Em continuidade ao atendimento do Programa Cheque Minha Casa, a equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) vistoriou, essa semana, beneficiários no bairro Jardim Tropical II, no município de São José de Ribamar.
O objetivo da ação é verificar o uso adequado, referente a primeira parcela do recurso, no valor de R$2,5 mil para compra de materiais de construção.
A primeira residência a ser visitada foi a de Jacleinara da Conceição Silva, que mora com sua família composta por cinco pessoas. Foi constatado pela equipe que a verba foi aplicada na construção do banheiro e aquisição das louças, bem como no revestimento da cozinha. Para a segunda parcela está previsto a reforma do telhado.
“Foram tantos invernos, porém sempre acreditava que, um dia, conseguiria ajeitar minha casa e, graças a Deus, o dia chegou! A segunda parcela vai dá para comprar tudo”, relatou Jacleinara da Conceição Silva. A moradora afirmou que o benefício mudou a vida dela. “Era quase impossível ficar dentro de casa porque as paredes estavam muito úmidas e o banheiro era todo quebrado e não dava para usar; agora, sim, estou feliz”.
“É um programa de grande alcance social, que transforma a vida das pessoas. Tomamos todas as providências para atender de forma eficiente e humanizada todos que foram convocados”, afirma o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior.
Ainda no bairro Jardim Tropical II, a equipe da Secid fiscalizou obras na residência de Maria José Oliveira Sarmento que já usou a primeira parcela do Cheque Minha Casa. Rebocou as paredes da casa toda e construiu um novo cômodo e um banheiro. “Graças a Deus esse benefício veio na hora certa, aos poucos estamos arrumando a casa, já com a segunda parcela vamos comprar o material do banheiro e o necessário para finalizar a nossa casa”, disse ela que mora com filhos e marido na residência.
Cheque Minha Casa

Equipe Secid fiscaliza as casa de família beneficiada pelo programa Cheque Minha Casa (Foto: Divulgação)
O Programa Cheque Minha Casa é destinado às famílias de baixa renda, com o objetivo de apoiar a reforma, a ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do imóvel.
Atualmente as fiscalizações são referentes às famílias que foram contempladas em 2017 e 2018. Para prestar contas da primeira parcela do recurso é necessário que a pessoa se dirija até a sede da Secretaria das Cidades, apresente um relatório com fotos da casa do antes e depois, com as notas fiscais anexadas da compra do material utilizado.
Depois, a fiscalização vai até o local constatar a veracidade dos trabalhos, caso seja comprovado, será liberada a segunda parcela.
As técnicas Flávia Pimenta e Camila Lemos são responsáveis pela fiscalização. “As pessoas precisam prestar contas para receber a segunda parcela, por isso solicitamos que venham até a secretaria, tragam as fotos, que comprovem o serviço realizado, notas fiscais e solicite a fiscalização”.
