educação de qualidade extrapolou as fronteiras. Ocorreram atos na Espanha, Inglaterra, Portugal, Holanda, Suíça, Irlanda e Estados Unidos.

Do Portal Vermelho, com informações da UNE e da ANPG

Luis Fernando Veríssimo: os nazistas, as armas e a cultura

Em sua crônica intitulada A frase que sobrevive ao autor no jornal O Globo, Luiz Fernando Veríssimo pega como gancho a frase famosa “sempre que ouço falar em cultura, pego o meu revólver”, atribuída aos nazistas Joseph Goebbels e Hermann Goering — ora a um, ora a outro —, para uma brilhante conclusão sobre o culto às armas do presidente Jair Bolsonaro e seu séquito. Leia:

 “Há frases que sobrevivem aos seus autores — em muitos casos porque são atribuídas a autores errados. Nem o Humphrey Bogart nem a Ingrid Bergman pediram ao pianista Sam que tocasse ‘As time goes by’ outra vez, no ‘Casablanca’, o que não impediu que fosse a música mais lembrada do filme. 

Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Hitler, deixou uma penca de frases para a posteridade. Estranhamente, a autenticidade das suas citações está só agora sendo debatida. O verdadeiro autor da tirada ‘sempre que ouço falar em cultura, pego o meu revólver’ seria não o magro Goebbels, mas o gordo Hermann Goering, que disputava com Goebbels um lugar no coração do Führer. E agora surge outra revelação: a frase faria parte de uma peça intitulada “Schlageter”, lançada em Berlim em 1933. Enfim, o autor.

Goebbels nunca reivindicou a autoria da frase famosa porque, decerto, achava que merecia todas as glórias de uma boa sacada, mesmo as emprestadas. Também, como intelectual do regime e atento a tudo que desmoronava à sua volta, inclusive o sacrifício dos seus próprios filhos e o seu suicídio no bunker de Hitler, Goebbels deve ter visto seu final como um misto de castigo pelos seus crimes e triunfalismo trágico pela sua fidelidade. Se todas as vezes em que ouvisse falar em cultura tivesse sido mais rápido no gatilho, talvez o delírio nazista tivesse durado mais um pouco, ou menos. Para as crianças no bunker, não faria diferença.

A frase de Goebbels que não era de Goebbels teve várias versões. Groucho Marx: “Sempre que ouço alguém falar em cultura, pego a minha carteira.” Possível outra versão da frase do Groucho: “Sempre que ouço falar em cultura, escondo minha carteira”. No Brasil do governo Bolsonaro, a escolha cultura/revólver já foi feita.”